menu-extra-header

Nutricosméticos: o que são e como funcionam

Pílulas coloridas com nutrientes que prometem ser aliadas das mulheres
por Redação

Os nutricosméticos estão conquistando as mulheres pela praticidade. Também conhecidas cápsulas da beleza, as pílulas multicoloridas promete eliminar aqueles incômodos femininos como rugas e celulites.

Leia também

Hidratação da pele: como agem os cosméticos e qual o melhor para você 

Limpeza de pele: como fazer? Dermatologista explica  

Cápsulas para emagrecer: fitoterápicos em pílula realmente funcionam? 

O que é

As chamadas cápsulas da beleza contêm uma associação de vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides, entre outras substâncias, que possuem a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do corpo e do rosto.

Como funciona

A maior parte dos produtos nutricosméticos usa em sua composição as substâncias antioxidantes. São compostos como as vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango), o ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais) e a quercetina (das cascas de uva e vinhos). Essas substâncias são conhecidas, principalmente, por ajudar a retardar o envelhecimento.

Eficácia

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Marçon, a maioria dos dermatologistas considera os nutricosméticos um recurso interessante. “Trata-se de um conceito de beleza de dentro para fora, que associa a boa condição da pele com saúde para melhorar a aparência. Em tese, eles oferecem minerais e vitaminas em uma forma química que permite melhor absorção pelo organismo, quando comparados aos suplementos tradicionais”, explica.

Contudo, de acordo com a médica, não se pode esperar que apenas uma pílula acabe com as rugas do rosto ou faça desaparecer os furinhos da celulite, por exemplo. “É necessário modificar padrões e hábitos de vida. Além disso, os nutricosméticos só agem se a pessoa apresentar uma deficiência nutricional”, afirma Carolina.

Contraindicação

Ingerir cápsulas para ficar bonita parece uma ideia boa, mas que pode oferecer riscos se não for prescrita por um especialista. “Há muitos casos de pessoas que recorrem a mais de um suplemento ao mesmo tempo, no entanto, associações ou uso indevido podem desencadear efeitos indesejados. É por essa razão que a indicação de um nutricosmético passa por várias etapas”, ressalta a especialista.

Você é do tipo que não vive sem muitos cosméticos? Faça o teste e descubra: 

Você é louca por cosméticos?

Algumas mulheres sobrevivem com um brilhinho labial, outras com a dupla gloss-rímel e há aquelas que não saem de casa sem seu arsenal de maquiagem e demais produtos de beleza. Em que grupo você está? Faça o teste e descubra!

Categoria:

Recomendado Para Você