Início » Cuidar da pele » Tipos de pele: Como saber o meu? Quais os cuidados necessários? Veja aqui!
Cuidar da pele Estética

Tipos de pele: Como saber o meu? Quais os cuidados necessários? Veja aqui!

Quer uma pele jovem e bonita? Aprenda as melhores dicas de cuidados a seguir!

A pele do rosto é uma das áreas mais sensíveis, expostas e que necessita de cuidados especiais de todo o corpo. Cada tipo de pele necessita de um tratamento e atenção diferentes, por esse motivo o artigo de hoje vai ajudar você a identificar qual é o seu tipo de pele e quais os passos que você deve seguir diariamente para ter uma pele viçosa, saudável e jovem por mais tempo.

Quais sãos os tipos de pele?

Ao observar o seu rosto e como ele se comporta durante uma semana você já poderá identificar qual é o seu tipo de pele, pois cada uma possui características bem distintas. Se após a tentativa você ainda ficar com dúvidas o indicado é você consultar um médico dermatologista que irá observar e diagnosticar o seu tipo de pele exato.

Os tipos de pele se dividem em:

  • Pele normal
  • Pele seca
  • Pele oleosa
  • Pele mista

Cada um desses tipos de pele reage de alguma forma aos agentes do dia a dia, ao sol, vento, chuva, poluição, frio, calor, stress e através disso você poderá identificar qual é o seu tipo.

Pele seca

A pele seca é uma pele que não produz muito óleo natural, é uma pele pouco elástica, costuma descamar com facilidade, uma pele sensível, tem propensão a desenvolver rugas mais facilmente, irritações, áspera, dá sensação de repuxamento e etc. É uma pele que não contém muito brilho e nem viço, por esses motivos é o tipo de pele que requer mais cuidados.

Pele oleosa

A pele oleosa é vista e caracterizada muito facilmente, porque é uma pele que produz óleo em excesso, deixando os poros abertos, há muito propensão no desenvolvimento de espinhas internas, externas e cravos, o rosto todo fica brilhoso, a alta produção de sebo poderá até desenvolver uma seborreia e o tratamento mais intenso com remédios receitados pelo dermatologista.

A pele oleosa pode se intensificar mais ainda no período da adolescência que é quando os hormônios estão em sua potência máxima e em desequilíbrio, acarretando muitas espinhas, cravos e rosto oleoso por todo o dia.

A pele oleosa pode ser uma herança genética, stress por um período difícil, medicamentos que causam maior produção de sebo na área do rosto e mudanças hormonais.

Pele normal

A pele normal é o tipo de pele desejado por todos, porque ela possui um perfeito equilíbrio entre a pele seca e oleosa, ela produz a quantidade necessária de óleo sem deixar a pele oleosa e sem deixar ela seca e sem hidratação, suas características principais é sua suavidade, uma pele aveludada, rosada, sem manchas, há uma boa circulação sanguínea e os poros são pequenos e imperceptíveis.

Apesar de a pele seca ser uma pele ideal para todo mundo, ela também exige cuidados para que se mantenha saudável e em equilíbrio.

Pele mista

A pele mista, como já diz o seu nome, é uma mistura de todos os tipos de pele. A sua principal característica é a zona T oleosa (queixo, nariz e testa) e a outra parte como a bochecha pode ser tanto pele seca quanto pele normal.

Cuidados para com os tipos de pele

Como dito no começo do texto, cada tipo de pele necessita de cuidados diferentes, por causa das suas necessidades e reações.

Após ter identificado o seu tipo de pele com as dicas e características que listamos nos tópicos anteriores, agora você vai poder cuidar da sua pele adequadamente e perceber uma melhora gradativa.

Para cuidar da pele seca você deve lavar o seu rosto ao se levantar com um sabonete que vai tirar as impurezas e tonificar a sua pele e prepara-la para o dia que vai começar. A pele seca sofre muito com a poluição e ar condicionado, por isso depois de lavá-la é importante passar um hidratante e um filtro solar, e mantê-la protegida o dia todo.

À noite quando chegar em casa retire a maquiagem com um demaquilante à base de óleo, lave o rosto com sabonete apropriado e passe um tônico para pele seca antes de dormir. Repita esse processo todos os dias.

Para cuidar da pele oleosa o ideal é ter um sabonete líquido próprio para pele oleosa e que não vá resseca-la, use um tônico para equilibrar a oleosidade e tome cuidado com maquiagens, use o menos possível e escolha todas que sejam oil free e passe um hidratante e protetor solar específicos para o seu tipo de pele.

Os cuidados da noite são muito necessários também, jamais vá dormir sem tirar a maquiagem e lavar bem o rosto para tirar todas as impurezas do dia, aplique um tônico e pronto.

Para as peles oleosas é muito importante comprar e usar produtos que sejam todos oil free, principalmente hidratantes à base de gel. Fazer esfoliações uma ou duas vezes por semana também ajudam a controlar o sebo excessivo da pele do rosto.

Para cuidar da pele mista os cuidados são os mesmos para com a oleosa, porém na região das bochechas deve-se passar um hidratante para pele mista.

Para cuidar da pele normal você pode seguir os mesmos passos dos cuidados da pele seca.

Nas estações do ano como verão e inverno é necessário redobrar os cuidados com a pele para que ela não se torne mais eca ou mais oleosa, porque é a época que elas ficam mais em desequilíbrio.

Gostaram das dicas de hoje? Conte-nos nos comentários qual seu tipo de pele e seu tratamento preferido.

Até a próxima!