Início » Saúde » Sinusite: Sintomas, Como tratar e Remédios Caseiros
Medicamentos e Remedios Saúde

Sinusite: Sintomas, Como tratar e Remédios Caseiros

Saiba o que provoca a sinusite, como evitá-la e os melhores remédios naturais.

Sinusite é uma gripe? Alergia pode causar sinusite? Por ser uma doença causada por diversos fatores, ela traz todas essas dúvidas e se você possui ou já teve sinusite é bom se informar para poder saber como evitar esse mal estar novamente.

No artigo de hoje você pode se informar de todos os tipos de sinusite, quais os melhores tratamentos, como ela surge, quais os sintomas e como pode ser diagnosticada, além de receitas para aliviar os sintomas. Veja tudo isso e muito mais!

O que é a sinusite?

É uma infecção e acúmulo de secreção nos seios nasais que obstruem as narinas, dificultando a sua saída e provocando cada vez mais inflamação e sintomas desagradáveis ao organismo.

Os seios nasais são cavidades ósseas que se encontram logo acima do osso do nariz, localizado na testa e também abaixo dos olhos nas laterais do osso do nariz, a infecção e os fluídos causados por ela se alojam nessas cavidades causando a sinusite e todas as suas complicações.

Quais são as causas da sinusite?

São diversos fatores que podem contribuir para o início de uma sinusite, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, alergias e formação óssea do nariz.

Muitas vezes ao pegar uma gripe ela pode se desenvolver e se tornar uma sinusite. Você sabe o porquê isso acontece? O vírus causador da gripe e de seus sintomas pode também se alojar nos seios nasais provocando uma infecção ali e obstruindo os canais nasais com os fluídos.

A causa por bactérias e fungos tem uma origem alérgica. Se você possui rinite, alergias a poeira, ácaros, pelos de animais, poluição, fumaça de cigarro, pólen, cheiros fortes, substâncias químicas e mofo, todos esses fatores podem contribuir para que sua alergia se desenvolva em uma sinusite.

A sinusite também pode ser causada por fatores não externos e sim algo que o seu próprio organismo produz como os pólipos nasais, desvio de septo ou traumas na face causados por um acidente. Ao crescer pólipos nasais nas suas cavidades ósseas da narina ou quando a parede da sua narina não está alinhada anatomicamente, assim os seios nasais ficam obstruídos causando o acúmulo de bactérias e secreção.

Outras doenças que afetam o sistema imunológico também podem causar sinusite, assim como a AIDS, o refluxo gastresofágico, dentre outras.

Em casos um pouco mais raros, infecções odontológicas muito graves poderão acumular secreção nos seios nasais.

Qual a diferença entre sinusite aguda e sinusite crônica?

A sinusite aguda é a que tem um tempo de duração inferior a 12 semanas, ela é temporária e muitas vezes confundida com uma gripe ou resfriado.

A sinusite crônica é um pouco mais grave e insistente, sua duração é maior que 3 meses e por isso o seu tratamento é mais intenso e pode ser até que necessite de antibióticos para ser combatida. Se esta insistir para além do tratamento adequado prescrito pelo médico, em alguns casos é necessária uma cirurgia para desobstrução local.

Os sintomas da sinusite aguda e da crônica são muito semelhantes, porém a crônica dura por muito mais tempo e deixa o paciente mais desgastado e com muita fadiga.

Quais os principais sintomas da sinusite?

Muitas vezes os sintomas da sinusite são confundidos com os de uma gripe, mas alguns deles são específicos.

  • Obstrução nasal
  • Fadiga
  • Pressão/dor na face e região dos olhos
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Mau hálito
  • Irritabilidade
  • Dor de ouvido
  • Dor de garganta
  • Perda ou redução do olfato
  • Dor no maxilar ou nos dentes superiores
  • Tosse persistente

Se você perceber que esses sintomas perduram mais que uma simples gripe, procure um médico especializado e siga o tratamento adequado com o seu diagnóstico, nunca se automedique.

Siga as recomendações médicas e não interrompa o tratamento antes do tempo determinado.

Tratamentos caseiros contra a sinusite

Além do tratamento que o médico lhe receitar, há receitas caseiras que poderão ajudar você a acelerar o processo de cura e aliviar os sintomas clássicos da sinusite.

Vamos ensinar a seguir receitas caseiras muito simples e fáceis de você preparar a qualquer momento.

Uma receita infalível para desobstrução nasal é a inalação:

  • 5 gotas de óleo de eucalipto
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 litro de água fervente

Misture todos esses ingredientes em uma bacia, fique com o nariz próximo e inale por pelo menos 10 minutos essa solução. Para melhores resultados cubra a cabeça com uma toalha para que a solução em vapor não se disperse no ambiente. Repita esse método de inalação até 3 vezes ao dia. Isso ajudará na respiração e a desobstruir os canais nasais para que a secreção saia e alivie os sintomas da sinusite.

Para limpeza do nariz, um dos passos mais importantes para cura da sinusite, anote os ingredientes:

  • 200 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de sal

Misture os dois ingredientes até que o sal se dissolva completamente, coloque a solução em um reservatório e injete no nariz para limpeza. Isso ajudará a retirar a secreção presa nos seios nasais.

Para aliviar os sintomas é importante que você mantenha uma alimentação bastante saudável durante o tratamento, tome suplementos vitamínicos para reforçar o organismo, tome bastante água para dissolver os fluídos e drenar as secreções, mantenha o local sempre limpo e sem poeira.

Seguindo o tratamento médico e os cuidados caseiros a sinusite terá fim mais brevemente.

Para outras dúvidas e sugestões, nos deixe comentários.

Até a próxima!