Início » Cabelo » Saiba tudo sobre as técnicas No / Low Poo
Cabelo

Saiba tudo sobre as técnicas No / Low Poo

Lavar os cabelos é fundamental para a manutenção dos fios: é durante o banho que eliminamos suor, oleosidade e resíduos de produtos dos cabelos. Água corrente em temperatura de morna para fria, um shampoo e um condicionador bastavam para manter os cabelos sempre limpos e impecáveis.

Porém, houve uma drástica mudança nesse ritual, a fim de respeitar o equilíbrio natural do couro cabeludo e dos fios. As donas dos cabelos cacheados precisam de cuidados extras para manter os fios sempre saudáveis e brilhantes. Por isso, milhões de mulheres têm recorrido à novos produtos da indústria cosmética, desenvolvidos especialmente para atender as cacheadas ou em transição.

Grande parte dos shampoos contam com sulfatos em sua composição, que conferem o efeito detergente do produto. Porém, constatou-se que substâncias como o lauril sulfato de sódio removem a oleosidade e a proteção natural do couro cabeludo, deixando os fios secos e sem vida. As mais novas soluções do universo feminino para cuidar dos fios são as técnicas no poo (sem shampoo) e low poo (pouco shampoo).

Super Slim X

Como surgiram as técnicas?

Em 2015 a cabeleireira norte-americana Lorraine Massey lançou o livro O Manual da Garota Cacheada (Curly Girl: The Handbook). De acordo com Lorraine, há dois caminhos para garantir a proteção lipídica natural dos cachos: eliminar o shampoo (No poo) ou reduzi-lo consideravelmente (Low poo).

O argumento da autora é que os sulfatos, corantes e petrolatos ressecam e desidratam os cabelos crespos; já nos fios lisos e oleosos as substâncias provocariam um aumento de produção de óleo, o famoso efeito rebote.

No Poo X Low Poo: qual é a diferença?

O No poo consiste na lavagem dos fios sem usar shampoo. Nesse caso, sulfatos e derivados do petróleo estão fora da rotina de beleza. Na hora de tomar banho, basta utilizar um produto livre de sulfatos, de origem vegetal, para higienizar os fios, de preferência um condicionador, também conhecido como Co-wash. Durante o processo, silicones insolúveis estão proibidos, pois o co-wash não remove os resíduos por completo, deixando os fios pesados.

O Low poo, por outro lado, permite que o sulfato faça parte do dia a dia, porém, com moderação. A diferença é que a substância possui baixa detergência, proporcionando uma limpeza suave e eficiente, que deve ser realizada quinzenalmente. Ambas as técnicas têm como finalidade trazer novos hábitos para preservar o equilíbrio do cabelo, garantindo a hidratação correta sem deixar resíduos de produtos nos fios.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment