Início » Cabelo » Saiba como acabar com a sua queda de cabelo: veja aqui!
Cabelo Estética

Saiba como acabar com a sua queda de cabelo: veja aqui!

O que é a queda capilar? Quais as causas? Aprenda os melhores tratamentos caseiros!

Nos consultórios médicos e de dermatologistas as maiores reclamações feitas por mulheres são sobre queda capilar e as causas podem ser diversas. O artigo de hoje é especial sobre o assunto e vai te ajudar a entender se a sua queda de cabelo é comum ou se é uma queda que requer um tratamento médico, aqui você também vai saber os melhores tratamentos contra queda que você vai poder fazer em casa mesmo.

Não perca mais tempo e veja a seguir!

O que é a queda de cabelo?

Primeiramente se faz necessário esclarecer que é normal que o ser humano tenha queda de cabelo, até uma média de 120 fios de cabelo por dia perdidos é comum e comprovado cientificamente, isso não caracteriza queda de cabelo.

A queda de cabelo é quando muitos fios, mais que os 100 fios diários, se soltam do folículo piloso com aquela pontinha branca, isso quer dizer que o fio não estava totalmente “maduro” para cair naturalmente.

A queda comum é vista ao lavar os cabelos, alguns fios se soltam, ao penteá-los e ao passar a mão por eles. A queda de cabelo exagerada deve ser notada facilmente, quando você olha para o travesseiro e vê muitos fios de cabelos soltos durante a noite, quando ao lavá-los sai uma quantidade exagerada de fios de cabelo na mão ou no ralo. Esse tipo de queda deve ser tratada.

É necessário também que você saiba que queda de cabelo é diferente de calvície, que é um mal que atinge mais homens que mulheres. Por fatores genéticos, homens tendem a ter mais problemas com calvície que as mulheres. A calvície é um afinamento dos fios e enralecimento dos cabelos, até que o cabelo pare de nascer naquela região e a pessoa fica “careca”.

Principais causas da queda de cabelo

As causas da queda de cabelo podem ser inúmeras e só um médico e especialista da área, como um dermatologista, poderá diagnosticar a causa exata da sua queda de cabelo.

As causas mais comuns da queda capilar são:

·         Stress

·         Anemia

·         Pós-parto

·         Gestação

·         Falta de vitaminas

·         Amamentação

·         Anestesias

·         Idade

·         Caspa

·         Muita oleosidade no couro cabeludo

·         Desequilíbrio da tireoide

·         Desequilíbrio hormonal

·         Excesso de sol no couro cabeludo

·         Tratamentos para alisar o cabelo

·         Química no cabelo: tintura

·         Tratamentos contra o câncer: quimioterapia e radioterapia

·         Herança genética de queda de cabelo

·         Excesso de cobre no organismo

·         Doença autoimune

·         Uso de antidepressivos

·         Uso de remédios e fórmulas para emagrecimento

·         Uso de remédios contra a acne

Todas as causas citadas acima tem tratamento médico para ajudar ao combate à queda capilar, menos quando há a herança genética.

Há tratamentos de diversos tipos, há tratamentos naturais, com remédios manipulados, com remédios comuns, tratamento psicológico, terapia, homeopatia, medicamentos fitoterápicos, dentre outros. Há também os famosos tratamento caseiros, com ingredientes naturais que você pode fazer em casa mesmo e ajudar no seu tratamento contra queda capilar.

Como tratar?

Ao notar uma queda de cabelo anormal no seu cotidiano, procure um médico especialista da área e relate o seu quadro, de acordo com exames o médico irá analisar o seu caso e lhe indicar um tratamento ideal para combater o mais rápido a sua queda de cabelo. Nunca se automedique, procure a ajuda de um profissional.

Geralmente os médicos passam suplementos alimentares, com muitas vitaminas que atuam principalmente nos cabelos para reparar alguma deficiência que o organismo possa estar com essas vitaminas. Outros tratamentos são com loções, shampoos e condicionadores próprios para o seu caso, com fórmulas exclusivas receitadas pelo médico.

É importante que você mantenha sempre os seus cabelos limpos e sem oleosidade, que poderá piorar na queda de cabelo.

Tratamentos caseiros para queda de cabelo

Anota aí algumas dicas excelentes para diminuir sua queda capilar e ainda ter fios de cabelos bonitos, saudáveis e brilhantes.

Leite de coco no cabelo

Além do óleo de coco, muito usado para tratamento de hidratação dos fios, o leite de coco que é muito mais delicado e leve, serve para devolver aminoácidos ao couro cabeludo e proporcionar vitaminas essenciais para nutrir o fio e evitar que ele caia.

Compre ou faça seu próprio leite de coco, desembarace os cabelos, passe da raiz as pontas, dando mais atenção à raiz, fazendo uma massagem no couro cabeludo para ativar a circulação local. Deixe agir por 40 minutos e enxágue. Você pode repetir isso duas vezes por semana.

Babosa ou Aloe Vera

Essa é uma planta extremamente conhecida por seus benefícios capilares e um deles é evitar a queda de cabelo. No gel contido na planta aloe vera existem compostos reparadores que mantém os cabelos fortes e livres de queda.

O ideal é que você compre a planta in natura, corte ela e retire o seu gel. Coloque o gel no liquidificador, bata bastante e passe esse creme em todo o cabelo, deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Esse é um tratamento que deve ser feito uma vez por semana, manterá seus fios fortes e muito bonitos.

Vitamina E

A vitamina é pode ser encontrada em cápsulas nas farmácias. Você vai abri duas cápsulas e umectar o seu cabelo com este óleo, deixe agir por uma noite inteira, no outro dia lave normalmente e use seu condicionador de costume. Repita esse tratamento duas vezes por semana.

Utilizando um desses tratamentos você notará o quanto seus cabelos ficarão fortes, saudáveis e longe da queda.

Esperamos que tenham gostados das dicas de hoje.

Até a próxima!

 

About the author

Juliana Celestino

1 Comment

Click here to post a comment

  • Muito bom artigo , vou recomendar , eu sofro muito com queda de cabelo , já usei vários remédios e nada….