Início » Moda » Roupas dos Anos 60 – A tendência volta?
Moda

Roupas dos Anos 60 – A tendência volta?

Quem se liga em moda sabe que o visual retrô está sempre presente, seja nas passarelas ou nas ruas. Mesmo quando não está em evidência, o estilo nunca fica para trás, estando sempre presente entre as pessoas mais estilosas e fãs da nostalgia. E claro, nesse embalo da moda que nunca fica para trás, as tendências dos anos de 1960 continuam bem vivas.

Quer saber se a tendência volta e como investir em elementos retrôs para deixar seu look ainda mais legal? Então está na hora de descobrir. Veja só:

Tendências de moda dos anos 1960

Os anos de 1960 foram marcantes não apenas para a música e a arte como também para a moda. Peças como casacões de couro e minissaias, por exemplo, são típicos dessa época, na qual a forma de vestir passou por diversos tipos de influência, resultando em um estilo que unia atitude e comportamento.

Super Slim X

Suas peças chave – elementos que ganharam destaque nessa época e ainda hoje são ícones desses tempos – são o vestido tubinho, sapato boneca, minissaia, calça cigarrete, estampas psicodélicas e geométricas – especialmente as de bolinhas -, peças de inspiração hippie, calças jeans, jaquetas de couro e botas de cano longo. Outras tendências típicas dessa época são as calças de cintura baixa, os tailleurs (modelos de mangas ¾), tecidos sintéticos de inspiração e aparência futurista e cores vibrantes dentro do contexto color blocking.

Em resumo? Sim, estamos falando em peças que prezam pela atitude e personalidade, sendo portanto super expressivas no visual, tanto na roupa quanto nos penteados e maquiagem.

A tendência dos anos de 1960 vai voltar?

A verdade é que a tendência nunca chegou a ser deixada totalmente de lado. A onda retrô sempre teve força na moda, e a ousadia dos anos 60 nunca deixou de ser presença garantida nas ruas, ainda que temporariamente estivesse fora das passarelas, em nome de outros estilos que sempre tem chance durante os desfiles.

Na prática, a tendência retrô traz o estilo das outras épocas misturando elementos mais atuais e trazendo um ar mais atual, reinventando aquilo que hoje poderia soar brega ou cafona caso víssemos fotos ou vídeos destes tempos.

Como criar um look inspirado nos anos 60?

Conforme já mencionamos anteriormente, o estilo vintage presente nos editoriais de moda de hoje privilegiam o uso de elementos típicos de uma década misturado a peças mais neutras. O resultado é algo mais limpo e de ar mais atual, eliminando a sensação de que isso soaria brega ou fora de lugar. Ou seja, é como dar uma repaginada.

O melhor modo de garantir um look inspirado na década de 1960 – assim como da década de sua preferência – é escolher um elemento que seja ícone do período. Apenas um, para que o resultado não soe over. Em suma: para que o resultado não fique sobrecarregado. Nisso, é possível fazer o complemento com o uso de outras pelas mais básicas, pois a peça referência em si já tende a ser marcante.

Sendo assim, vamos fazer uma retrospectiva dos elementos mais significativos da época. Veja só essa lista:

  • Vestido tubinho,
  • Sapato boneca,
  • Minissaia,
  • Calça cigarrete,
  • Estampas psicodélicas
  • Estampas geométricas – especialmente as de bolinhas -,
  • Peças de inspiração hippie,
  • Calças jeans,
  • Jaquetas de couro
  • Botas de cano longo.
  • Tailleurs (modelos de mangas ¾),
  • Tecidos sintéticos de inspiração e aparência futurista
  • Estampas e peças cores vibrantes (color blocking)

São várias as referências, não é mesmo? Então escolha um deles e invista. Tenha esse passo como prioridade para depois escolher os demais elementos, ainda mais tendo em vista que esses precisam ser mais simples. Minissaias ou roupas com estampa de bolinhas, por exemplo, são expressivas o bastante para que outras peças sejam mais discretas. Caso o contrário o resultado final pode acabar soando como se você estivesse fantasiada. E a menos que a ideia seja ir em uma festa a fantasia, esse provavelmente não é o efeito desejado.

Acessórios e bijuterias não são tão indicados, mas caso queira complementar o visual, lance mão de modelos mais simples como pérolas, por exemplo, que estão sempre em voga e obtém destaque em praticamente todos os estilos.

Tendência de maquiagem dos anos 60

Se você pretende investir em um look e quer uma maquiagem condizente, saiba que o destaque fica por conta dos olhos. Na década de 1960 eles adquiriram uma expressividade sem precedentes com delineador em estilo gatinho, marcação do côncavo, cílios postiços e sombras nas cores branca, prata e tons metalizado. Já a boca fica por conta do batom nude, o que garante os olhos como foco da aparência.

Também é possível usar batons em tons mais fortes, mas nesse caso convém fazer algo mais discreto para os olhos, de modo que possam ser complementares.

Quer inspiração para sua maquiagem? Então dê uma olhada no visual de famosas como Adele, Felicity Jones e Ginnifer Goodwin, que são ícones atuais mas que não abrem mão de uma maquiagem inspirada desta década, o que torna o trabalho de adaptação algo mais simples caso você não tenha muita experiência. Mas caso tenha mais experiência e queira ver como era a moda dos editoriais da época, dê uma olhada em Audrey Hepburn, Twiggy e Maysa. Também são ótimos para quem deseja inspiração para pensar no make e gosta de experimentar as possibilidades.

Gostou? Então coloque suas ideias em prática! Observe editoriais de moda, observe alguns truques de composição dos grandes desfiles e inspire-se. Com certeza o resultado será lindo!