Início » Cuidar da pele » Roacutan, como ele age no combate da Acne?
Cuidar da pele Medicamentos e Remedios Saúde

Roacutan, como ele age no combate da Acne?

Veja aqui como funciona o famoso remédio de combate à acne, Roacutan, quais os efeitos colaterais e os cuidados que se deve ter ao tomar esse medicamento.

O que é a Acne?

Quando os poros da nossa pele ficam tapados por sebo ou células mortas geralmente provocam uma colonização de bactérias que geram essa resposta do organismo como uma forma de combater essas bactérias, resultando em uma inflamação que deixa a pele com aquela aparência (as famosas espinhas, as bolinhas com pus).

A acne é uma condição de ocorrência muito comum na maioria dos adolescentes, mas em alguns casos são quadros clínicos, necessitando tratamento mais agressivo para tratar os casos mais graves. O ideal é consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento por conta própria.

As espinhas geralmente aparecem mais no rosto (região do T: testa e nariz, mas também podem aparecer em outras áreas, como o queixo e a mandíbula), orelhas, pescoço, ombros e costas.

Existem diversos tipos de acne, dentre eles as acnes do recém-nascido e infantil (que não são o foco nesse texto), a acne vulgar (mais comum em jovens), acne cística (acne conglobata, uma forma muito grave de acne que geralmente deixa cicatrizes. Aparece normalmente em homens jovens), e a acne fulminante (uma forma ainda mais grave de acne conglobata, que geralmente ocorre em meninos adolescentes, se desenvolvendo de uma forma muito rápida e até mesmo ocasionando febre e dores musculares e ósseas).

O que é o Roacutan?

O Roacutan (nome comercial) é um remédio extremamente forte fabricado pelo laboratório Roche para tratar das formas mais agressivas de acne e quadros de acne resistentes a outros tratamentos, como antibióticos e medicamentos de uso tópico (externo). Tem como princípio ativo a isotretinoína.

Existem medicamentos genéricos ao Roacutan, fabricado por outros laboratórios, mas com os mesmos efeitos (vantagens e efeitos colaterais).

Como ele age no organismo?

O princípio ativo (isotretinoína) provoca a redução de tamanho das glândulas sebáceas, diminuição da produção de oleosidade. A diminuição da oleosidade ajuda a diminuir a proliferação das bactérias responsáveis pelo processo inflamatório que causa a acne.

Vantagens do Roacutan

O Roacutan é um remédio muito forte e só deve ser tomado com o acompanhamento do seu médico. Dentre as vantagens do uso são a diminuição visual rápida do problema, deixando sua pele livre das espinhas ou diminuindo severamente elas, e deixando uma aparência mais “lisa”.

Restrições de uso do Roacutan

O remédio Roacutan não deve ser utilizado em caso de gravidez e amamentação, por mulheres que possam vir a ficar grávidas durante o tratamento (pois pode causar diversas deformações e defeitos no sistema nervoso do feto), no caso de alergia às substâncias contidas no medicamento (incluindo soja e parabenos), no caso de aumento excessivo de vitamina A antes de iniciar o tratamento, valores lipídicos elevados, no caso de pacientes que fazem uso de tetraciclinas ou no caso de insuficiência hepática (problemas no fígado).

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns no uso de Roacutan são a anemia, o aumento ou diminuição na contagem de plaquetas, conjuntivite, irritação ou ressecamento dos olhos, mudanças (reversíveis) no funcionamento do fígado, coceira, ressecamento da boca e lábios, dores musculares e nas articulações, diminuição dos níveis de HDL e aumento no nível de triglicerídeos e colesterol.

Dentre outros efeitos menos comuns estão dor de cabeça, ressecamento do nariz, sangue na urina, depressão, reações alérgicas na pele, queda de cabelos e outros. Consulte a bula para ler sobre os efeitos colaterais extremamente raros (menos de 0,01% dos pacientes).

Cuidados

  • Não pegar sol;
  • Não espremer as espinhas;
  • Não beber;
  • Não utilizar outros medicamentos que forcem o fígado;
  • Não utilizar suplementos;
  • Não doar sangue;
  • Não esfregar a pele.

Fotos comparativas de antes e depois do uso





About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment