Início » Medicamentos e Remedios » Remédio Caseiro para tratar dor de dente.
Medicamentos e Remedios Saúde

Remédio Caseiro para tratar dor de dente.

Sentir dor é sempre algo desagradável. Dor de dente então, nem se fala. Parece pouco, mas é algo capaz de tirar qualquer um do sério. E claro, precisa ser tratada e resolvida o quanto antes para que não atrapalhe a rotina. O problema é que nem sempre podemos dispor rapidamente de consultas ao dentista, seja por conta do tempo ou da grana curta. Sendo assim acabamos procurando algo que possa ser feito em casa para pelo menos driblar o pior.

Essa é a sua situação? Então estamos aqui para ajudar:

Causas da dor de dente que requerem remédio caseiro:

A tão temida dor de dente pode acontecer por diversas causas que incluem desde o nascimento do ciso até inflamações na gengiva. Cáries e dentes quebrados também estão na lista de potenciais causas para a dor, o que faz com que seja adequado a consulta ao dentista antes de buscar uma solução. Dores causadas por infecções, por exemplo, só passam se o foco for devidamente tratado, assim como abcessos.

Remédios caseiras para aliviar a dor de dente:

Veja agora algumas alternativas simples e caseiras que podem proporcionar algum alívio para o problema. E claro, também fique atenta aos cuidados que devem ser tomados com relação ao tempo de duração do uso dessas opções.

1. Água morna com sal

Enxaguar a boca com água morna misturada com sal costuma ser de boa ajuda para quem está com dor de dente. Isso porque uma das causas mais comuns para a dor de dente é a presença de infecções e o sal é considerado um agente capaz de aliviá-las. A água com sal também é capaz de aliviar a pressão no tecido, reduzindo a intensidade da dor.

Para usar a solução, pegue um copo de água morna e acrescente 1 colher de sal. Faça o bochecho garantindo que a água entrará em contato com o dente afetado e permaneça com a água na boca por pelo menos 30 segundos, cuspindo logo depois. Não engula!

O bochecho pode ser repetido a cada 1 hora, e caso você não tenha sal no momento, apenas o enxague bucal com água morna já pode ajudar no alívio da dor.

2. Cubos de gelo

Essa não é uma boa dica para quem está com nervos expostos, mas pode ser uma alternativa viável para outros casos. Embrulhar um cubo de gelo em um pano fino e segurar na bochecha na altura do dente dolorido pode entorpecer as terminações nervosas e aliviar a dor. Basta manter por alguns minutos.

Lembre-se: se o nervo estiver exposto o contato com o gelo pode aumentar a dor, portanto fique atento. Além disso nunca aplique o gelo sobre a gengiva pois isso pode piorar o desconforto.

3. Óleo de cravo

O óleo de cravo tem propriedades antibacterianas e pode ser eficiente no alívio da dor e também em reduzir um pouco a inflamação. Para isso, umedeça uma bola de algodão com duas gotas de óleo de cravo e aplique no dente. Você pode repetir a aplicação três vezes ao dia, mas lembre-se: nada de abusar. O produto deve ser usado em pequenas quantidades e de acordo com as instruções de sua embalagem.

4. Chá de marcela e própolis

Fazer bochechos com chá de marcela e própolis pode proporcionar alívio a dor devido a suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas.

Para preparar o chá você precisará de:

  • 1 colheres (sopa) de folhas secas de marcela
  • 30 gotas de extrato de própolis
  • 1 litro de água

Coloque as folhas secas de marcela e a água em uma panela e deixe ferver por cinco minutos. Tampe a panela e espere o líquido amornar. Depois adicione o própolis e misture bem.

Fique atenta!

Precisa de uma solução caseira? Use pelo mínimo tempo possível. Se o problema não se resolver ou não tiver alívio nunca tentei aumentar a frequência ou a dosagem crendo que será mais eficiente com a dor. Isso é um sinal para procurar logo o dentista. O prazo indicado é de no máximo dois dias caso nenhuma dessas dicas ajude.

Caso sinta queimação após o uso de um remédio natural, enxague a boca com água pura imediatamente! Evite também o uso de enxaguantes bucais, principalmente aqueles que tem álcool pois a tendência é que eles irritem a mucosa bucal e piorem a situação.

Caso as alternativas caseiras não tenham efeito, analgésicos como paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar no alívio da dor, mas para tanto não é indicado usar os medicamentos sem indicação médica. Se possível, peça uma indicação ao dentista do que pode ser feito enquanto não chega a data da consulta.

Lembre-se:

A dor de dente é um problema que pode apresentar diversas causas e não deve ser somente aliviada, mas sim tratada adequadamente pelo dentista. Somente ele pode determinar a causa e indicar o tratamento mais adequado, portanto não lance mão dos remédios caseiros com frequência sem o devido acompanhamento médico ou você pode até mesmo acabar agravando o problema e até mesmo provocando mais dor.

Já o uso de analgésicos pode fazer mal ao organismo, em especial se não tiver indicação médica ou for utilizada de maneira contrária ao que foi indicado pela bula, portanto a principal dica é sempre apelar para o dentista.

Para evitar as dores mantenha a higiene bucal em dia uma vez que algumas das principais causas do problema pode ser minimizadas com a manutenção de uma higiene adequada, tanto no dia a dia quanto em consultas de rotina.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment