Início » Pilates » Quem pode praticar pilates?
Pilates

Quem pode praticar pilates?

Surpreendentemente, o pilates é uma actividade física que poderá oferecer benefícios, não só a pessoas de todos os sexos e idades, como também àqueles que se encontrem limitados pelos mais diversos tipos de problemas de saúde. Enquanto sistema de condicionamento físico, o pilates destaca-se pela capacidade de representar uma alternativa segura e facilmente adaptável às mais diferentes condições físicas, pelo que, é das melhores opções a que qualquer pessoa poderá recorrer para manter-se sempre na melhor forma possível para a sua idade.

quem pode praticar pilates

Jovens

O pilates é conhecido por contribuir activamente para auxiliar o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular dos mais jovens, corrigindo assim desajustes posturais e promovendo a manutenção de um organismo 100% saudável, que muitos benefícios trará durante o decorrer da idade adulta. Através da prática de pilates, as probabilidades de virem a sofrer de problemas de coluna numa idade mais avançada diminuirão drasticamente.

Grávidas

Está mais do que comprovado de que a manutenção de bons níveis de actividade física poderá revelar-se extremamente importante no decorrer do período de gestação. No entanto, tendo em conta as limitações e os riscos que lhe estão associados, e para não comprometer a gravidez, é necessário que o tipo de actividade física escolhida seja praticada da forma mais moderada possível, sem a necessidade de execução de posturas e exercícios que se possam revelar de risco para o bebé. Nesse aspecto, o pilates revela-se como a actividade indicada, na medida em que, através dos seus exercícios, poderá atingir o nível de manutenção física recomendada sem para isso ter de se submeter a esforços extremos e desnecessários.

Reabilitação de acidentes e cirurgias

Pessoas que se encontram numa em fase de reabilitação de um acidente ou de uma cirurgia, em muito poderão ser beneficiadas através da prática de pilates. Através de movimentos cuidadosamente concebidos para, progressivamente, devolver à pessoa toda a sua mobilidade e amplitude de movimento, o pilates em muito poderá contribuir para acelerar a recuperação de uma enorme diversidade de problemas motores.

Terceira idade

Na terceira idade, o pilates poderá favorecer imenso o desenvolvimento de equilíbrio, força muscular e correcção postural, diminuindo assim os riscos de desenvolvimento de problemas ósseos e musculares, oferecendo assim ao idoso maiores níveis de mobilidade, que extremamente úteis lhes poderão ser na execução de uma enorme diversidade de tarefas do seu quotidiano. Existem programas de pilates particularmente desenvolvidos para suprimir as necessidades de pessoas mais velhas, pelo que, este é um dos sistemas de condicionamento físico mais seguros e saudáveis para aqueles cuja idade lhes impõe inúmeras limitações.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment