Início » Tatuagem » Primeira tatuagem, cuidados essenciais para que tudo corra bem
Tatuagem

Primeira tatuagem, cuidados essenciais para que tudo corra bem

Hoje em dia é bastante comum ver pessoas ostentando desenhos e palavras em sua pele. Pequenas ou grandes, coloridas ou em tinta preta, expostas ou localizadas em regiões bem discretas, as tatuagens já não são mais algo a ser classificado como um tabu, como era bastante comum há tempos atrás. E isso torna bem mais simples o caminho de quem deseja também ter a sua.

Primeira-tatuagem-001

Porém, embora seja algo mais fácil de encarar ainda é preciso levar muitas coisas em consideração, em especial se você estiver pensando em sua primeira tatuagem. Na prática, não se trata apenas de escolher o que vai tatuar e encarar a agulha. Ter uma delas em sua pele exige acima de tudo certeza e responsabilidade.

Está prestes a fazer a primeira tatuagem ou quer saber mais informações? Então nós vamos te ajudar:

Super Slim X

Dicas para fazer a primeira tatuagem:

Tenha certeza do que pretende tatuar:

Tatuagem-nas-costas-003

Parece uma dica banal, mas não é o caso. É muito comum que as pessoas escolham ou pretendam fazer algum símbolo ou desenho que esteja em moda ao invés de escolher algo que seja significativo para si mesmo. A questão é que tatuagem não é algo a ser escolhido rapidamente: seja ela a primeira ou a centésima, ela deve ser escolhida com cuidado e planejamento.

Escrita correta: Se você pretende tatuar algo em um idioma diferente do seu, não use tradutores da internet, como o Google Translate. Peça – ou pague – pela orientação e verificação da escrita correta., Desse modo você evita arrependimentos e despesas a mais para correção. Se a sua tatuagem for escrita em português, certifique-se mais ainda de que não há erros, pois essas sequer conseguem passar despercebidas.

É melhor evitar: Por mais que bata a tentação, melhor manter alguns temas bem longe da sua pele. As tatuagens com nomes de namorados ou namoradas são temáticas com muitas chances de terminar em dor de cabeça. O mesmo vale para nomes de amigos, times de futebol, símbolos que possam ser considerados preconceituosos e ofensivos.

Lembre-se: hoje há tratamentos para remoção de tatuagem, mas eles são caros, dolorosos e nem sempre eficazes. Nesse caso, é bom considerá-la como eterna.

Tenha cuidado ao escolher o local da tatuagem:

Tatuagem-nas-costas-002

Embora a tatuagem não seja mais exatamente um tabu, ainda há alguns preconceitos. Então, se seu local de trabalho tem alguma restrição, ou você está em uma carreira que exija uma aparência mais tradicional e conservadora, é indicado pensar em locais discretos e que possam ser escondidos com mais facilidade. Se você gostar da experiência e achar que compensa, poderá fazer outras maiores e em outros locais.

Outro item a ser pensado também é o nível de dor. A percepção é diferente de acordo com a área tatuada, portanto se você tem medo de sentir muita dor, precisa escolher locais onde a sensação é menor ou intermediária. Veja a lista:

Dor leve: Área externa dos braços, barriga, coxa, panturrilhas, bumbum, nuca, omoplatas

Dor moderada: Antebraços, pés, mãos

Dor intensa: rosto, virilha, canela, tornozelo, costela, peito, área interna de pernas e braços, dorso de mãos e pernas, espinha dorsal.

Escolha o tatuador pela qualidade e não pelo preço

Primeira-tatuagem-002

Quando pensamos em adquirir algum produto, quase sempre priorizamos o melhor preço, porém essa não é uma boa ideia quando o assunto é tatuagem. Outros itens devem ser priorizados como é o caso da qualidade do trabalho do tatuador, do material usado e da higiene.

Uma tatuagem feita tendo o preço como prioridade quase sempre termina em arrependimentos, em especial, pela qualidade do desenho, muito embora também possa haver mais riscos de problemas de saúde em decorrência do material utilizado. Esse é um caso clássico de “o barato sai caro”.

Para escolher um profissional, peça recomendações de um amigo e pesquise sem pressa quais são suas opções. Visite estúdios e verifique a higiene do local assim como se os materiais são descartáveis e esterilizáveis. Desse modo, você garante uma tatuagem segura.

Ouça o tatuador e obedeça as recomendações:

Primeira-tatuagem-003
Imagem de http://smas-h.tumblr.com/

Uma vez que você tenha encontrado um estúdio com profissionais sérios, eles farão uma série de orientações a respeito da tatuagem, que exige cuidados durante o período de cicatrização, em especial com a higiene. Será incômodo no início, especialmente se você gosta de sol, piscina, praia ou sauna, pois esses são hábitos a serem deixados de lado por pelo menos 15 dias após o procedimento mas você deve seguir todas as instruções para garantir que a pele cicatrize e a tatuagem fique bonita a longo prazo.

O protetor solar será seu melhor amigo

Tatuagem na praia

Se você não usava antes, o protetor solar passará a ser algo sério na sua vida após fazer sua primeira tatuagem. Isso porque durante o período de cicatrização você deve usar um produto com FPS entre 46 e 60 para evitar reações inflamatórias na pele. Esse tipo de reação pode fazer com que os traços da tatuagem percam a nitidez pois a pele reabsorve os pigmentos. Em suma: ela pode perder a cor e dar aparência desbotada para aquele desenho que você tanto demorou para escolher.

Aliás, sempre que tiver de se expor ao sol, use o protetor solar. A longo prazo, o produto vai ajudar a manter as cores vivas.

Lembre-se:

A base de quase todas essas dicas é planejar e não ter pressa. Lembre-se: tatuagem não é uma questão de vaidade, mas algo que terá a ver com sua saúde, portanto planeje bem e cuide dela com carinho.