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Praticar pilates emagrece?

Dada a natureza suave e pouco exigente de alguns dos mais característicos exercícios pilates, muitas são as questões que, ao longo dos anos, têm vindo a ser levantadas, relativamente à capacidade deste sistema de auxiliar ou não no processo de emagrecimento. As opiniões dividem-se, havendo quem considere que pilates emagrece, mas também quem afirme que, os gastos energéticos associados à execução dos exercícios de pilates, não se encontram dentro dos valores necessários para originar uma contribuição activa para a perda de gordura corporal. Apesar da controvérsia, não existe uma resposta definitiva para a questão, e o sucesso nas metas de emagrecimento estará mais dependente do praticante do que da prática em si.

pilates emagrece

Para começar, é necessário compreender que, o emagrecimento, dá-se quando o gasto energético é superior à ingestão calórica. Ou seja, se uma pessoa ingerir 2000 calorias por dia e gastar 2100, ela acabará por perder peso. Assim sendo, podemos concluir que o processo de emagrecimento não está apenas dependente do tipo de actividade física praticada, mas sim de um conjunto de factores associados, não só aos níveis de actividade física, como também ao estilo de vida alimentar. Qualquer que seja a actividade física, está dependente de um determinado gasto calórico para poder ser realizada. Quanto maior for esse gasto calórico, maior será a facilidade de superar o nível de calorias ingeridas diariamente, o que resultará num processo de emagrecimento muito mais rápido.

Emagrecer com Exercícios Pilates?

No caso do pilates, as exigências energéticas são moderadas. Isto significa que, ao praticar pilates, estará a gastar bem mais energia do que gastaria a ver televisão, ou a lavar a loiça, mas não tanta quanto gastaria através da prática de determinados exercícios mais exaustivos, como é o caso da corrida e da natação. Assim sendo, mesmo que possa contribuir para a perda de gordura, o pilates não é a actividade física que melhores resultados oferece na conclusão desta tarefa.

Apesar de ser uma actividade de intensidade muito moderada, o pilates não é totalmente inútil no processo de perda de peso. Através de uma prática muito regular de pilates associada a uma alimentação extremamente moderada, conseguirá facilmente perder algum do peso desejado. A dedicação terá de ser bastante elevada, e os resultados não serão alcançados tão rapidamente quanto seriam através de uma actividade mais exigente. No entanto, em compensação, os riscos associados à prática de pilates também serão muito menores, e o seu público alvo é muito mais diversificado, podendo até incluir pessoas com limitações físicas.

Para obter uma perda significante de peso com a ajuda do pilates, é necessário que a sua prática seja levada muito a sério. Uma sessão diária associada a uma dieta caracterizada pelo consumo de alimentos pouco calóricos, poderá contribuir activamente para a perda bem sucedida de peso corporal. E no caso do praticante possuir uma idade mais avançada e/ou sofrer de determinadas limitações físicas, o pilates poderá mesmo revelar-se como um dos métodos mais saudáveis e eficazes de emagrecimento a que poderá ter acesso.

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Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

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