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Beneficios do Pilates na Gravidez

A gravidez é um período extremamente delicado na vida de uma Mulher, que apesar de permitir a prática de actividade física de uma forma regular, requer um cuidado redobrado na execução da mesma. Sendo um período caracterizado por um elevado nível de sedentarismo e excessos alimentares, a gravidez requer a adopção de algum dinamismo na sua rotina diária, de forma a prevenir o aparecimento de problemas de saúde associados aos maus hábitos alimentares e carência de actividade física.

Na lista de actividades físicas que poderão adaptar-se na perfeição às limitações de uma Mulher grávida, podemos encontrar o pilates logo bem no topo. Sendo um sistema de condicionamento físico que permite a sua prática sem a necessidade de incorrer em esforços excessivos, o pilates permite-lhe a execução dos mais diversos exercícios ao seu próprio ritmo e intensidade, para que retire o máximo proveito possível de todos os seus benefícios, sem que para isso tenha de colocar em risco a gravidez.

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Benefícios do Pilates para grávidas:

Desenvolvimento de um nível superior de controlo respiratório

Os exercícios de pilates exigem um controlo regrado e coordenado da sua respiração, para que possam ser executados com a maior facilidade possível. Isto contribuirá activamente para melhorar a mobilidade da caixa torácica que, durante a gravidez, se encontra mais limitada devido à posição do bebé, o que poderá, não só dificultar a respiração da Mulher grávida, como também causar intensas sensações de desconforto. Ao praticar os exercícios de respiração inerentes ao pilates, aprenderá a lidar melhor com essa limitação, o que será de grande ajuda na prevenção de diversos problemas que lhe estão associados.

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Prevenção de problemas da coluna

Por vezes, devido ao peso excessivo que o bebé poderá exercer na barrida da Mulher grávida, existe a possibilidade de desenvolvimento de dores de costas, que poderão revelar-se de maior ou menor gravidade, dependendo dos casos e das medidas adoptadas para o tratamento e prevenção das mesmas. Uma vez que o pilates é um sistema particularmente direccionado para auxiliar a correcção da postura do corpo, praticá-lo ajudará a diminuir eficazmente as probabilidades de vir a desenvolver problemas desta natureza.

Manutenção da vitalidade corporal

A diminuição dos níveis de actividade física poderá originar, para além de um evidente enfraquecimento ósseo e muscular, uma perda de disposição energética passível de originar cenários de tristeza e depressão. Ao manter-se activa, não só estará a beneficiar a sua saúde física, como também a sua saúde mental, contribuindo assim para que mantenha sempre um espírito leve e animado durante todas as fases da gravidez.

Apesar de todos os benefícios do pilates, não deverá nunca dar inicio à prática de pilates sem antes obter consentimento por parte do seu médico, uma vez que, dependendo do tipo de gravidez e da fase da mesma, poderão existir diversas restrições relativamente à execução de determinados exercícios físicos.

 

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Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

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