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Pilates: Benefícios, aparelhos, exercícios, aulas e muito mais! Saiba aqui.

Pilates é a modalidade de atividade física do momento, veja tudo sobre ele e tire suas dúvidas!

O Pilates veio pra ficar e isso é uma afirmação baseada em todos os benefícios que essa simples modalidade pode trazer para o seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.

Esta atividade física já é difundida em todos os cantos do mundo e está fazendo cada vez mais sucesso e angariando novos adeptos. O artigo de hoje é especial sobre o pilates, aqui você vai saber o que é, todos os seus benefícios e porque faz tanto sucesso. Veja a seguir!

O que é Pilates?

O Pilates é um método de atividade física que une o seu corpo, mente e espírito. Foi desenvolvida pelo instrutor Joseph Pilates no século passado a partir do momento em que ele criou a Contrologia, que visa o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo a partir da concentração, controle, respiração, centramento, movimento fluido e precisão, que são as ações onde a atividade se baseia.

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É bom saber que o Pilates não consiste em exercícios prontos e genéricos que servem igualmente para todo mundo, é na verdade um método adequado para as necessidades de cada aluno, para fortalecer o que o seu corpo precisa, equilibrar e controlar com precisão os músculos do seu corpo.

Benefícios do Pilates

O sucesso da prática não é algo simplesmente por modismo, o método é eficaz e muito especial, mudando a vida das pessoas que o praticam, pelo fato de ele unir movimentos e estratégias que equilibram o seu corpo e mente ao mesmo tempo, trazendo saúde física, emocional e equilíbrio, tudo que o ser humano precisa para se manter saudável.

O Pilates reforça a sua musculatura, principalmente nas áreas mais fracas e que você precisa melhorar, ajuda também na sua respiração, sem a respiração correta você não conseguirá praticar os exercícios corretamente.

Para uma respiração correta e exercícios eu exigem sua atenção você precisa se concentrar, esse é outro benefício muito importante.

Para quem tem má postura o Pilates é um excelente ajudador, pois o método proporciona o reforço de músculos que ajudam a sustentar a coluna e o abdome, que são os responsáveis por uma boa postura, eliminando assim dores proporcionadas por uma má postura de anos.

O equilíbrio é outro benefício adquirido por quem o pratica. Em diversos exercícios e posições na prática exigem que você se concentre no seu equilíbrio, como ficar em uma perna só com braços esticados, por exemplo.

Para quem sofre de problemas de coordenação motora o Pilates é muito recomendado, porque com poucos meses de prática a evolução é nítida, o aluno começa a ter muito mais controle dos músculos e movimentos através dos exercícios.

O aumento da flexibilidade é um dos grandes benefícios que a prática traz ao corpo, se você tem dificuldades e encurtamento de alguns músculos, o Pilates é o ideal, você verá que com o tempo você estará muito mais flexível.

O método não é um exercício aeróbico, mas também tem o poder de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pro promover melhor a circulação sanguínea do corpo durante os exercícios e movimentos.

Além do corpo, o Pilates também ajuda a equilibrar a mente, tirando o stress do dia a dia, pelo fato de a prática fazer você se concentrar nos exercícios e respiração. É um momento que você dedica a sai mesmo e ao bem da sua saúde, deixando de lado todos os outros problemas da vida que traz o stress.

Para quem tem tendência a ter problemas nas articulações provocados pela osteoporose praticar essa atividade física pode ser uma grande parceira contra a prevenção de fratura nos ossos, porque todo o seu corpo estará mais fortalecido.

Para você que tem dificuldade de manter o foco em alguma coisa, estudar, trabalhar, meditar, o Pilates é um excelente aliado para você praticar e manter o foco no que estiver fazendo e se dedicando.

O Pilates ensina você também a respirar melhor e a controlar suas ansiedades apenas com o fato de saber respirar usando o diafragma.

Segue a lista dos principais benefícios do Pilates:

  • Melhora a postura
  • Fortalece os músculos
  • Trabalha a respiração correta com o diafragma
  • Desenvolve melhor equilíbrio
  • Melhora na coordenação motora e controle dos movimentos
  • Ganha maior flexibilidade
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Diminui o stress
  • Prevenção de fratura causada por osteoporose
  • Trabalha o foco e concentração

Exercícios e equipamentos do Pilates

O pilates pode ser praticado somente usando um tapete apropriado no chão, mas atualmente há diversos aparelhos e equipamentos que proporcionam uma melhor desenvoltura dos movimentos e exercícios através das máquinas apropriadas, onde elas dão maior diversidade para outros movimentos.

Nos equipamentos você poderá fazer exercícios deitada, sentada, em pé ou até mesmo suspensa, tudo vai depender das necessidades do seu corpo.

Aulas de Pilates

Quando Joseph Pilates desenvolveu a prática ele atendia um aluno por vez e essa é uma importante característica do Pilates, porque é uma aula muito personalizada, que é de observação constante ao aluno e suas necessidades.

Atualmente é comum vermos sessões de Pilates com até duas pessoas e isso é o ideal, onde o instrutor poderá dar atenção às duas pessoas ao mesmo tempo.

É importante ressaltar que o pilates deve ser apenas praticado juntamente com um instrutor estudado e especializado no assunto e nunca sozinha, porque movimentos errados poderão trazer lesões ao aluno.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.

Até a próxima!