Início » Estética » Piercing na boca, cuidados e dicas.
Estética Piercings Saúde

Piercing na boca, cuidados e dicas.

Nos últimos anos a moda do piercing vem ganhando cada vez mais mais espaço. Já é cada vez mais comum ver pessoas ostentando as joias nos mais variados locais do corpo: umbigo, orelha, nariz, língua, lábios… aliás, os lábios são dos locais mais populares.

Pretende colocar um piercing na boca, mas ainda está insegura e quer saber mais informações? Quer saber mais sobre cuidados que devem ser tomados ou possíveis riscos? Então você está no lugar certo. Confira o que preparamos para tirar suas dúvidas:

Riscos do Piercing na boca:

Piercing-na-boca-001

A aplicação do acessório está associado naturalmente a alguns riscos, que podem ser maiores ou menores dependendo da região do corpo na qual você pretende colocá-lo. No caso dos lábios ou da língua, estamos falando em um risco maior devido a sensibilidade da mucosa e do maior contato com bactérias e ser mais suscetíveis a lesões. Lembrando que não estamos mencionando o piercing nos dentes, mas sim aqueles nos quais as peças transpassam bochechas, lábios ou língua.

Super Slim X

Especialistas citam alguns riscos sobre a colocação do piercing nos lábios ou na língua:

  • Fraturas dentárias
  • Periodontires
  • Mau Hálito
  • Inflamações
  • Infecções
  • Inchaço.

A boa notícia é que a maioria desses danos podem ser evitados com alguns cuidados e atitudes a serem providenciadas antes, durante e após a aplicação da joia. Uma vez que esses cuidados sejam tomados, é só alegria!

Cuidados com piercing na boca:

A colocação de um piercing exige diversos cuidados. Isso porque, a exemplo de uma tatuagem, estamos falando em uma modificação corporal, algo que demanda riscos à saúde e consequências que não podem ser desfeitas em caso de arrependimento. Nesse caso os cuidados são de suma importância:

1. Pense bem no que pretende fazer:

Piercing-na-boca-002

Não, não é exagero. Como está escrito acima, estamos falando em uma modificação corporal e que necessita de cuidados não apenas no momento da aplicação, mas também ao longo do tempo. Portanto, assim como a tatuagem, é preciso ter absoluta certeza do que está fazendo pois pode ser que não haja muito o que fazer caso você se arrependa depois.

Converse com pessoas que tem piercing, de preferência na mesma região na qual você pretende colocar o seu e faça as perguntas que você achar conveniente. Pesquise bem os modelos desejados e pense bem nos modelos de piercing. Pense também nos ambientes nos quais frequenta e se haverá consequências sociais. Desse modo, você se sentirá mais preparada e chegará ao estúdio com plena certeza do que pretende.

2. Consulte o dentista antes do procedimento.

Piercing-na-boca-003

Parece bobagem, mas não é. Como o piercing pode provocar lesões na mucosa e fraturas dentárias, nada mais indicado que recorrer a ele para saber dos reais riscos que o procedimento representa. Ele também é o mais indicado para indicar produtos anti-sépticos e fornecer maiores orientações sobre os cuidados que deverão ser seguidos.

3. Escolha o profissional com cuidado:

Piercing-na-boca-004

Do mesmo modo como a tatuagem, é preciso escolher o estúdio e o profissional com cuidado. O material utilizado na colocação do piercing deve ser descartável ou esterilizável assim como o local do trabalho deve prezar pela higiene. Portanto, não é algo que deve ser escolhido pelo preço.

Para ajudar na escolha, pela indicações e recomendações dos amigos. Visite diversos estúdios e observe bem o lugar. Lembre-se que estamos falando de algo que tem a ver com sua saúde.

4. Respeite as orientações e o período de cicatrização:

Piercing-na-boca-005

O período de cicatrização é o mais delicado, portanto as orientações devem ser seguidas á risca. Por mais tentador que pareça, você precisa manter-se longe de alimentos picantes e muito quentes, assim como de cigarro e bebidas alcoolicas.

Do mesmo modo também será necessário ter muita atenção com a higiene e com o processo de cicatrização em si. Qualquer alteração ou demora deve ser motivo para consulta médica, portanto não se automedique em nenhuma circunstância.

5. Cuidados com a higiene:

Piercing-na-boca-006

A colocação do piercing – em qualquer região do corpo – requer cuidados de higiene a longo prazo. Seja a joia feita em ouro, prata ou aço cirúrgico, a higienização deve ser rigorosa. Se o piercing estiver na boca, isso deve ser feito com maior cuidado já que a mucosa dos lábios é frágil e está exposta a contato com alimentos.

A higiene bucal deve ser feita com mais cuidado. Por exemplo: após comer, é preciso retirar o piercing, escovar os dentes, a língua e utilizar o fio dental normalmente assim como o bochecho com produtos anti-sépticos. Em seguida é necessário escovar o piercing do mesmo modo como que uma prótese dentária. Só depois disso você pode colocá-lo de volta. Do mesmo modo, também é recomendável retirar a joia antes de dormir.

6. Não fique brincando com o piercing

Piercing-na-boca-007

Tendo um piercing nos lábios é quase sempre muito tentador ficar brincando com o acessório, girando, mordiscando e cutucando a joia. O problema é que esse tipo de brincadeira não é indicada. Isso porque isso aumenta as chances de gerar um trauma na mucosa, e consequentemente, lesões. Portanto será preciso exercer o autocontrole para evitar machucados e ferimentos.

Lembre-se:

Se você sentir que há algo errado ou diferente com a área do piercing procure imediatamente o dentista. Lembre-se que a região oral é mais suscetível a apresentar problemas e que estes devem ser tratados rapidamente para evitar pioras ou algo que coloque em risco a aparência e a saúde.

Não se automedique: não utilize produtos que um amigo recomendou ou siga receitas caseiras. Procure ajuda médica imediatamente.

About the author

Emanuelle Najjar

4 Comments

Click here to post a comment

    • Nem da pra perceber se tira ele vai fechar e depois custa entrar eu tirei o meu com dois meses durante o dia para trabalha agora ta enflamando quando vou coloca a noite praticamente tenho que retirar….