Início » Saúde » Osteomielite, o que é? Quais os sintomas?
Saúde

Osteomielite, o que é? Quais os sintomas?

A osteomielite é uma inflamação crônica ou aguda que ocorre no osso, normalmente sendo provocada por bactérias, fungos ou vírus. A doença pode ocorrer em qualquer osso, porém os ossos dos membros e da coluna vertebral são os mais atingidos por esse quadro inflamatório. Ela pode permanecer localizada somente em um lugar ou ser difundida através da corrente sanguínea, comprometendo outras regiões dos ossos e tecidos do organismo.

Quais os sintomas da osteomielite?

Osteomielite-001

Na prática a osteomielite pode passar meses ou anos sem causar qualquer tipo de sintoma, porém, quando surgem, costumam incluir febre, calafrios, dor no local da infecção assim como inchaço, rubor ou calor no local e sintomas ainda como irritabilidade ou letargia.

Quais as causas da osteomielite?

Grande parte dos casos da doença é decorrente de infecção por Staphylococcus, normalmente encontrada na pele e nariz. Porém o problema também pode ocorrer pela infecção por fungos e vírus.

Super Slim X

A contaminação pode ocorrer através da circulação sanguínea, por infecção próxima (feridas próximas que infeccionaram e atingem ossos próximos ao ferimento original) e contaminação direta (com quebra de ossos e especialmente fratura exposta).

Quais os fatores de risco da osteomielite?

Osteomielite-003

É preciso ter em mente que os ossos normalmente são resistentes a infecções, e a ocorrência da osteomielite é sinal de que há algo errado.

Os principais fatores de risco para o aparecimento do problema são:

  1. Lesão recente ou cirurgia ortopédica (mordidas profundas de animais, cirurgia de reparação de ossos fraturados ou substituição de articulações desgastadas, cáries não tratadas e profundas);
  2. Doenças que afetam a circulação do sangue.
  3. Doenças cujo tratamento exige o uso de tubos intravenosos ou cateteres.
  4. Condições ou doenças que afetem o sistema imunológico (quimioterapia, diabetes, transplante de órgãos).
  5. Uso de drogas injetáveis, já que usuários desse tipo de droga não fazem uso de agulhas esterilizadas.

É possível prevenir a osteomielite?

A única prevenção possível da osteomielite é trabalhar para evitar as situações nas quais podem ocorrer as situações de risco citadas acima.

Osteomielite tem cura? Como é feito o tratamento?

Osteomielite-002

A osteomielite não tem cura, mas a infecção proveniente dela tem tratamento. Esses cuidados normalmente são feitos com o uso de antibióticos com duração mínima de quatro semanas e podendo levar meses para um tratamento completo, sendo que isso depende do diagnóstico e da gravidade da infecção.

Outros casos, como de abcessos, por exemplo, requerem drenagem cirúrgica, enquanto os casos mais graves podem requerer a amputação do membro ou retirada do osso afetado.