Início » Pilates » O que é o Pilates?
Pilates

O que é o Pilates?

O que é o pilates?

Pilates é um popular método de condicionamento físico que tem por objectivo fortalecer todo o sistema ósseo e muscular, através da prática de uma vasta diversidade de exercícios de força e flexibilidade, estrategicamente concebidos para restaurar e aumentar a vitalidade corporal, assim como o bom funcionamento dos mais diversos componentes do organismo. Particularmente popular entre aqueles que procuram uma forma simples e eficaz de trabalhar na manutenção da sua saúde, o pilates é, também, um método cada vez mais adoptado por atletas das mais diversas áreas, que através da sua prática procuram alcançar uma melhoria considerável na qualidade do seu desempenho.

o que e o pilates

Origem do Pilates

O Pilates foi desenvolvido por volta de 1920, por Joseph Hubertus Pilates, um Alemão que, como forma de combate aos seus diversos problemas de saúde enquanto criança e adolescente, desenvolveu um conjunto de exercícios físicos destinados a auxiliá-lo no tratamento de todas as suas limitações físicas, entre elas o raquitismo e a asma. Enquanto autodidacta, Joseph Pilates especializou-se em anatomia, fisiologia humana e medicina oriental, o que lhe conferiu os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de diversos exercícios destinados a serem executados com o auxilio de aparelhos rústicos, também inventados por ele.

sobre joseph pilates

A prática regular destes exercícios contribuiu para a superação de todos os seus próprios problemas físicos, o que acabou por motivá-lo a aperfeiçoar ainda mais aquele que é, hoje em dia, um poderoso método de condicionamento físico composto por mais de 500 exercícios destinados a trabalhar todos os músculos do corpo. A transformação de Joseph foi de tal forma surpreendente, que passou de uma criança frágil e doente, a um adulto forte e saudável, exímio na prática das mais diversas actividades desportivas, entre elas a ginástica e o mergulho

Super Slim X

Execução do Pilates

A prática deste sistema consiste na execução de uma enorme diversidade de posições e exercícios metódicos, que actuam no sentido de auxiliar a correcção postural e promover a saúde e bem estar corporal. A maior parte dos exercícios são executados a partir de uma posição deitada, muitas vezes recorrendo a aparelhos auxiliares próprios do sistema. Assim como o Yoga, a prática de pilates não requer mais do que um pequeno tapete e uma roupa confortável, podendo, por isso, ser praticado em praticamente qualquer lugar que ofereça uma superfície plana, seja no ginásio, em casa ou num jardim.

exercicios pilates

A quem se destina o Pilates?

Não existem muitas restrições no acesso à prática do pilates. Qualquer pessoa, desde que se encontre em condições físicas para tal, poderá usufruir dos benefícios da prática desta actividade. É, particularmente, aconselhado a pessoas que tenham por objectivo manter-se em boa forma física e prevenir ou tratar problemas do foro ósseo e/ou muscular. Cada vez mais comum entre membros da terceira idade, o pilates é um sistema que, apesar de eficaz, pode ser praticado de uma forma extremamente suave, podendo alguns dos exercícios pilates ser executados por pessoas de idade mais avançada, que sofram de certas limitações físicas.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment