Início » Dicas para Mães » Nomes de bebê – Como escolher?
Dicas para Mães

Nomes de bebê – Como escolher?

Uma das tarefas mais complicadas de quem está se preparando para a chegada de uma criança é escolher o nome. Aliás, além do sexo do neném, o nome costuma ser uma das primeiras preocupações. E atualmente vivendo em tempos com uma variedade gigantesca de nomes a escolha acaba com a possibilidade de virar algo ainda mais demorado. E a responsabilidade é imensa já que o nome

E se você está nessa situação agora, que tal uma ajudinha para tomar a grande primeira decisão para o seu bebê? Afinal, em uma situação dessas algumas dicas caem muito bem para fazer sua escolha.

Dicas para escolher o nome do bebê

Escolher-nome-do-bebê-008

Como mencionamos anteriormente, a tarefa de escolher o nome do bebê é algo de muita responsabilidade. Afinal seu filho ou sua filha carregará esse nome a vida toda, portanto vale a pena pesar bem sobre a escolha. De qualquer modo, você tem tempo para isso afinal, até o momento do parto é possível pensar bem nas possibilidades.

Super Slim X

O maior risco que se pode correr nessa ocasião é a ideia de querer ser original, o que quase sempre acaba sendo algo perigoso, pois alguns nomes definitivamente fogem ao bom senso e podem provocar constrangimentos futuros. Portanto cabe tomar algumas providências para garantir que essa escolha seja a melhor possível:

Verifique Compatibilidade e sonoridade:

Escolher-nome-do-bebê-2

Antes de pensar em nomes da moda ou em homenagens verifique a compatibilidade do nome com o sobrenome. Escreva várias vezes e com diversas combinações, repita as alternativas de nome e sobrenome em voz alta e verifique sua fluidez. Aliás, repetir o nome em voz alta é uma das melhores formas de avaliação nesse sentido e coloca em jogo o equilíbrio e também a devida sonoridade.

Em caso de sobrenomes comuns, como Silva ou Souza é válido pensar em um nome mais elaborado. Já se for o contrário, um sobrenome diferente, é indicado cogitar opções de nomes mais simples. Essa é uma boa forma de alcançar um certo equilíbrio entre as possibilidades portanto esses passos são fundamentais. Não deixe de investir algum tempo pensando nesse assunto.

Procure o Significado:

Escolher-nome-do-bebê-004

Antes de pensar em opções de nomes e querer decidir rapidamente entre eles, que tal descobrir o significado deles? Afinal, mais do que escolher um nome da moda ou que se saia bem no que diz respeito a sonoridade, é importante que ele tenha um significado para mães e pais. Hoje não faltam fontes de consulta, desde revistas, livros e sites dedicados a essas informações, portanto deixe a pressa e a preguiça de lado e invista na pesquisa.

Pense na grafia:

Escolher-nome-do-bebê-003

Ainda pensando no quesito “originalidade”, a grafia de certos nomes vem ganhando cada vez mais novos formatos e consoantes. Ok, alguns formatos são até interessantes, mas outros podem acabar apenas complicando a vida mais tarde. Afinal, e a dificuldade de soletrar nomes que tenham dois “n”s ou ‘h”s em lugares não usuais? É chato passar boa parte do tempo tendo que soletrar o nome para preencher cadastros e obter serviços fundamentais. E o que era um nome bonito e da moda pode acabar representando um contratempo a medida que é preciso fazer documentos e fichas.

Cuidado com a originalidade:

Escolher-nome-do-bebê-001

Isso tem a ver com os assuntos anteriores e merece atenção: Muitos pais querem fugir do lugar comum ao pensar no nome dos filhos, mas é preciso tomar cuidado com o excesso de originalidade. Alguns trocadilhos são engraçados e divertidos em um primeiro momento mas pode vir a ser um constrangimento que a criança deverá carregar a vida toda. Sendo assim tenha bom senso ao considerar suas opções.

Pense nos apelidos:

Escolher-nome-do-bebê-005

A criatividade não tem limite, e quando se trata de crianças então podemos esperar um resultado ainda ainda pior. Os apelidos são bastante cruéis, e muitos deles são criados não a partir das características físicas ou emocionais do apelidado mas sim derivadas de seu próprio nome. E tudo bem que a imaginação delas pode criar coisas inusitadas mas é importante evitar ao menos a possibilidade dos apelidos e brincadeiras mais corriqueiras e usuais. Isso pode evitar grandes dores de cabeça no futuro, especialmente se estiver pensando em nomes mais exóticos.

Cuidado com as homenagens

Escolher-nome-do-bebê-006

É bem comum homenagear pessoas queridas, celebridades ou personagens de livros e séries colocando mesmo nome em seu filho, porém isso requer alguns cuidados. Na primeira situação, devemos lembrar que a escolha do nome de um bebê é algo muito particular: portanto se sua família ou a família do seu cônjuge tem a tradição de homenagear alguém com certos nomes ou estiver sugerindo opções que não tenham a ver com o seu gosto, não se sinta obrigada a aceitar. Essa é uma decisão que cabe a você e ao pai do neném.

Já a segunda opção também deve ser avaliada com cuidado, tanto pela originalidade do nome (especialmente se a celebridade em questão for estrangeira) quanto se a pessoa a ser homenageada está viva (caso seja uma celebridade, pode ser que ela tenha um descuido ou cometa algum erro que deixe sua reputação abalada, e seu bebê poderá acabar tendo problemas com a reputação deste nome.)

Não tenha pressa:

Escolher-nome-do-bebê-007

Lembre-se que você não precisa tomar uma decisão rápida. Na prática você tem até o último minuto, especialmente pouco após o parto quando as emoções acabam falando mais alto e podem mudar os planos que tanto se esforçou para pensar durante os meses de gestação. Por mais que pareça frustrante isso é absolutamente normal então não esquente a cabeça.