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Jejum Intermitente emagrece? O que é, como fazer, hipertrofia e resultado

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“O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Se quiser acelerar o metabolismo e emagrecer tem que comer bem..”
“Se quiser manter o metabolismo acelerado o dia todo, tem que comer de 3 em 3 horas. “

Com certeza todos já ouvimos isso antes, não é mesmo? Estudos apontam que não existe um único caminho certo para emagrecer, e sim diversos caminhos para a tão esperada perda de peso. E um desses caminhos implica em pular o café da manhã e não ficar comendo pequenas porções o dia inteiro. Esse é o caminho do jejum intermitente. Já ouviu falar nele?

O Jejum Intermitente (JI) ou intermittent fasting atualmente é um dos assuntos mais discutidos e comentados no mundo do emagrecimento e da boa forma. As pessoas estão usando o JI para emagrecer e melhorar a saúde, dentre outros benefícios.

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O que é Jejum Intermitente (JI)?

Jejum intermitente é um método de emagrecimento que propõe intercalar períodos de jejum (não ingerir calorias) com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

Podemos definir então que DIETA é o que você escolhe para comer e JEJUM é o período que você fica sem comer

Assim, podemos dizer que o JI não é uma dieta, mas sim um estilo de alimentação.

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Como fazer o Jejum Intermitente?

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Há várias formas de se fazer JI, chamadas de “protocolo”. Basicamente você irá dividir o dia ou a semana em uma janela de tempo de alimentação e outra de jejum.

Durante o período de jejum você não come nada e na janela de alimentação fica livre para comer, podendo ou não, associar a uma dieta.

Abaixo estão alguns protocolos de JI:

1 – Protocolo 16/8

Esse protocolo propõe um período de 16 horas em jejum.

Por exemplo, você pode jejuar das 8 h da noite ao meio dia do dia seguinte (sim, inclui o período de sono). Seu período (janela) de alimentação é de 8 horas ( meio dia às 8h da noite). Nesse protocolo, a maioria das pessoas pulam o café da manhã todos os dias. Quantas refeições você irá comer dentro dessa janela de 8 horas, é SUA ESCOLHA.

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Pessoas que acordam com fome costumam ter dificuldade no começo, mas a adaptação costuma ser tranquila.

Você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica durante o período de jejum, o que ajuda a reduzir a fome

Também é importante não comer em excesso para compensar o período de jejum.

2 – Jejum de 24 horas

Esse protocolo consiste em fazer 24 horas de jejum 2 vezes na semana. Exemplo: se você jantar hoje às 20 horas, fique até amanhã às 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana

Lembrando que você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica durante esse período.

3 – A Dieta 5:2

Esse método consiste em comer 2 dias da semana , apenas 500-600 calorias por dia. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada).

Nos dias de jejum é recomendado que as mulheres consumam 500 calorias e os homens 600.

Alguns críticos dessa dieta apontam, com certa razão, que ao ingerir calorias, mesmo que poucas, você não fica mais em jejum.

Ainda assim, é possível emagrecer com essa dieta, já que o consumo de calorias será menor ao longo da semana. O importante é não compensar e comer mais nos dias de alimentação normal.

Jejum intermitente emagrece?

jejum intermitente emagrece

Sim, jejum intermitente emagrece.

Estudos demonstram que quando se trata de perder peso, jejuar pode ser tão ou até mais eficaz do que a restrição calórica tradicional.

O jejum intermitente poderia ajudar as pessoas a perder de 3 a 8% do seu peso corporal, em um período de 3 a 24 semanas, segundo especialistas.

Para pessoas com sobrepeso e obesas, o jejum intermitente alcança objetivos mais satisfatórios do que dietas com baixo teor calórico

Os benefícios vão além do emagrecimento. Esta abordagem também pode beneficiar o seu metabolismo e sua saúde metabólica

Jejum intermitente e hipertrofia

Nos primeiros dias de jejum, não é recomendado treinar depois de muito tempo sem comer, sob o risco de sentir náuseas, fortes dores de cabeça e tontura. Após esse período de adaptação, muitos praticantes já relataram total tranquilidade para fazer o treino, dentro da janela ou não. Muitas das vezes é questão de costume apenas. Alguns médicos, nutricionistas e educadores físicos tem defendido e estudado os treinos durante jejum.

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Quais são os benefícios do JI?

O Jejum intermitente tem inúmeros benefícios. Abaixo, estão alguns deles:

  • reduz a depressão;
  • aumenta a concentração;
  • diminui a ansiedade;
  • acelera o metabolismo;
  • ajuda a regular a pressão;
  • auxilia no emagrecimento
  • propicia uma melhora hormonal;
  • menos fome, mais saciedade;
  • aumenta os níveis de hormônio do crescimento;
  • melhora a reparação celular;
  • reduz a resistência a insulina;
  • reduz inflamações;
  • reduz o colesterol ruim;

Dentre outros.

Resultados do Jejum Intermitente

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Abaixo fotos reais de pessoas que obtiveram êxito com o JI associado a uma dieta e/ou atividade física.

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Agora é só estudar mais sobre o assunto, escolher o protocolo que melhor se adapta ao seu metabolismo e esperar os resultados.

Em caso de dúvidas, consulte um especialista.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

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