Hidroquinona: O que é? É uma substância segura?

Todos os dias as clínicas de estética a indústria da beleza apresentam novos produtos para atender as necessidades das mulheres. Por isso que, antes de iniciar qualquer tratamento ou procedimento, o ideal é que você conheça todas as suas vantagens, indicações, e possíveis efeitos colaterais. Por esse motivo, hoje vamos falar da Hidroquinona, uma substância indicada para o clareamento de manchas na pele muito indicada por dermatologistas, mas que ainda gera muitas dúvidas. Continue lendo para saber mais!

hidroquinona (1)

O que é a hidroquinona?

Trata-se de um substância de uso tópico, ou seja, para ser usada diretamente nas regiões afetas, com o objetivo de disfarçar o aspecto de manchas e sardas na pele. Ela age bloqueando a produção de melanina, responsável por dar cor à pele. Ela pode ser usada quase que em qualquer região do corpo em que existam manchas indesejadas, apesar ser mais indicada para uso no rosto. Sua concentração pode variar de 1% a 5%, sendo que quanto maior a concentração, mais forte é o produto. Sobre o uso para clareamento de virilha e axila, os dermatologistas tendem a não indicar o tratamento por se tratarem de áreas muito sensíveis.

Como a hidroquinona é um ácio com grande potencial de depigmentação, ele só deve ser usado sob a supervisão de um dermatologista. Apenas o profissional pode indicar a melhor concentração para as suas necessidades, a maneira correta de aplicar, os horários e outras questões. Isso é extremamente importante porque existem muitos relatos de pessoas que tiveram reações adversas com a substância, como queimaduras, coceiras e alergias.

hidroquinona-indicações (1)

Qualquer pessoa pode usar?

De forma geral, a hidroquinona é indicada para qualquer pessoa, exceto mulheres grávidas e em fase de amamentação. Pessoas de pele negra também devem ter cuidado extra ao iniciar um tratamento com hidroquinona, já que se o uso for incorreto, pode levar ao surgimento de manchas brancas.

Como usar? Onde comprar?

O uso da hidroquinona deve ser associado à uma série de cuidados, tais como evitar a exposição ao sol, e sempre usar filtro solar nas áreas em tratamento, para evitar o risco de surgirem novas manchas e até queimaduras. Além disso, é preciso evitar a depilação nas áreas em que o produto está sendo aplicado, usá-lo exclusivamente a noite e jamais usar se a pele estiver com alguma lesão, como uma espinha.

Outra questão que merece atenção especial é sobre o uso da hidrquinona na região dos olhos. Por se tratar de uma área muito sensível, ela está muito sujeita a irritações.

Você pode comprar a hidroquinona manipulada ou em fórmulas prontas nas farmácias, e o seu preço varia entre R$20,00 e R$30,00. Ela também é conhecida pelo seu nome comercial: Clariderm. Porém, é importante lembrar que o seu uso deve ser acompanhando de um profissional.

Efeitos colaterais

Como a hidroquinona é um ácido, e uma substância bastante agressiva, o seu uso indiscriminado pode levar a muitos efeitos colaterais graves.

  • Aumento da sensibilidade nos locais em tratamento
  • Irritação, ardência e sensação de queimação nas áreas em que a hidroquinona está sendo aplicada
  • Alergia ao produto
  • Formação de bolhas no local em tratamento
  • Aparecimento de outras manchas

A hidroquinona causa câncer?

Essa é uma informação que tem circulado bastante, e o que podemos dizer é que não sabe quais são os efeitos a longo prazo da hidroquinona, portanto a ação cancerígena ainda não foi comprovada. Sendo assim, a melhor pessoa para te tranquilizar sobre questão é o seu médico.

E você? Já usou a hidroquinona em tratamentos de beleza? Quais foram os resultados? Conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

 

1 comment

  1. Claudia

    Já usei hidroquinona clareou a mancha clareou mas depois que para de usar volta tudo de novo. ????????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *