Início » Cuidar da pele » Herpes na boca, como tratar?
Cuidar da pele Saúde

Herpes na boca, como tratar?

O herpes labial é uma das doenças que causam mais dúvidas entre as mulheres. Não é a toa, afinal ela causa grandes incômodos tanto no cotidiano quanto pelo fato de ser antiestético. Diante disso é preciso tirar todas as dúvidas e ter todas as informações possível sobre o assunto.

Quer saber mais sobre a herpes na boca? Como ela aparece, como se prevenir e formas de tratamento? Então descubra agora.

O que é herpes labial?

Para começar, a herpes é uma infecção viral contagiosa, doença provocada pelo vírus da herpes simples (HSV). O HSV apresenta divisão em três tipos: HSV-1, que provoca a herpes na boca ou herpes labial, que se manifesta nos lábios, na boca e até nas gengivas; e o HSV-2, responsável pelo mesmo problema nos genitais; e herpers-zóster, causadora de lesões na pele.

Super Slim X

Herpes-labial-001

A herpes labial é caracterizada pelo surgimento de bolhas e lesões na boca que causam coceira e são bastante incômodas.

Se você tem esse problema, não se sinta mal por isso. De acordo com matéria da revista Viva Mais! aproximadamente 95% da população apresenta o vírus causador da herpes do tipo 1 (labial), embora ele se manifeste em apenas 60% delas. A manifestação do problema vai depender das condições do seu sistema imunológico.

Quais as formas de contágio da herpes labial?

O contágio acontece tanto por contato íntimo – beijos e contato sexual – como pelo compartilhamento de objetos infectados – toalhas, louças, lâminas, copos, batom – desde que a pessoa tenha predisposição a doença.

Herpes-labial-002

Vale salientar ainda que, embora o beijo e compartilhamento de objetos seja um dos fatores de contágio, a maioria das pessoas tiveram o primeiro contato com o HSV-1 ainda durante a infância já que o contato com as secreções é comum.

Na prática ela não apresenta sintomas durante o início da infecção, mas uma das características deste vírus é permanecer latente por tempo longo e variado. Muitas pessoas tem o vírus, porém nem todas manifestam o seu aparecimento.

Quais os sintomas do herpes labial?

Vimos anteriormente que nem todos os portadores de HSV-1 apresentam qualquer sintoma ao longo da vida, porém quem desenvolve a doença pode ter uma primeira crise mais intensa, com relatos de febre, dor de garganta e perda de apetite, sendo que as lesões na boca podem não aparecer.

Herpes-labial-003

O herpes labial como conhecemos são a segunda manifestação e tem como sintomas principais o aparecimento de bolhas pequenas ao redor da boca, avermelhadas e doloridas no formato de cacho de uvas. Essas bolhas são precedidas por queimação, coceira ou formigamento na região.

Normalmente essas bolhas somem em até dez dias, mas o vírus continua alojado e a espera de novas circunstâncias que possam causar uma nova crise. Basicamente estamos falando de algo que não tem cura, mas que tem tratamento.

Como tratar e aliviar desconforto de herpes labial?

Veja algumas orientações que podem ajudar na hora de lidar com o problema, seja no tratamento ou para aliviar os vários desconfortos provenientes de uma crise.

Para tratamento da herpes labial:

Herpes-labial-004

O certo é consultar o dermatologista assim que os sintomas aparecerem para que ele indique a melhor forma de tratamento, que pode envolver cremes ainda antivirais dependendo da intensidade do caso. É importante que você não tome providências drásticas como a automedicação, pois a longo prazo isso pode causar danos à sua saúde.

Outra recomendação importante é limpar o local com soro fisiológico além do uso de protetor labial diariamente. Outros hábitos ajudam: evitar o sol e alimentos como milho, amendoim, nozes e chocolate são indicações típicas para os dias ruins da herpes labial.

Se você quer tentar evitar as crises, além dos antivirais ou outros produtos receitados pelo dermatologista, você também deve investir em uma alimentação com leite e derivados, gelatina e ovos, que atuam de maneira a ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Para aliviar os sintomas de herpes labial:

Herpes-labial-005

Se você estiver em crise e deseja aliviar o problema, saiba que  qualquer coisa que hidrate o local ferido é indicado no alívio do desconforto, portanto em caso de ardência e coceira o gelo também é indicado, desde que usado com  cuidado para que não queime a pele e piore a dor.

Durante uma crise com aparecimento de lesões é indicado ainda tomar cuidado para que o vírus não se espalhe para outra parte do corpo. Ou seja, caso você encoste na bolha evite tocar nos olhos ou na boca. Lavar as mãos frequentemente também é um hábito que ajuda muito no tratamento durante os dias de crise.

Como evitar novas crises de herpes labial?

Conforme mencionamos anteriormente, o ciclo do vírus costuma durar no máximo dez dias (pode durar somente quatro se as lesões forem tratadas corretamente). Após esse tempo o vírus permanece alojado e a espera das condições propícias que fragilizem o sistema imunológico para desencadear uma nova crise. Portanto o que deve ser feito é ficar de olho nas circunstâncias que costumam despertar as crises e evitá-las tanto quanto possível.

Uma vez que você tenha a primeira ou a segunda crise tente relembrar dos acontecimentos do dia ou das circunstâncias. Desse modo você poderá identificar o que houve e adotar medidas que possam te manter precavida do problema: estresse, infecções, exposição ao sol, mudanças extremas de temperatura e menstruação são alguns dos fatores desencadeantes, portanto mantenha-se atenta.

Ouvir as recomendações do dermatologista também é fundamental já que ele será o médico mais próximo desses casos e tem o devido conhecimento das características e da intensidade do seu caso.

About the author

Emanuelle Najjar

2 Comments

Click here to post a comment

  • Ola eu nao sei se eh herpes e talz mas foi assim eu dei um selinho em um amigo meu e de noite saiu um carocinho nao tava doendo nem coçando mas jah passei pomada de machucado e assadura dai quando acordei tava igual o da terceira fto no meu labio e depois ficou amarelado com secreçao e agora caiu uma especie de casquinha e ta vermelho e duro a regiao do meu labio eu tenho uma festa de aniversario pra ir sabado e tenho aula esta semana inteira por favor oq eu posso fazer pra curar logo e oq eh isso me ajuda estou dessperada nao posso ficar com isso por 10 dias

    POR FAVOR ME AJUDA

  • Muito interessante!! Só que devo relatar que beijo na boca cura herpes sim!! É só aparecer a herpes que troco beijos com meu marido e sara rapidinho e sem medicamentos, e não aparece nele…