Início » Dietas e Emagrecimento » Farinhas Low Carb (Baixo Carboidrato), conheça! Bônus: Receita Pão Low Carb.
Dietas e Emagrecimento Receitas Saúde

Farinhas Low Carb (Baixo Carboidrato), conheça! Bônus: Receita Pão Low Carb.

Descubra aqui os melhores tipos de farinha low carb para seu cardápio!

Quem está tentando perder peso através da dieta low carb ou que está fazendo uma reeducação alimentar se livrando dos carboidratos ou mesmo possui intolerância ao glúten veio ao lugar certo! No artigo de hoje vamos apresentar as melhores farinhas low carb e sem e glúten que você poderá preparar em casa mesmo, além de uma incrível receita de pão low carb.

O que é a farinha low carb?

As palavras em inglês “low carb” significam baixo carboidrato e muitas dietas e estilo de vida saudáveis estão adotando a maneira low carb, seja por cuidado com a saúde ou estética.

As farinhas de trigo tradicionais, de milho, de amido e de rosca são nossas conhecidas há décadas, são as mais usadas para fazer pães, bolos, biscoitos, macarrão, massas, pizzas e diversas receitas em geral, porém a ciência provou que os carboidratos são os principais responsáveis pela obesidade da população e é um alimento introduzido desde a infância e que causa dependência, pelo fato de se transformar em açúcares na digestão.

Os carboidratos em excesso causam ganho de peso e acúmulo de gordura, que podem levar à doenças e problemas de saúde no futuro. Para solucionar esse problema especialistas criaram métodos, dietas e estilos de vida low carb, para que as pessoas deixem de ingerir cada vez menos carboidratos e se preocupem mais com alimentos nutrientes e que trarão saúde ao organismo.

Há diversas farinhas feitas de alimentos com alto teor nutricional e que não possuem carboidratos ou glúten, o que é ótimo para o organismo, essas são as farinhas low carb.

Fazer uma reeducação alimentar low carb não é fácil nos primeiros meses porque os carboidratos costumam ocupar 50% das nossas refeições durante o dia e é tudo uma questão de novos hábitos para deixar o pão francês de lado, para sua substituição você pode usar os diversos tipos de farinhas low carb que existem no mercado.

Com as farinhas low carb você poderá fazer novas receitas de pães, bolos, biscoitos e farofas com ingredientes que jamais imaginou que se transformariam em farinha.

Veja a seguir os tipos de farinha low carb que já existem no mercado ou você mesma poderá fazer a sua em casa!

Farinha low carb de amêndoas

A farinha de amêndoas é uma das mais populares e mais gostosas para substituir a farinha de trigo e ade aveia.

A farinha de amêndoas não contém glúten nem carboidratos, você poderá substituir receitas para bolos, muffins, biscoitos e cookies com ela, que trará uma sabor especial e sofisticado ao alimento.

É uma das mais caras farinhas low carb do mercado (cerca de R$70,00 o quilo), mas para baratear o seu custo você poderá fazer a sua em casa.

Anota aí:

Esquente 1 litro de água e mergulhe as amêndoas e deixe-as de molho cerca de 5 minutos, esse método é para você conseguir tirar a casca da amêndoa com facilidade, por isso não deve deixar mais do que esse tempo. Escorra a água e ao tirá-las esprema uma a uma para retirar a pele. Após isso as leve para uma assadeira e coloque no forno baixo por cerca de 10 minutos.

Após os 10 minutos as amêndoas devem estar secas. Retire do forno e leve ao processador ou liquidificador, bata bem até que se transforme na farinha e pronto!

Farinha low carb de coco

A farinha de coco também é muito popular nas dietas low carb porque ela é úmida e muito saborosa, deixando os alimentos com aquele gostinho característico de coco.

Essa farinha contém muitas fibras que ajudam na digestão, saciedade por mais tempo e também é ótima para quem tem constipação ajudando no trabalho do intestino e equilibrando a atividade do mesmo. Além das fibras a farinha de coco proteínas e gordura monoinsaturada.

Farinha de castanha de caju

cashew nuts on white dish

A farinha de castanha de caju é isenta de glúten e é low carb, ideal para quem quer preparar bolos, muffins, farofas, biscoitinhos, pode adicionar também em saladas e iogurtes. Contém magnésio e zinco e é muito indicada para quem possui colesterol alto porque a castanha de caju diminui o nível de colesterol ruim do sangue.

Farinha de nozes

A farinha de nozes além de conter baixo teor de carboidratos e ser isenta de glúten, sua composição traz benefícios ao organismo como vitamina E, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas.

É facilmente encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais, ou você mesma poderá preparar a sua em casa.

Receita de pão low carb

O pão é um dos alimentos que as pessoas mais sentem falta ao adotar a dieta low carb em suas vidas, por esse motivo vamos à receita de um pão com farinha amêndoas. Anota aí:

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de amêndoas
  • 1 pacote de 50 gramas de queijo parmesão ralado fino
  • 3 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de nata ou creme de leite sem soro
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de fazer

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador os ingredientes com exceção do fermento;
  2. Logo após acrescente o fermento e bata mais um pouco até que tudo se misture;
  3. Leve a massa em uma forma retangular untada e enfarinhada, daquelas de bolo inglês, de preferência;
  4. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus, por 30 minutos ou até dourar.

Gostaram das dicas de hoje? Deixe-nos comentários!