Início » Dietas e Emagrecimento » Extrato de Hibisco / Chá de Hibisco – Emagrece mesmo?
Dietas e Emagrecimento Estética Saúde

Extrato de Hibisco / Chá de Hibisco – Emagrece mesmo?

Quer saber toda a verdade por trás do chá de hibisco? Descubra tudo a seguir!

Muito se tem falado das propriedades e benefícios do extrato e chá de hibisco para o organismo, pesquisas, testes e nutricionistas que recomendam o uso das flores dessa planta tão conhecida. Saiba no texto de hoje todos os mitos e verdades sobre o hibisco. Não perca mais tempo!

O que é o hibisco?

O hibisco é uma planta que contém flores grandes, vistosas e bem coloridas, que destas suas flores e o cálice, que é vermelho escuro, são feitos os extratos e o seu chá, que tem feito sucesso em todos os programas de dietas e emagrecimentos no mundo todo.

Para que serve? Quais os benefícios?

Ao ingerir quantidades certas de chá ou extrato de hibisco, estudos revelam diversos benefícios que ele pode trazer para a saúde dos seres humanos, para várias partes do organismo.

O seu uso mais comum é para o emagrecimento, perda de gordura e eliminação de inchaço corporal, mas há diversos outros como:

  • Redução do colesterol
  • Redução da pressão arterial
  • Redução da glicemia
  • Inibe a criação de novas células de gordura no organismo
  • Bloqueia enzimas pancreáticas
  • Acelera o metabolismo com seu efeito termogênico
  • Inibe futuras doenças renais

Chá de hibisco emagrece mesmo?

Essa é a verdade que todos querem saber se as propriedades do hibisco são tão potentes assim no organismo de quem está acima do peso. E a resposta é SIM!

Sim, o chá de hibisco possui diversas propriedades que ajudam o corpo a perder peso, calorias e gordura acumulada. Estudos comprovam que quem toma o chá ou seu extrato costumam emagrecer porque sua composição ter ação termogênica no organismo, ou seja, as células trabalham mais e por isso necessitam do dobro de energia e para gerar essa energia o organismo busca nas nossas gorduras armazenadas.

Tomando o extrato de hibisco que é uma fórmula mais concentrada, o seu organismo vai queimar mais calorias com as mesmas atividades do dia a dia, ou seja, você vai emagrecer sem precisar fazer atividades físicas todos os dias para ver resultados e perda de peso. Claro que ao ter uma rotina de exercícios físicos aeróbicos você perderá peso muito mais rapidamente com a ajuda do hibisco.

Ajuda a eliminar o inchaço do corpo

Ao tomar o chá ou o extrato, por conter propriedades diuréticas, o seu organismo irá eliminar todo o líquido armazenado nas células sem utilidade através da urina e assim ocorre o desinchaço no corpo que irá fazer você perder peso também, mas eliminando os líquidos.

Além desta função citada no parágrafo anterior, o benefício da propriedade diurética do hibisco é também precaver os rins de futuros problemas, já que ele vai trabalhar muito mais para eliminar o excesso de água.

Você emagrece, perde gordura, elimina toxinas, desincha tudo isso apenas por incluir o chá ou extrato de hibisco no seu dia a dia.

Reduz o colesterol e a pressão alta

O chá de hibisco ou o seu extrato são excelentes alternativas naturais para quem possui problema de colesterol alto e pressão alta, pois os antioxidantes e bioflavonóides contidos na composição do hibisco ajudam a diminuir os valores do colesterol ruim (HDL) e aumentar as taxas do LDL, que é o colesterol bom.

Para quem possui problemas de pressão alta o uso do chá também é muito recomendado, pois ele reduz a pressão arterial.

Previne a diabetes

Por controlar os níveis de glicose no sangue, o extrato de hibisco é uma forma muito eficaz de prevenir o início de uma diabetes e também de evitar uma síndrome metabólica, além de melhorar a resistência à insulina, fatores imprescindíveis para quem tem tendência a desenvolver diabetes no futuro.

Tomar chá de hibisco é ideal para quem sofre de diabetes, porque além de diminuir o nível de glicose no sangue ele também ajuda a emagrecer e perder a gordura abdominal, pontos cruciais no tratamento.

Ajuda na prisão de ventre

O chá de hibisco tem propriedades para melhorar a sua função intestinal, pois ele é um leve laxante. Se você possui o intestino preso, sofre de constipação e prisão de ventre, o costume de tomar o chá irá fazer a sua função intestinal encontrar o equilíbrio e nunca mais sofrer.

Hibisco é antioxidante

Sabemos que os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce das nossas células e por consequência de todo o organismo. O hibisco possui antioxidantes que vão derrotar os radicais livres, manter sua pele mais jovem, reduzir as inflamações e prevenir doenças como o Mal de Alzheimer e todas as outras neurodegenerativas.

Contraindicações

O hibisco deve ser evitado por pessoas que possuem a pressão arterial baixa ou muito baixa, porque suas propriedades no organismo tem a tendência de abaixar a pressão mais ainda e alguns sintomas como tontura e desmaios poderão ocorrer.

Mulheres grávidas ou lactantes também devem evitar o seu uso sem antes consultar o seu médico.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.

Até a próxima!