Início » Pilates » Exercícios Pilates na água
Pilates

Exercícios Pilates na água

A prática do pilates na água, também conhecida como hidropilates, representa uma forma eficaz de conjugar os benefícios dos exercícios de pilates com o prazer retirado das actividades aquáticas. Sendo uma forma saudável, segura e divertida de desfrutar dos benefícios do pilates para a manutenção de uma boa condição física, o hidropilates destaca-se pela capacidade de possibilitar ao seu praticante de uma experiência de condicionamento físico que o ajudará a melhorar a respiração, corrigir a postura corporal, aumentar a força e flexibilidade musculares e prevenir a ocorrência de diversas lesões associadas a um estilo de vida mais sedentário.

Funcionando, essencialmente, como uma técnica de reeducação do movimento corporal, a prática de pilates na água é cada vez mais comum enquanto tratamento fisioterapêutico, e particularmente recomendado a indivíduos de idade mais avançada, assim como a portadores de deficiências motoras.

exercicios pilates na agua

Exercícios Pilates na água

Os exercícios utilizados no hidropilates representam uma variante dos exercícios tradicionais de pilates, e são particularmente direccionados para o desenvolvimento da flexibilidade muscular e da coordenação respiratória. A redução da resistência causada pela água possibilita uma execução mais ampla e fluida de todos os movimentos, contribuindo assim para um aumento considerável da flexibilidade das articulações. No caso da prática ser efectuada numa piscina aquecida, o relaxamento muscular provocado pela alta temperatura também contribuirá para resultados muito superiores àquelas que poderiam ser atingidos fora de água.

exercicio pilates na agua

Ao praticar pilates na água, estará a usufruir da possibilidade de realizar exercícios de aquecimento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular, que poderão ser praticados individualmente, em pares ou em grupos. Assim como no pilates tradicional, muitos exercícios requerem o auxílio de determinados acessórios, sendo que os mais comuns no hidropilates são os objectos flutuantes, que contribuem para dinamizar e diversificar a prática de todos os movimentos característicos do pilates.

Benefícios pilates na água

Entre os diversos benefícios associados à prática de pilates na água, vale a pena citar o o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a coordenação respiratória, o alivio do stress, a correcção da postura corporal, a estimulação do sistema circulatório e a prevenção de lesões dos mais diversos tipos. Os efeitos benéficos do hidropilates na vida do seu praticante poderão começar a ser sentidos logo após as primeiras semanas de treino, através do desenvolvimento de uma sensação única de bem estar, relaxamento e vitalidade.

Por todos os seus efeitos benéficos, esta vertente do pilates tem vindo a ser, com bastante sucesso, utilizada no tratamento das mais diversas patologias, entre elas a artrite, a fibromialgia, hérnias e esclerose múltipla.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

2 Comments

Click here to post a comment

  • Muito legal suas dicas, me ajudou muito a escolher qual a melhor forma para eu ter uma vida saudavel e conseguir conquistar o que tanto desejo, perder peso com saude, além é claro de outros beneficios que oferece ao corpo e a mente.
    Obrigada