Início » Saúde » Exame de vista pode diagnosticar vários tipos doenças, inclusive diabetes e pressão alta
Saúde

Exame de vista pode diagnosticar vários tipos doenças, inclusive diabetes e pressão alta

O exame de fundo de olho, realizado por oftalmologistas, pode detectar até doenças não oculares

A melhor forma de cuidar da saúde dos olhos é a visita periódica ao oftalmologista e a realização de exames preventivos. Por meio de exames oftalmológicos é possível diagnosticar precocemente várias doenças oculares, mas também doenças sistêmicas, como o diabetes e a hipertensão, além de problemas como lúpus, sífilis e até a infestação por parasitas e câncer. Muitas dessas doenças afetam a saúde dos olhos.

Através da realização do exame da vista, ao identificar outros tipos de doenças, o oftalmologista pode encaminhar o paciente para a realização de tratamentos com outros especialistas, garantindo o cuidado adequado do problema. É importante que o paciente busque clínicas de olhos e médicos especialistas para a realização dos exames. Um exame simples e de rotina, como o de fundo de olho, deve ser feito por profissionais especializados, que irão avaliar as condições do nervo óptico, da retina, mácula, humor vítreo e dos vasos sanguíneos retinianos.

Veja aqui algumas doenças não oculares que podem ser diagnosticadas a partir do exame de fundo de olho:

Diabetes: A elevação da taxa de glicemia gera lesão nos vasos da retina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de pessoas no Brasil possuem diabetes, mas ao menos metade não sabe disso. Uma das piores complicações do diabetes é o comprometimento da visão, conhecida como retinopatia diabética. Por isso, o paciente precisa ser sempre acompanhado por um médico oftalmologista. É importante saber que o controle da taxa glicêmica pode atrasar o surgimento de alterações na retina, ou diminuir suas consequências.

Doenças vasculares: A hipertensão e outros problemas vasculares também vêm atingindo um número crescente de brasileiros, especialmente aqueles acima de 60 anos. Esse tipo de doença está relacionado ao conjunto sistêmico vascular da pessoa, e afeta também os vasos da retina. Quando há um problema como a pressão alta, eles podem ser danificados, gerando obstruções ou vazamentos. Além de visitas regulares ao oftalmologista, os pacientes precisam ser acompanhados por clínicos gerais ou médicos cardiologistas, para evitar maiores danos ao coração, rim ecérebro, outros órgãos afetados pela doença. Pessoas obesas, fumantes, com problemas cardíacos ou colesterol alto também devem ficar mais atentas à saúde dos olhos.

Tumores e aneurismas cerebrais: Apesar de se manifestarem de diversas maneiras, tumores no cérebro podem apresentar sintomas oculares, como visão borrada, perda de campo visual ou maior dilatação de uma das pupilas, quando comparada à outra. Estes pacientes também podem apresentam visão dupla e uma das pálpebras caídas. Exames oftalmológicos ajudam no diagnóstico que é confirmado com exames de imagem.

Câncer: Câncer de mama, pulmão e próstata podem afetar os olhos com metástases. Muitas vezes este é o principal sintoma do paciente e o oftalmologista ajuda a descobrir a presença do câncer. Estes pacientes apresentam visão embaçada ou perda do campo visual e o exame de fundo de olho permite identificar a metástase.

Doenças infecciosas: Tuberculose, sífilis e toxoplasmose são doenças infecciosas que afetam todo o organismo do paciente, mas muitas vezes só são identificadas por causarem inflamação do olho, chamada uveíte. Os pacientes com uveíte podem apresentam visão embaçada, olho vermelho e sensibilidade à luz. O tratamento impede a perda da visão.

Doenças reumatológicas: Artrite reumatoide e outras doenças reumatológicas como lúpus podem afetar os olhos, causando inflamações chamadas uveítes, parecidas com as causadas por doenças infecciosas. O tratamento melhora a visão do paciente e podem impedir que a doença no corpo se torne mais grave.

O exame anual deve ser realizado por todos os pacientes acima dos 40 anos de idade ou que apresentem doenças no corpo, como diabetes e pressão alta. Pacientes que fazem quimioterapia ou que tenham doenças reumatológicas também devem ser acompanhados por um oftalmologista.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment