Início » Estética » Esfoliante caseiro, precauções e como fazê-lo
Estética

Esfoliante caseiro, precauções e como fazê-lo

Um dos grandes sonhos de consumo das mulheres vaidosas é uma pele macia como pêssego, não é verdade? O problema é que para a maioria de nós esse é um objetivo bem complicado de alcançar: cravos, espinhas, poros abertos e outras marquinhas estão sempre no meio do caminho.

esfoliante-caseiro-002

Para nossa sorte, há um leque de opções e dicas para cuidados com a pele: desde o mais básico dos creminhos e máscaras até aquelas que envolvem as temidas agulhas e bisturis. Uma boa parte dessas dicas estão ao alcance de todos os bolsos e orçamentos, porém alguns dos produtos mais utilizados dificilmente podem fazer parte de uma rotina de beleza por todo o tempo que gostaríamos. Um deles é o esfoliante, que está na rotina de muita gente mas que nem sempre dá para comprar já que algumas das marcas nem sempre oferecem um preço tão convidativo assim.

Desanimador, mas para nossa sorte esse é um dos itens que dá para preparar em casa. Sim! É possível fazer esfoliante caseiro, tanto para a pele do rosto quanto para o corpo com alguns ingredientes que estão sempre nos armários e geladeiras! E há várias receitinhas para isso.

Porém, antes de começar é indicado ter a noção de algumas coisinhas a respeito desse tipo de produto já que os excessos ou o desconhecimento pode causar problemas mais tarde. Para não ter erro, vamos desde o começo:

O que é esfoliante?

esfoliante-caseiro-001

O esfoliante nada mais é que um produto destinado a realizar um polimento na pele (microabrasão) removendo parcialmente a camada de células mortas e o manto lipídico (capa que retém a umidade da pele). Essa limpeza por microabrasão pode ser feita de maneira física ou química.

Quais os benefícios da esfoliação?

O uso do esfoliante é capaz de remover as impurezas da camada externa da nossa pele, melhorando sua textura e dando uma aparência mais saudável e limpa. Além disso sua ação é capaz de tornar a pele mais preparada para receber os nutrientes dos cosméticos aplicados após o procedimento.

Que cuidados devemos ter com a esfoliação?

Embora seus benefícios sejam super atrativos, a verdade é que ela ela pode danificar a pele caso seja feita em excesso ou de maneira errada. Não se trata de algo que pode ser feito todos os dias, independente das suas características ou necessidades. Isso porque o atrito constante do cosmético pode retirar a proteção natural da região e provocar machucados.

esfoliante-caseiro-003

Do mesmo modo, a esfoliação não é fundamental para alguns tipos de pele, ou seja, deve ser feita de forma ainda mais espaçada em algumas situações. Por exemplo: quem tem a pele normal podem esfoliar a pele uma vez por semana. Já quem tem a pele muito oleosa devem fazer a aplicação a cada quinze dias pois acima disso, é capaz provocar problemas ao retirar a proteção natural contra bactérias e fungos. Se essa proteção é realizada acima do normal pelo organismo, o recomendável é ir ao dermatologista checar as causas e o que pode ser feito a respeito.

Que tipos de pele precisam de esfoliação?

O tratamento pode ser feito na maiora dos casos e é especialmente indicada para quem tem pele oleosa, morena e e negra. Porém é contraindicada para casos de peles muito sensíveis ou para quem tem acne.

Para esses casos vale uma consulta ao dermatologista, que pode indicar soluções ou produtos mais suaves e com menos chances de provocar danos.

Como esfoliar a pele?

Para que a esfoliação traga benefícios, é preciso fazê-la de maneira correta. Portanto, veja o passo a passo para fazer você mesma o tratamento tanto para o rosto quanto para o corpo:

Para o rosto:

esfoliante-caseiro-005

  1. Lave a pele usando água fria e sabonete específico para o seu tipo de pele.
  2. Aplique um pouco do produto na pele úmida, inicialmente na testa e nas bochechas.
  3. Espalhe o esfoliante usando o dedo anelar e médio com movimentos circulares fazendo uma massagem suave pelo tempo de um minuto. Não aplique o produto próximo a região dos olhos.
  4. Enxague com água fria e aplique uma loção adstringente ou hidratante de sua preferência.

Para o corpo:

esfoliante-caseiro-004

  1. Aplique o esfoliante na pele com o corpo ainda seco. Contemple pernas, pés, bumbum, barriga, colo, braços e costas.
  2. Massageie a pele com movimentos circulares. Aplique uma leve pressão, mas não use força demais para não se machucar.
  3. Enxague o corpo com água morna. Em seguida aplique um óleo corporal na região esfoliada e volte rapidamente para o chuveiro.
  4. Seque-se com a toalha e finalize com o creme hidratante de sua preferência.

Receitas de esfoliantes caseiros

esfoliante-caseiro-006

Agora que você já sabe o que fazer, confira as receitas para colocar em prática:

Esfoliante de açúcar e mel

Para esse esfoliante será necessário:

  • 2 colheres de sopa de açúcar (ou flocos de aveia se você tiver pele sensível)
  • 3 colheres de sopa de mel.

Misture o mel e o açúcar até que virem uma pasta homogênea. Basta aplicar e massagear suavemente por um minuto, enxaguar com água morna e finalizar com hidratante.

Esfoliante de açúcar mascavo:

Para essa receita você precisará de:

  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • Óleo de amêndoas.

Basta misturar o açúcar ao óleo de amêndoas e, durante o banho aplicar o esfoliante no corpo inteiro.

Esfoliante de aveia, mel e açúcar mascavo

E olha o açúcar mascavo aí de novo, minha gente! Para essa receita separe:

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de aveia em flocos finos
  • 2 colheres de chá de mel.

Basta misturar os ingredientes e aplicar a mistura, massageando por três minutos. Enxague com água morna e por fim, aplicar um creme hidratante.

Esfoliante de azeite e sal:

Essa receita é indicada para quem tem pele seca, mista ou norma. Para prepará-la será necessário:

  • 2 colheres de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 gotas de sabonete líquido

Não é preciso fazer muito: é só misturar os ingredientes e aplicar seguindo as instruções nos parágrafos acima. A recomendação é enxaguar com água gelada e finalizar com um creme nutritivo.

Esfoliante de fubá

Para essa esfoliação será preciso:

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de fubá
  • 1 colher de sopa de mel.

Primeiro, misture o fubá e o açúcar, formando uma pasta, aplique no rosto e aguarde três minutos. Retire essa pasta usando água gelada e logo depois aplique o mel na pele, aguardando três minutos. Enxague e finalize com o hidratante de sua preferência.

Esfoliante de cenoura

Para esse você precisará:

  • 1 cenoura crua
  • Creme hidratante facial.

Basta cortá-la e colocar no liquidificador até que ela fique semelhante a uma pasta de textura meio áspera. Misture com um pouco do creme hidratante e aplique no rosto por 15 minutos, retirando-a com água morna.

Lembre-se:

Essas receitas caseiras são eficientes para a maioria dos casos, porém os cremes esfoliantes comprados prontos são mais potentes. Para esses, leia atentamente as instruções da embalagem e siga-as sem fazer adaptações ou simplesmente fazer do seu jeito já que algumas fórmulas podem apresentar variações entre uma marca e outra.

De preferência, ao invés de simplesmente comprar produtos às cegas, use produtos indicados por um dermatologista. Caso não seja possível, não se guie pelo preço: escolha um que seja apropriado às características de sua pele.