Início » Tatuagem » Escolher uma tatuagem: dicas essenciais
Tatuagem

Escolher uma tatuagem: dicas essenciais

escolher uma tatuagem

Depois de decidir que realmente quer fazer uma tatuagem e sobretudo uma tatuagem que não se arrependa, a próxima decisão é escolher uma tatuagem. As tatuagens podem parecer muito bem, mas lembre-se que são para toda a vida. A remoção é cara, dolorosa e nem sempre tem sucesso, para além disso é mais benéfico fazer a melhor escolha logo desde o início, para evitar lágrimas e arrependimentos no futuro. Felizmente a maioria das pessoas não acorda e diz “hoje apetece-me fazer uma tatuagem”. Repito, felizmente! Quando mais planear a sua tatuagem, mais irá gostar da mesma, num futuro próximo e posteriormente ao longo da sua vida. Fazer uma tatuagem é assim uma decisão que deve ser ponderada e de seguida mostramos-lhe as melhores dicas no que toca a escolher uma tatuagem.

escolher uma tatuagem

Evite tomar decisões precipitadas

As más tatuagens vêm de más decisões e de decisões precipitadas, em último caso podem também vir do péssimo mau gosto de algumas pessoas. São as chamadas tatuagens feitas por impulso, sem planeamento e por isso bastantes fracas, sendo por vezes até ridículas. Se você faz uma tatuagem quando está bêbado, drogado ou apenas porque os seus amigos o(a) desafiam, então está a fazer uma tatuagem pelas razões erradas. O que se irá arrepender passa por:

  • Alguma tatuagem que se pareça com um órgão sexual. Pense sobre isso um bocado, nem é preciso muito tempo: basta que pense que não deve fazê-lo. (Exemplo 1) (Exemplo 2) (Exemplo 3);
  • Qualquer coisa errada, principalmente porque estava demasiado bêbado para perceber. (Exemplo 1) (Exemplo 2);
  • Qualquer coisa a ver com a escola ou universidade, ela vai acabar mais tarde ou mais cedo.
  • Qualquer coisa que dê aos seus filhos uma má impressão de si, o primeiro ponto por exemplo.
  • Qualquer coisa que não seja escrita na sua língua. Você até pode gostar das letras chinesas, mas tente escrever algo ao calhas e algum dia tem um chinês à porta a dizer-lhe que o está a chamar nomes.
  • Nome de pessoas, sobretudo de namoradas ou namorados. Sabiam que as tatuagens mais cobertas por tatuadores são estas? Porque será? A verdade é que ainda existem pessoas que pensam que a relação deles irá durar tanto tempo como a tatuagem no corpo. Eu acredito num amor a longo prazo, mas pensava que já todos tínhamos percebido que uma tatuagem assim é completamente ridícula.
  • Qualquer coisa que esteja muito na moda. Uma banda, um programa de tv, ou algo assim. Os gostos mudam, também os tempos, o que faz sentido para si agora pode muito bem não fazer no futuro. E aquela bandinha que provavelmente gosta daqui a uns anos pode ser apenas pó…

Tenha calma ao escolher uma tatuagem

Você irá ter uma vida inteira para olhar para a sua tatuagem, por isso um pouco de bom senso e reflexão antes de a fazer não fará mal nenhum. Acima de tudo é necessário que pense, será que vou ser feliz com ela daqui a 5 ou 10 anos? Pense a longo prazo e não olhe apenas para o que está à frente dos seus olhos. A sua tatuagem vai ficar bem mesmo quando estiver velha e enrugada?

Super Slim X
  • Pense no impacto que uma certa tatuagem pode ter em si. Se estiver, gosto desta, afinal não gosto, gosto, não gosto. É porque não está preparado. Espere mais algum tempo antes de a fazer ou acabará por se arrepender.
  • Por outro lado se o projeto que escolher como tatuagem for algo que represente algo para si. Uma mudança na sua vida, algo que o tenha marcado seriamente então deve seguir em frente. Pensando claro em tudo o que já foi dito anteriormente.

locais para tatuagem

Pense onde quer fazer a sua tatuagem

Deve pensar seriamente onde quer fazer a sua tatuagem, por várias razões:

  • Decidir se quer que esta seja visível. Penso no seu trabalho e na possibilidade de que isso lhe possa trazer implicações. Talvez isso não seja um problema no seu trabalho atual, mas lembre-se que nos dias de correm pode estar constantemente a trocar de trabalho e uma tatuagem pode ser um impeditivo para algumas profissões com maior exposição;
  • Pense no tipo de tatuagem e em que parte do corpo teria melhor impacto;
  • Algumas partes do corpo doem mais do que outras (veja quais através desta imagem).

Perca algum tempo a aperfeiçoar o projeto  e escolha uma que tenha significado para si

Faça alguma pesquisa em primeiro lugar. Todos os estúdios de tatuagem têm uma data de livros de tatuagens que pode consultar para ver se gosta de alguma ou simplesmente para tirar ideias para a sua. Deve pensar, no que está apenas agora na moda, no que é atemporal e naquilo que nunca faria na sua vida. Algumas coisas que deve ter em consideração são:

  • Fique longe das tatuagens chamadas de Flash, presentes em todos os catálogos, use-as apenas para inspiração., As tatuagens presentes nos catálogos circulam em todo o mundo e a probabilidade de encontrar uma pessoa com uma tatuagem igual à sua não é assim tão remota. Se quer uma tatuagem original e única esta não é a solução;
  • Tem algum estilo que o impressione? Algum artista que aprecie? Acha que esse estilo ou tatuagem ficava bem em si? E daqui a alguns anos? São perguntas que deve conseguir responder;
  • Se está a pensar em escrever algo, seja na sua língua ou noutra, pense duas vezes. Escolha situações cuidadosamente. Procure também o significado das palavras para não ser mal entendido. Se optar pela escrita não se esqueça de escolher um tipo de letra que realmente gosta ou de criar o seu próprio.

desenhar tatuagem

Faça um esboço da tatuagem que deseja

Mesmo que não seja muito boa em desenho, tal como eu, pode sempre tentar fazer um pequeno esboço que possa ajudar a ter uma ideia da tatuagem. Pode também explicar a sua ideia de tatuagem a um tatuador e ser este a fazer o esboço para si. Não tem de se preocupar muito com o seu esboço porque também o pode levar a um tatuador e ele irá trabalhar sobre ele e melhorar ao máximo o seu desenho. O esboço deve apenas servir para mostrar ao tatuador as suas ideias base para a tatuagem. Será mais fácil para ambos obter uma tatuagem final e sobretudo uma tatuagem que você goste.

Encontre um tatuador para o estilo que deseja

Dependendo da sua zona podem existir vários tatuadores diferentes e com estilos de tatuar diferentes. O que você deve fazer é dirigir-se a vários e pedir para ver o portefólio, para que possa ver os seus trabalhos, descobrir qual o seu estilo de tatuagem e sobretudo para saber se é esse o estilo que procura. Há tatuadores que trabalham mais o preto, alguns mais as sombras, outros preferem tribal, outros retratos. É isso que você tem de perceber, o estilo em que se encaixam os tatuadores e descobrir qual o seu preferido.

Tente obter uma versão impressa do resultado final

Isso ajudará a que posteriormente possa ver como a tatuagem vai ficar na sua pele. Olhe-se junto ao espelho, durante o dia e durante a noite para perceber as variações da mesma. Coloque o desenho colado no espelho para que o veja todos os dias durante algum tempo, para que consiga perceber se é isso que realmente quer ou se simplesmente se está a precipitar. Pode até eventualmente encontrar algo que queira mudar na tatuagem. Deve levar o seu tempo e não apressar as coisas, tem bastante tempo para fazer a mesma, não se apresse.

Tente uma tatuagem temporária antes do resultado final

Fale com o tatuador para lhe fazer algo temporário. Provavelmente irá durar cerca de uma semana que é o suficiente para perceber como se sente com a mesma. Para ver como esta está ou não visível e como a roupa a pode esconder. Pode também descobrir como esta pode afectar o seu trabalho ou as suas atividades diárias. Se gostar então estará pronta para passar para a tatuagem definitiva.

Algumas dicas extra

  • Pense, “há 10 anos atrás que tatuagem faria?”. Se chegar à conclusão que era algo que agora não gostaria de ter no seu corpo então não faça uma tatuagem, porque daqui a 10 anos pode acontecer-lhe exatamente o mesmo;
  • Tenha uma conversa honesta com alguém que já tenha tatuagens à muito tempo. Pergunte-lhes como se sentem ao ter uma tatuagem e também as vantagens e desvantagens no dia à dia. As suas respostas poderão ajudá-la a tomar a sua decisão;
  • Os caracteres asiáticos são muito requisitados por uma questão de estética, mas procure primeiro saber qual o significado dos mesmos para não ser mal entendido;
  • Não tenha medo de fazer uma tatuagem que não tenha um significado profundo mas que goste da estética. Por exemplo o Winnie the Pooh, se acha que é capaz de olhar para ele para sempre, força nisso;
  • Quanto mais escura e preenchida for a tatuagem, mais tempo demora a remover. O que significa mais dinheiro, mais dor e mais tempo em caso de arrependimento;
  • Os pés, mãos e rosto precisam de mais retoques e mais atenção para curar corretamente. Conte com um maior pagamento nestas áreas. Alguns artistas até se recusam a fazer tatuagens  nessa zona se você não tirar mais tatuagens no resto do corpo;

Estas são algumas das dicas essenciais na altura de escolher uma tatuagem. Pense bem e siga todas estas dicas para ter a certeza que não se arrepende.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

9 Comments

Click here to post a comment

  • Meu, a imagem de dor é errada, eu tenho no braço e mal senti dor, na barriga bem em baixo dos seios foi onde mais senti dor na vida e no tornozelo doeu mas uma dor media… tenho na nuca/pescoço e também não doeu tanto quando o da barriga…

  • ótimas dicas.
    eu tenho duas tatuagens e quero fazer mais uma. uma delas representa minha filha, a outra representa a mim, com uma personagem de um desenho que eu gosto MUITO há quase 20 anos(e eu planejei muito a tatuagem).

    mas esse gráfico de dor tá meio invertido. no pescoço, não senti dor nenhuma, mas no ombro, quase desmaiei de dor.

    enfim, uma outra dica é fazer a tatuagem em locais onde você não vê sempre, assim as chances de se arrepender são menores.

  • Eu tenho uma tatuagem no pulso/braço, foi uma dor suportável. acho que a dor varia de pessoa para pessoa, umas sao mais sensiveis numas zonas outras mais sensiveis noutras, nao tem uma regra. ainda so a tenho á um mês mas ja estou a pensar em fazer outra na parte frente do ombro e outra no pé. 😀