Início » Estética » Drenagem Linfática Caseira (Manual)
Estética

Drenagem Linfática Caseira (Manual)

Acesso Para Garotas ♥: Drenagem Linfática Caseira !!!

A drenagem linfática é uma massagem com poder de eliminar toxinas acumuladas embaixo da pele. Ela se mostra muito eficiente contra retenção de líquidos, celulite e gorduras localizadas. Isso por quê, ela trabalha “drenando” essas toxinas acumuladas através de movimentos direcionados à esses locais de saída desses líquidos, que são os gânglios linfáticos. A massagem deve ser feita sempre em direção a estas regiões, e é preciso pressioná-las continuamente com os dedos, para que o líquido e as toxinas sejam drenados, a pressão dos movimentos deve ser moderada, para atingir a camada abaixo da pele.

É importante preparar a pele para a drenagem, o ideal é que seja feita após um banho quente que auxilia na vasodilatação podendo aliar um esfoliante corporal para a facilitação do processo. É indicado o uso de óleos ou cremes durante a massagem para auxiliar o deslizar das mãos. Cremes que ativam à circulação à base de cafeína, chá verde, centelha asiática são os ideais para complementar o processo.

Essas massagens geralmente são feitas em salões e clínicas estéticas, e para que o efeito seja notório, são necessárias várias sessões, mas nem sempre é viável custeá-las por isso separamos abaixo um manual de como fazer drenagem linfática em casa.

Drenagem Linfática Caseira | Passo a Passo

 

  1. Com a perna apoiada em um banco, inicie a massagem pela coxa, em direção à virilha, com uma mão virada em direção contrária à outra. Faça o movimento na região que vai do tornozelo até o joelho, na parte de trás da perna, bombeando atrás do joelho. Repita cada gesto cinco vezes.

drenagem-1 

  1. Com o creme, faça um movimento em espiral, de baixo para cima, da esquerda para a direita, acompanhando o movimento do intestino. Passe as mãos lateralmente, puxando do final das costelas para a frente, dos dois lados. Depois, da lateral da cintura em direção à virilha. Repita a massagem cinco vezes. Por último, empurre a barriga para baixo, em direção à virilha.

drenagem-2

 

  1. Com as mãos abertas, faça um movimento de alisar e “puxar” a pele, na parte de trás da coxa, até o bumbum. É preciso subir, e, depois deslizar o movimento do bumbum para a frente, empurrando em direção à virilha. É preciso alisar do bumbum para a lateral, e daí para a frente e para baixo, bombeando sempre a virilha.

drenagem-3

 

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES?

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado consultar um dermatologista para verificar se a técnica está indicada e irá funcionar.

 

Conclusão

Sabemos nenhum tratamento sozinho faz milagres! Mas a massagem aliada à uma alimentação saldável, prática de atividade física e ingestão de líquidos, os resultados podem ser bem satisfatórios. Então, mãos à obra!

 

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).