Início » Dicas de Treino » Dieta Hipercalórica: Entenda como ela Funciona
Dicas de Treino Dietas e Emagrecimento

Dieta Hipercalórica: Entenda como ela Funciona

Uma dieta hipercalórica é feita para atletas de grande rendimento, que precisam de uma quantidade maior de nutrientes específicos para cumprir suas rotinas de treino e atividades em geral. Vamos falar um pouco mais sobre estas dietas, os perigos de iniciar uma dieta hipercalórica sem o acampamento nutricional adequado e como cada dieta precisa ser pensada para a pessoa e para o tipo de treinamento que ela desempenha.

36f917c7-2ade-42e4-985b-097ba394bbdd

Como é pensada uma dieta hipercalórica?

Assim como existem diversos tipos de programas de exercícios, as dietas hipercalóricas precisam ser adaptadas para cada atleta. Antes de tudo, se você iniciou uma rotina de exercícios para perder peso, é necessário antes equilibrar a sua ingestão e seu uso de energia o que, pelo menos inicialmente, é bem longe de uma dieta hipercalórica.

Começamos a pensar em uma dieta hipercalórica quando pensamos em um atleta de nível profissional, ou pelo menos alguém que tenha passado da rotina de dois treinos médios por semana. A partir daí, é interessante compreender o tipo de dieta hipercalórica da qual falamos:

Super Slim X

Dieta hiperproteíca: muito usada por fisiculturistas profissionais, artistas marciais e outros tipos de atletas que precisam dar enfoque ao ganho de massa muscular. Esta dieta prioriza as proteínas aos outros nutrientes, buscando oferecer ao corpo a possibilidade de aumentar a quantidade de músculos.

Dieta focada em carboidratos: Para atletas que precisam fazer trocar rápidas de energia para se manter em exercícios constantes. Nadadores, jogadores de futebol e tenistas precisam fazer este tipo de dieta hipercalórica.

Por que a dieta hipercalórica precisa ser personalizada?

Apesar de parecer óbvio, é importante ressaltar que cada dieta hipercalórica deve ser personalizada, pelo simples motivo que cada atleta reage de forma diferente ao treinamento. A grande maioria das academias possui um nutricionista gratuito para todos os praticantes, então buscar uma dieta hipercalórica que seja adequada ás suas necessidades é sempre a melhor opção.

Além dos exames padrão que são pedidos para o início dos treinamentos, é possível que o nutricionista peça outros exames para poder determinar como é seu gasto de energia e como o seu corpo absorve vitaminas e minerais.

Com estes exames e a verificação de como seu corpo reage à dieta proposta, ele pode alterá-la, para oferece mais qualidade ao seu treino e a todas as possibilidades possíveis dentro da sua rotina de treino.

Outros cuidados a serem tomados com dietas hipercalóricas

Uma das maiores dificuldades de quem se acostuma a uma dieta hipercalórica é quando existe uma diminuição do ritmo do treino, que pode acontecer devido a uma lesão, dificuldades no trabalho (quando não falamos de um atleta profissional), entre tantas outras questões.

Acontece que, mesmo sem a carga de exercícios, alguns organismos acostumam-se às dietas hipercalóricas e o atleta passa a consumi-la e a não utilizar esta energia, que acaba virando gordura e causando uma série de dificuldades relacionadas.

Outro problema, muito comum na dieta hiperproteíca, são dificuldades no fígado e nos rins de lidar com o aumento repentino de toxinas geradas pelo corpo quando processa a proteína. Se você tiver qualquer problema nestes órgãos, a dieta hiperproteíca pode não ser adequada a você.

Um problema adicional, extremamente comum em atletas de elite de esportes de alto impacto, é a necessidade de cuidados para o reforço da musculatura das pernas e da ossatura. Deve-se acrescentar muito ferro e muito potássio nas dietas de atletas deste tipo, para evitar lesões, que apesar de serem comuns, podem ser evitadas (ou ao menos diminuídas) com um esforço adequado de exercícios e dieta balanceada.

Como pudemos perceber, as dietas hipercalóricas são uma ferramenta fundamental ao atleta, mas também podem se tornar um perigo, quando mal usadas.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment