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Dieta Dukan: saiba tudo sobre essa dieta

A Dieta Dukan foi criada pelo Francês Pierre Dukan e ganhou muito destaque depois que foi utilizada pela Princesa Kate e pela modelo Gisele Bündchen.

Baseada na proteína, essa dieta pode sobrecarregar os fígados e é bom ter um acompanhamento médico para realizá-la. Para tranquilizar, não vi nenhum caso de problemas de saúde por causa dela.

Hoje o foco é único, descobrir tudo sobre a Dieta Dukan. Vamos lá?

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Como funciona a Dieta Dukan?

  • Etapas de emagrecimento

Nas etapas de emagrecimento ocorre o sacrifício, é aquela parte da dieta que é bem restritiva e onde o foco real é a perda de peso rápida.

– Fase de ataque

Na fase de ataque é permitido apenas alimentos ricos em proteínas e, é claro, com baixo nível de gordura. Como falei, o foco da primeira etapa é a perda de peso rápida, por isso é bem restritiva, portanto a fase de ataque não pode durar muito tempo.

Obs: Será complicado, mas você deve se manter firme e seguir rigorosamente a regra dessa fase para que consiga perder o máximo de peso possível, ok?

Alimentos proibidos na fase de ataque: Tudo que não está na lista que disponibilizarei ao final do artigo (Frutas, vegetais, sucos e carboidratos, por exemplo).

Quanto tempo dura essa fase?

Isso depende de quantos kgs precisa eliminar:

> Se precisar perder 1 a 5 kg, essa fase dura apenas um dia;

> Se precisar eliminar de 6 a 10 kgs, essa fase dura 3 dias;

> Se precisar eliminar de 11 a 20 kgs, essa fase dura 5 dias;

> Se precisar eliminar mais de 20 kgs, essa fase dura de 7 a 10 dias.

– Fase Cruzeiro

Nessa fase alguns legumes serão tolerados e os seus dias vão passar a ser chamados de PP (proteína pura) e PL (Proteína + Legumes).

Na Fase Cruzeiro você pode fazer um dia PL e outro dia PP, assim, no PL a retenção de líquido é maior, mas no PP o seu peso real vai aparecer.

Os legumes são liberados a qualquer hora e podem ser ingeridos tanto cozidos quanto crus, só toma cuidado com o tempero, use apenas vinagre, limão, mostarda e iogurte.

Nessa segunda fase também entram no jogo os alimentos tolerados. Agora você pode comer 2 alimentos tolerados por dia desde que a sua perda de peso esteja satisfatória, caso contrário, não está liberado, pois eles são recompensas.

Quanto tempo dura essa fase?

Até você alcançar o peso desejado.

  • Etapas de manutenção

Diferentemente da primeira etapa, a etapa de manutenção é para que você entrar em um processo de reeducação alimentar para que consiga bons hábitos e não volte a ganhar peso.

– Fase Consolidação

Nessa fase ocorre a introdução de frutas, carboidratos, queijos, pães integrais, e jantar de gala e não existe a necessidade de ficar alternando entre PP e PL.

A fase de consolidação é dividida em duas mini-fases, basta pegar o tempo de fase e dividir por dois.

Na primeira mini-fase você seguirá as seguintes regrinhas:

  • Um Jantar de Gala por semana;
  • Apenas uma porção de carboidratos por semana; E
  • Uma fruta a cada dia.

Na segunda mini-fase as regrinhas mudam:

  • Dois jantares de gala por semana, porém com as observações:

> Não devem ser feitos em dias seguidos;

> Deve haver um dia de Proteína Pura entre os jantares.

  • Agora são duas porções de carboidratos por semana; E
  • Duas frutas a cada dia.

Lembrando que nessa fase e pro resto da vida você deve ter um dia na semana com Proteína Pura.

Quanto tempo dura essa fase?

Ela é calculada da seguinte forma: São 10 dias para cada kg perdido. Então, se você perdeu 10 kg, essa fase durará 100 dias.

– Fase Estabilização

Essa é a fase mais simples, pois ela sugere que você já passou pela reeducação alimentar e está apto a voltar a viver normalmente, porém com uma alimentação balanceada e controlada.

Existem apenas três regras que precisa seguir, tudo bem?

  • Consumir, todos os dias, 3 colheres de farelo de aveia;
  • Fazer, todos os dias, 20 minutos de caminhada; E
  • Não se esquecer que um dia na semana é de Proteína Pura.

Quem pode e quem não pode fazer a dieta Dukan?

Pode?

– Pessoas com mais de 7 kgs acima do peso ideal

Não pode?

– Ninguém antes dos 18 anos deve fazer nenhum tipo de dieta, ok?

– Se você precisa perder apenas 2 kgs, não tem sentido pegar esse tipo de dieta.

Alimentos permitidos em cada fase da dieta dukan

– Ataque

> Aves sem pele (exceto aves como pato e ganso);

> Peixes (todos sem exceção);

> Frutos do mar (todos sem exceção);

> Presunto magro (entre 2 e 3% de gordura);

> Proteínas vegetais: tofu (8% de gordura no máximo), seitan e konjac;

> Requeijão 0% até 3 % de gordura (recomendamos o da marca Danubio, que é 0% de gordura);

> Leite desnatado (líquido e em pó);

> Proteína Isolada de Soja e Fibra de Soja;

> Boi (peças magras);

> Vitela (grelhada);

> Iogurte natural desnatado *pode ser com sabor, só não são permitidos os com polpa e calda de frutas

– Cruzeiro

> Iogurte com fruta 0% (1 unidade);

> Iogurte de soja ao natural (1 unidade);

> Proteína de soja texturizada (30 gramas crua);

> Farinha de soja ou amido de milho ( 1 colher de sopa – 20 g);

> Salsicha de frango ou peru, máximo 10% de gordura (100 g);

> Goji Berries: (1 colher de sopa no ataque, 2 no Cruzeiro e 3 na Consolidação);

> Vinho no preparo de alimentos, com a panela destampada para evaporar (3 colheres);

> Creme de leite light – máximo 3% de gordura (1 colher de sopa);

> Pudim Zero: pode ingerir 1 porção por dia (Caso haja a estagnação do peso é recomendado suspender o consumo);

> Queijos com até 7% de gordura (40 g);

> Queijo cottage com até 7% de gordura (1 colher de sopa)

> Leite de soja (1 Copo – 150 ml);

– Alimentos tolerados

> Salsicha de frango ou peru, máximo 10% de gordura (100 g);

> Goji Berries: (1 colher (sopa) no ataque, 2 no Cruzeiro e 3 na Consolidação);

> Vinho no preparo de alimentos e panela destampada (3 colheres);

> Molho de soja Light (1 colher de chá);

> Creme de leite light – máximo 3% de gordura (1 colher de sopa);

> Leite condensado diet – até 3% de gordura – (1 colher de sopa);

> Queijos com até 7% de gordura (40 g);

> Queijo cottage com até 7% de gordura (1 colher de sopa)

> Leite de soja (1 Copo – 150 ml);

– Consolidação

> Todos os alimentos do cardápio da fase de Ataque e da Cruzeiro;

> Tolerados: 3 porções diárias;

> Frutas: Não coma banana, uva e cereja. Devem ser de tamanho médio, por exemplo: uma maçã, dois kiwis, etc;

> Pão integral: Duas fatias por dia;

> Queijo: Pode-se consumir 40 gramas de queijo por dia com mais de 7% de gordura (não consuma queijos que possuem mais de 40% de gordura);

> Carboidratos: é permitido 220 gramas (Integrais) e 125 gramas (cozidos e normais). Exemplos: massa, cuz-cuz, arroz, batatas, sêmola, lentilhas, feijão e ervilhas. Sempre opte por integrais e o consumo da porção deve ser em apenas uma refeição;

> Farelo de Aveia: 2 colheres e meia por dia;

– Estabilização

> Todos os alimentos são permitidos.

E então, o que achou do artigo?

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Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

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