Início » Saúde » Diabetes: por que ocorre? Sintomas e Tratamentos.
Saúde

Diabetes: por que ocorre? Sintomas e Tratamentos.

Conheça tudo sobre o diabetes, como ocorre, se há tratamento e muito mais!

No mundo atual, as pessoas tem dietas cada vez piores, com ingestão de fast foods, refrigerantes, doces e açúcares em excesso.Grande parte do mundo sofre com a diabetes, esse é um problema que atinge milhares de pessoas, independente da sua origem, raça ou idioma. Conhecer todos os sintomas dessa doença, assim como seus tipos e da onde surgem é fundamental para que você possa identificá-la o mais cedo possível e ir ao médico. Existem no mercado, várias dietas e tratamentos que podem te ajudar, como por exemplo, dietas para diabéticos e até o método dr rocha diabetes controlado. Quando não tratada corretamente e a tempo, a diabetes pode trazer outras complicações a saúde. Veja a seguir como ocorre a diabetes e qual é o tratamento mais indicado.

diabetes block letters in crossword and spoon over sugar pile isolated on grainy white sugar texture in sweet food abuse and healh risk of sweet nutrition abuse

Entenda o que é e conheça os tipos de Diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica causada pela falta de insulina no organismo ou ainda pelo fato de a insulina não exercer da forma como deveria os seus efeitos. A falta de insulina é dada quando o pâncreas não produz a quantidade necessária desse hormônio. Quando existe a falta desse hormônio, a glicose no sangue irá aumentar e, consequentemente, você vai ter o Diabetes.

Essa doença tem diversos tipos. O primeiro deles, conhecido como Diabetes tipo 1, atinge uma pequena proporção da população e surge quando o pâncreas é impedido de produzir a insulina devido a um defeito do sistema imunológico. A pré-diabetes é um diagnosticado dado por médicos quando o paciente pode vir a desenvolver a doença. O Diabetes tipo 2 é o mais comum e atinge grande parte das pessoas; ele surge quando existe diminuição da secreção de insulina e um defeito conhecido como resistência à esse hormônio. Há também o Diabetes Gestacional causada pelo aumento da resistência à insulina e pode ou não ir embora após o parto.

Quais são os sintomas da Diabetes?

Os sintomas da doença se dividem em duas categorias: sintomas de Diabetes do tipo 1 e sintomas de Diabetes do tipo 2. Os pacientes que estejam com Diabetes do tipo 1, podem sentir, entre outros sintomas: vontade de urinar frequentemente, fome excessiva, sede, perda de peso, fadiga, fraqueza, alterações no humor, vômitos, náuseas e nervosismo.

Já os pacientes diagnosticados com Diabetes do tipo 2, geralmente vão sofrer com: infecções, formigamento nos pés, visão embaçada, furúnculos e dificuldade para cicatrizar feridas.

Conheça o tratamento para Diabetes

O tratamento para essa doença consiste em levar uma vida saudável com uma boa alimentação para controlar os níveis de glicemia no sangue e evitar outras complicações. Em um tratamento para Diabetes é essencial praticar exercícios físicos para manter os níveis de açúcar controlados, no mínimo 3 vezes na semana. A restrição é apenas para quem sofre de hipoglicemia, que não deve praticar exercícios físicos.

Ter uma dieta controlada também faz parte do tratamento, para isso você deve construir um cardápio livre de açúcares simples que geralmente estão presentes em doces, nas massas e nos pães. Os diabéticos devem apostar nos alimentos que possuem o índice glicêmico baixo. Também é importantíssimo verificar a sua glicemia com um glicosímetro. Os pacientes com Diabetes tipo 1 precisam, diariamente, tomar algumas doses de insulina, enquanto os pacientes com Diabetes tipo 2 só necessitam em casos especiais.

 
Conclusão
 
Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações e que com sucesso consigam manter uma dieta equilibrada e livre do diabetes ok?
 
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment