Início » Dicas para Mães » Cuidados com bebê recém nascido
Dicas para Mães

Cuidados com bebê recém nascido

Cuidar de um bebê não é algo tão simples quanto parece, independente se você é mãe de primeira viagem ou se já tem outros filhos, sempre vai existir alguma dúvida ou incerteza na hora de cuidar do seu bebê recém nascido. Isso acontece pois cada criança é de um jeito, e nem sempre os cuidados que serviram para um filho servem para o outro, por isso é preciso sempre estar em busca de conhecer novas técnicas e ver com qual o seu bebê se adapta melhor. São tantos pequenos detalhes que até mesmo as mamães mais experientes podem ficar perdidas, por isso hoje vamos falar um pouco sobre alguns cuidados básicos com os bebês recém nascidos.

cute-mother-baby-sleeping-photography-happy

Hora do banho

A hora do banho é sempre um dilema, desde o primeiro banho, que sempre tem aquela dúvida sobre quem deve dar o banho no bebê, pois ele é extremamente frágil e qualquer descuido pode ser prejudicial. Ao longo do tempo as mães vão pegando o jeito e descobrindo as melhores maneiras de da banho em seu bebê, algumas optam por banheiras menores, pois assim o risco do bebê escorregar é menor, e existe até mesmo aquelas que optam por dar banho nos bebês utilizando o chuveirinho do chuveiro. Por isso é possível afirmar que não existe uma maneira certa de dar banho nos bebês, pois isso vai depender de cada mãe e do jeito que ela acha que seu filho vai se adaptar melhor.

Mas é sempre bom tomar cuidados na hora do banho, principalmente de recém nascidos, evitar que entre água no ouvido, não deixar o bebê sozinho na banheira, mesmo que tenha pouca água ainda é perigoso, entre outros cuidados simples, mas essenciais para os bebês.

Super Slim X

Steps on Bathing your Newborn Babies: Sponge and Water Bathing ...

Amamentação

A amamentação é uma das coisas essenciais para os recém nascidos, uma vez que essa é a única fonte de alimentação deles. Por isso as mães devem tomar diversos cuidados para que seu bebê receba o melhor leite possível, o leite materno. Mães que tomam medicamentos deve consultar o seu médico para saber se eles podem ser consumidos durante a amamentação, uma vez que alguns podem conter substâncias que ficam no leite e são passadas aos bebês.

Outra coisa importante é que os bebês precisam mamar entre 6 e 8 vezes ao dia, alguns mamam até mais, mas no geral isso acontece a cada 3 horas. Se o seu bebê dormir demais e não acordar na hora de mamar, você pode aproveitar a hora de trocar as fraldas para oferecer o peito para ele, o importante é não deixar que ele fique longos períodos sem se alimentar.

Hora de dormir

Como dito anteriormente alguns bebês recém nascidos dormem demais e até mesmo esquecem de se alimentar, porém outros são o contrário e demoram para dormir, principalmente a noite, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento deles, e a rotina dos pais. É importante que o bebê tenha uma rotina de sono desde recém nascido, existe até mesmo alguns livros como o Fada do Sono, que auxiliam os pais com técnicas para ajudar a fazer os bebês dormirem de maneira regular e com uma rotina, uma vez que dormir tem um papel fundamental no crescimento e no bom desenvolvimento dos bebês.

Não existe regra geral para cuidar de bebês recém nascidos, os pais ao longo do tempo vão testar diversas técnicas e tipos de cuidado, e somente com o passar dos dias vão conseguir definir quais são os melhores para o seu bebê.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment