Início » Piercings » Piercing: cuidados e cicatrização com seu novo piercing
Piercings

Piercing: cuidados e cicatrização com seu novo piercing

Vai furar ou já furou seu piercing e quer saber as principais recomendações? Veja tudo aqui!

As modificações pelo corpo como a tatuagem e o piercing ganham cada dia mais adeptos, porque trazem personalidade ao indivíduo e uma forma de arte registrada.

Antes de perfurar alguma parte do corpo é necessário saber os cuidados e principais orientações para que o seu piercing tenha uma boa cicatrização e não traga infecções para o seu organismo, algumas precauções devem ser tomadas e vamos dar todas as dicas a seguir. Saiba agora!

O que saber antes de fazer o piercing?

O piercing é uma perfuração em algum órgão do corpo e que nesse furo fica alojado uma joia de metal, que na maior parte das vezes é feita de aço cirúrgico que não causa alergias e tem uma boa aceitação pelo corpo.

Super Slim X

As partes do corpo mais comuns de colocação de piercing é no nariz, orelha, boca, língua, cartilagens, sobrancelha, umbigo, mamilos e órgãos genitais.

Antes de fazer o seu piercing vários fatores devem ser levados em conta:

  • Escolha um bom e conceituado estúdio de colocação de piercing e tatuagens
  • Escolha um profissional com experiência no ramo
  • Verifique detalhadamente se o estúdio segue as normas de higiene e esterilização dos utensílios de perfuração do piercing
  • Analise se a joia escolhida é de material antialérgico

Essas cautelas devem ser tomadas com atenção antes de fazer o seu piercing, para evitar preocupações futuras após a perfuração.

Cuidados após a perfuração

Os cuidados depois de colocar o seu piercing são primordiais para que ocorra uma boa cicatrização nos primeiros trinta dias e você não sofra com dores e infecções.

Piercings mal cuidados podem trazer complicações para seu organismo como dor, infecção, pus, má cicatrização, queloide e em alguns casos você será obrigado a retirar a joia e ficar sem o piercing.

Os zelos com os primeiros dias após o piercing são em sua maior parte com a higiene do local e evitar contato com sujeira e atrito na região que está tentando se recuperar e aceitar um corpo estranho.

Limpe bem o local

A limpeza do novo piercing deve ser feita três vezes ao dia e é importantíssimo usar produtos próprios e antibacterianos para isso.

Para começar a limpar o seu piercing use soro fisiológico e com uma gaze esterilizada passe um bom antisséptico como o Povidine (muito usado em centros cirúrgicos), ou outro de sua preferência.

Ao passar o antisséptico movimente o seu piercing com delicadeza o rodando para que limpe todo o local, principalmente o que está em contato com a pele e ele não grude as secreções, secreções grudadas poderão atrair bactérias e infecções.

Lave as mãos antes de tocar no piercing

Esse é um dos cuidados de maior importância, evite de toda forma mexer e tocar no seu novo piercing com as mãos sujas. Lave bem as mãos com sabonetes antissépticos como Protex antes de manusear a região e antes de fazer a limpeza três vezes ao dia.

Mantenha as mãos sempre limpas para evitar a contaminação local.

Coma coisas saudáveis

Todos esses cuidados com os primeiros dias após a perfuração são para evitar a infecção do local, que se não cuidada poderá trazer sintomas e dores.

É importante que você se alimente muito bem nos primeiros dias, coma coisas saudáveis para manter o seu corpo com os melhores e mais nutritivos alimentos. Escolha comer frutas, verduras e legumes orgânicos, evite frituras, comidas gordurosas e bebidas alcóolicas, tudo isso influenciará numa bela cicatrização e mais rápida.

Evite sol e praia

No primeiro mês não é recomendado que você frequente piscinas, saunas e banheiras, tudo que tem água represada, porque esses locais estão infestados de bactérias e muito contaminados, o que pode acarretar uma infecção e estragar a boa cicatrização local.

Muito sol e praia também devem ser evitados, isso atrapalha a cicatrização e são grandes riscos para contágio.

Cuidados ao dormir

Se você furou o umbigo evite dormir de barriga para baixo durante os 30 primeiros dias e também não use roupas apertadas na região que poderão atritar a região resultando numa má cicatrização.

Piercing na orelha que contém cartilagem, região com pouca irrigação sanguínea são os mais difíceis no processo de cicatrização, tanto que demoram 2 meses ou mais para isso.

Não durma com a cabeça encostada no travesseiro do lado que o piercing foi furado.

Evite produtos de beleza

Se você fez um no rosto evite maquiagens, batons, base e corretivo no local.

Para as outras partes do corpo evite o uso de hidratantes que podem ser prejudiciais na cura.

E se inflamar?

Se mesmo tomando todos esses cuidados o seu furo inflamou e tem te trazidos incômodos, dores, vermelhidão local, inchaço e até pus, o ideal é você procurar um pronto-atendimento para avaliação do caso e tomar os medicamentos necessários.

Em alguns casos mais graves podem ser receitados até antibióticos e retirada da joia.

De pessoa para pessoa varia muito o tempo que o piercing leva para cicatrizar, se o seu está te incomodando, procure um profissional e ajuda o quanto antes.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment