Início » Cabelo » Corte de cabelo para cada tipo de rosto
Cabelo

Corte de cabelo para cada tipo de rosto

Toda mulher  vaidosa sabe bem da importância que o cabelo tem em nossa aparência, não é mesmo? E não é para menos, afinal, ele serve como uma moldura para o nosso rosto, e como toda moldura que se preze, deve ressaltar os pontos fortes e suavizar os pontos fracos. Por isso não é a toa que muitas de nós tememos a simples ideia de mudar de visual e experimentar algo novo. É bastante comum ver mulheres que temem a tesoura ou que chegam até mesmo a chorar na cadeira do salão se algo dá errado ou fica diferente do esperado.

Cortes-de-cabelo-001

Esse temor é mais do que compreensível: muitas de nós queremos a aparência perfeita e as madeixas são responsáveis por grande parte disso. Não é a toa que o mercado nesse ramo é tão grande, cheios de opções, produtos, tratamentos e tendências e diante disso é muito fácil acabar em um grande dilema na hora de escolher.  Porém, para minimizar as chances de errar existem maneiras mais simples de escolher aquele que pode ser o corte para chamar de seu. Uma delas é escolher o novo visual de acordo com o seu tipo de rosto.

Sim. Esse é um método simples, mas que oferece várias vantagens e menos dor de cabeça:

Vantagens de escolher o corte de cabelo para cada tipo do rosto

Na prática você só tem a ganhar ao usar essas dicas para tomar sua decisão. Isso porque as dicas levam em consideração os pontos fortes dos seus traços faciais, ressaltando sua beleza natural e o que te valoriza, deixando de lado as últimas tendências da moda que saem nas revistas.

A verdade é que a moda não é para todos. Nem sempre ela é democrática e o risco de não ser a melhor opção para o seu caso é bem grande. Enquanto isso, escolher de acordo com suas características minimiza – e muito – o risco de acabar com um visual que, por exemplo, ressalte a testa grande, ou o rosto “bolachudo” e que pode demorar muito para ser consertado.

Conheça os melhores cortes de cabelo para o seu rosto

Veja agora quais são as suas melhores possibilidades para escolher os cortes levando em consideração os seus traços faciais:

Rosto Oval:

Cortes-de-cabelo-rosto-oval

O rosto oval é considerado o mais versátil para as opções de cortes pois a princípio ele é tido como o mais “harmônico”. Se você gosta de franjas laterais, certamente terá muitas ideias entre as quais escolher para decidir. Do mesmo modo, os cortes desfiados em camadas são excelentes para quem quer dar o aspecto de movimento aos fios. Se você tem cabelos cacheados ou crespos, cortes médios com uma base reta e mechas de efeito desfiado emolduram e contornam o rosto, suavizando a expressão e rejuvenescendo.

Há pouquíssimas restrições para quem tem o rosto oval. Apenas duas, na verdade: evitar o corte chanel se o seu pescoço for muito longo e franjas muito curtas se a testa for grande

Rosto Redondo:

Cortes-de-cabelo-rosto-redondo

O rosto redondo apresenta as maçãs do rosto mais cheinhas, portanto a ordem do dia é escolher um corte que não as ressalte. É importante controlar o volume através do corte, sugerindo movimento. Cortes desfiados em comprimentos médios e longos são excelentes escolhas, bem como cortes de fio reto sem volume, franjas de lado ou jogadas sobre o rosto e mechas laterais.

É recomendado evitar os cortes de comprimento muito curto, tipo joãozinho ou inferiores a linha do queixo ou com volume na parte de cima.

Rosto Quadrado:

Cortes-de-cabelo-rosto-quadrado

Quem tem o rosto quadrado deve pensar em cortes que possam suavizar a resta grande ou a linha do queixo, que é bastante pronciada. Nesses casos os fios médios ou longos e repicados de uma maneira a dar efeito de volume são bastante eficientes, do mesmo modo que cortes em camadas a partir da altura da maçã do rosto. Se você gosta de franja, leve em consideração que as que tem comprimento localizado na altura da sobrancelha.

Caso tenha dúvidas sobre o tamanho dos fios, pense em no mínimo 2,5 centímetros abaixo da linha do queixo.

As restrições para quem tem esses traços são cortes na altura do queixo, cortes de visual muito reto, franjas repicadas, ou repartir o cabelo ao meio. Eles “chapam” o rosto e o resultado pode ficar estranho.

Rosto Triangular:

Cortes-de-cabelo-rosto-triangular

Quem possui esses traços tem como pontos fortes o queixo fino e maçãs do rosto levemente salientes, enquanto a testa larga é o ponto a ser disfarçado. Cabelos médios – sendo que o comprimento mínimo é abaixo do ombro – e longos, com franjas desfiadas – compridas e laterais – ajudam a suavizar a região da testa.

Cortes que tenham efeito de volume lateral na altura da bochecha também favorecem bastante. Já se você gosta de franjas, é interessante que ela seja desfiada.

Lembre-se:

Seja para escolher um corte de cabelo, um penteado, uma cor de tintura ou qualquer coisa que prometa uma mudança no visual – até mesmo as roupas – leve em consideração as suas características pessoais: seus fios, seus traços e seu corpo.

As tendências da moda costumam ser bons parâmetros para a maioria, e não devem ser mais do que isso: um ponto de partida. Fora isso, é importante optar por aquilo que te valoriza. Se a tendência atual valoriza os seus pontos fortes, não há mal algum em tirar proveito delas. Caso seja o contrário, simplesmente ignore. Valorize aquilo que você tem de melhor e arrase!