Início » Tatuagem » Como tratar uma nova tatuagem
Tatuagem

Como tratar uma nova tatuagem

tratar nova tatuagem

Escolher um bom local onde tatuar e também um bom tatuador é o primeiro passo, para conseguir uma boa tatuagem e sobretudo uma tatuagem saudável. Ninguém quer ter uma tatuagem que se arrependa, queremos sim ter uma tatuagem inspiradora que nos defina e nos deixe orgulhosos. O problema é que mesmo uma boa tatuagem pode sair arruinada se o cuidado depois de feita for fraco ou deficiente. Depois de fazer uma tatuagem é crucial que preste atenção às dicas do tatuador para saber como agir no tratamento da sua nova tatuagem. Para os mais distraídos o que trazemos aqui hoje são dicas para que consiga tratar da sua nova tatuagem e a mantenha limpa e sobretudo viva.

tratar nova tatuagem

  • Oiça o seu tatuador – Presumindo inicialmente que escolheu um bom tatuador e um tatuador de confiança, este depois da tatuagem feita irá fornecer-lhe informações e o procedimento correto que deve efectuar para tratar a sua tatuagem definitivamente. Estas recomendações são como o seu seguro, se as seguir irá correr tudo bem (excepto alguns casos), caso contrário poderá correr sérios riscos de arranjar problemas para a sua pele. Algo que presumo queira evitar ao máximo.
  • Mantenha o curativo – Para o seu bem deve deixar o curativo num período de tempo que varia entre 2 e 24 horas. O seu tatuador irá dizer-lhe quanto tempo deverá manter o curativo, siga as suas instruções à risca e sobretudo seja paciente. Vai ter a sua tatuagem feminina para o resto da vida, não à necessidade de ter pressas que podem resultar numa má cicatrização. Certifique-se que o curativo é espesso, absorvente e anti-aderente. O curativo serve para impedir que a sua pele (momentaneamente danificada), receba bactérias, por isso deve de todo preservar o mesmo.

  • Molhe o curativo com água morna na hora de remoção – Isto é algo opcional, mas é algo que recomendamos. Molhar o curativo é importante para evitar que a tatuagem fique colada ao curativo e ofereça resistência na hora da remoção do curativo, provocando-lhe dor.

  • Lave a sua tatuagem – A maioria dos tatuadores recomenda que lave a sua tatuagem com água morna e com pouca pressão, usando um sabão líquido anti-bacteriano ou anti-microbianas. Use as mãos na lavagem e não um pano e remova todos os vestígios de sangue para evitar que se formem crostas. Não esfregue e limpe com uma toalha limpa. Depois da lavagem inicial não utilize mais sabão anti-bacteriano. Alguns tatuadores recomendam que deixe a tatuagem secar pelo menos 10 minutos antes de avançar para o passo seguinte.
  • Aplique pomada – Muitos tatuadores sugerem que utilize pomada por pele menos 2 a 3 dias. A poema dura mais tempo que a loção, reduzindo assim o número de vezes que você tem de a aplicar e reduzindo assim também o tempo de fricção. Aplique apenas uma camada fina, suficiente para deixar a tatuagem a brilhar, caso contrário e exagerando na dose apenas provocará a sua “asfixiação”. Deve aplicar duas vezes por dia. Mude para loção quando o tatuador disser que deve mudar.

  • Continue a aplicar a loção ou pomada seguindo as ordens do tatuador até que a tatuagem cure – A tatuagem pode parecer um pouco turva por alguns dias enquanto cura, é totalmente normal. A isso chama-se “casca de cebola”. A sua tatuagem pode eventualmente criar peles, não as remova porque pode acabar por retirar um pouco de tinta. É provável que isso aconteça entre os 4 e os 7 dias. A cicatrização completa vai demorar 4 a 6 semanas.

Dicas adicionais para tratar da sua tatuagem

  • Evite molhar a tatuagem. Tome banhos curtos, evite piscina ou sauna. Demasiada água pode acabar por tirar a tinta da sua tatuagem;
  • Mantenha a sua tatuagem longe dos raios solares até que esta esteja totalmente curada. Cubra a sua tatuagem com a roupa. Use também um protector solar;
  • Evite arranhar a sua tatuagem, para além de poder retirar pigmentos, pode até reabrir a sua tatuagem à infecção;
  • Não faça a depilação na sua tatuagem até que esteja totalmente curada. Se fizer a depilação à volta evite que o creme de barbear atinja a tatuagem;
  • Evite água salgada por completo.

Cuidados com a tatuagem

  • Durante o processo de fazer a tatuagem podem-se espalhar doenças e vírus se não forem tomados os cuidados certos. Por isso é que é tão importante encontrar uma boa loja de tatuagens, mesmo que o preço seja mais elevado. Lembre-se que está a fazer um investimento para toda a vida, e lembre-se também que paga aquilo que recebe;
  • Não deixe a sua tatuagem “secar” enquanto se encontra no processo de cicatrização;
  • Mesmo depois de curada a sua tatuagem ainda pode parecer desfocada ou sem viva, é totalmente normal. A tatuagem necessita de tempo para “assentar”. Como referimos anteriormente isso leva cerca de 4 semanas;
  • Como também dissemos anteriormente é totalmente normal que a sua tatuagem crie peles, não deve de todo removê-las, porque isso pode danificar a sua tatuagem.

Estas são as nossas dicas para que consiga ter uma nova tatuagem completamente saudável e livre de infecções. Siga as nossas dicas e sobretudo as dicas do seu tatuador e tudo correrá da melhor forma.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

2 Comments

Click here to post a comment