Início » Casa » Como passar roupa
Casa

Como passar roupa

Grande parte das tarefas mais rotineiras dos serviços domésticos diz respeito ao cuidado das roupas. É muito importante que elas estejam limpas e bem passadas especialmente as roupas que usamos para sair de casa e para trabalhar. A boa aparência e a aparência asseada é importantíssima, portanto as roupas devem refletir esse mesmo cuidado.

Passar-roupa-003

Diante disso, uma das etapas mais importantes é passar a roupa. O problema é que nem todo mundo tem a intimidade necessária com o ferro ou tanta habilidade quanto gostaria para tanto, sem contar que essa tarefa é uma das mais odiadas e cansativas. Mas, como não dá para evitar, é melhor aprender a lidar com isso do que ter de sofrer todas as vezes.

Sendo assim chegou a hora de ajudarmos você a se sair bem nessa tarefa. Você aprenderá a passar roupa e também descobrirá algumas dicas que podem simplificar a sua vida.

Super Slim X

Como passar roupas passo a passo:

Vamos agora explicar etapa por etapa o que é preciso para começar. Parece complicado no início, mas com o tempo você pode pegar a prática e deixar a tarefa cada vez mais simples. Confira:

1. Etiqueta da roupa: A primeira dica – e mais básica delas – é observar as instruções presentes nos símbolos da etiqueta da roupa. Ela indica qual a temperatura indicada para o ferro de passar no caso daquele tecido.

2. Configure o ferro de acordo com o tecido: Coloque o ferro na tomada e deixe-o descansar virado para cima, esperando até que ele atinja a temperatura correspondente a peça que deseja passar. Se você tiver muitas roupas com tecidos diferentes para passar, tente separá-las de acordo com a necessidade da temperatura, sendo da mais baixa para a mais alta.

3. Coloque parte da peça sobre a tábua de passar: Para colocar parte da roupa sobre a tábua de passar, coloque a roupa pelo avesso. Se o tecido for seda ou algodão, deixa na posição normal.

4. Borrife água na roupa: Uma leve borrifada de água deixa a peça mais maleável para passar. Espirre um pouco do líquido na região.

5. Passe: É hora de começar o trabalho em si. A primeira recomendação é primeiro passar as áreas grandes, para depois passar para o trabalho nas laterais. Depois desse planejamento basta começar a passar, cuidando para manter o mesmo movimento do ferro e sem deixar que ele repouse em alguma parte do tecido, evitando assim que a peça estrague. Em caso de amarrotados mais difíceis, borrife um pouco de água sobre a região e passe o ferro sobre ela.

6. Desvire a peça e passe novamente: Vire a peça, colocando o avesso para dentro e volte a passar, garantindo assim um bom resultado. Esse procedimento é opcional, mas é interessante se você precisa que a roupa esteja com uma boa aparência. Não faça essa troca se estiver lidando com roupas de algodão ou seda pois há o risco de estragá-las.

7. Pendure ou dobre logo após passar: Para evitar amassados, pendure a roupa no cabide ou dobre e guarde-as no lugar logo após terminar a tarefa.

Dicas para passar roupas com mais facilidade

Existem algumas dicas capazes de deixar a tarefa mais fácil. Veja só quais são elas:

Passar-roupa-001

Retirar a roupa do varal ainda úmida: Roupas secas ou esturricadas são mais difíceis de passar, portanto passá-las enquanto ainda estiverem ligeiramente úmidas torna a vida mais simples.

Use borrifador de água com amaciante: Se as roupas que você deseja passar já estão secas ou ficaram tempo demais sob o sol, utilize uma solução com água e um pouco de amaciante para umedecer o tecido e deixar o trabalho mais fácil. Resultado parecido pode ser obtido com o uso somente da água ou de spray aromatizante.

Passar mangas com mais facilidade: Se você precisar passar a manga de uma blusa ou camisa, enrole uma toalha e coloque-a completamente dentro da região.

Use papel alumínio na tábua de passar: Se você não tem mantas de passar roupa, coloque um pedaço de papel alumínio na passadeira, e sobre esse papel coloque a roupa. Esse recurso vai dar uma força para manter a temperatura sem que seja necessário ficar virando a roupa toda a hora.

Erros para não cometer enquanto passa a roupa

Todo iniciante comete erros. Isso é normal. Porém, resolvê-los o quanto antes pode poupar muito tempo. Veja alguns dos erros mais comuns de quem não tem intimidade com o ferro de passar:

Passar-roupa-002

Passar a roupa na cama: O local certo para passar roupas é a tábua de passar ou em uma superfície dura e plana. Como seu colchão dificilmente atende a esse requisito, a pela dificilmente ficará bem passada, e sem contar os riscos do ferro quente podendo queimar e roupa da cama.

Passar roupas que já estão usadas: Por mais que a tentação seja grande, passar a roupa nessas condições deixa a peça com cheiro ruim e a aparência também não fica lá essas coisas.

Colocar a temperatura do ferro mais alta que o necessário: O ferro de passar esquenta muito mais rápido do que esfria, portanto deixar que a temperatura fique alta demais pode estragar sua roupa.

Deixar a água no ferro após o uso: Se você usa ferro a vapor, pode ser que coloque mais água que o indicado e com isso corra maiores riscos de sujar a roupa devido ao vazamento do líquido. Coloque a quantidade de água indicada e use somente quando estiver saindo apenas o vapor.

Viu só como é simples? Então mãos a obra!