Início » Casa » Como limpar prata? Soluções caseiras eficazes.
Casa

Como limpar prata? Soluções caseiras eficazes.

A prata é um metal incrível e devido a sua composição química, possui um lindo brilho metálico quando minerada e/ou polida. É utilizada há milênios na confecção de ornamentos e utensílios, possuindo uma polidez que acentua a elegância de jóias, talheres e demais itens até hoje.
Infelizmente, a prata costuma ser mais frágil (comparada a outros metais de uso corriqueiro), manchando e danificando com facilidade e rapidez. Essa fragilidade pode até te trazer receio de limpar suas próprias peças, por medo de estragá-las. Mas não é preciso ser um especialista para deixar sua prata linda, lustrosa e brilhante. Aqui vão algumas dicas de como limpar prata, de maneira simples na sua casa:

Pasta de Dente

O método mais simples para peças menos deterioradas. Com uma flanela umedecida, aplique uma pequena quantidade de creme dental e esfregue delicadamente por todo o objeto. Desse modo, a sujeira sairá na flanela. Lave com água morna e seque-o com um pano macio. Havendo muitas ranhuras ou detalhes, pode se utilizar também uma escova de dentes para a limpeza, só devendo ter cuidado para não arranhar a peça. Dê preferência para pastas de dente cremosas e simples, que não tenham aditivos químicos branqueadores.

Bicarbonato de Sódio

Quando a peça estiver bastante deteriorada pela oxidação e for mais trabalhosa para limpar, você poderá usar esse método. Escolha um recipiente que caiba o objeto danificado, cubra o recipiente por dentro com papel alumínio e coloque o objeto lá dentro. Em seguida despeje água quente e bicarbonato de Sódio. Em instantes a reação química acontecerá, e a oxidação sairá. Retire o objeto, lave bastante com água morna e seque-o com um pano macio. Se a corrosão permanecer, você poderá adicionar vinagre ou sal ao banho da peça. Esse método requer muito cuidado, pois a reação química que ocorre poderá ser agressiva para a peça.

Refrigerante ou Suco de Limão

Da mesma forma que o método anterior, a peça deve ficar imersa em um recipiente apenas com o refrigerante ou o suco de limão. Após alguns minutos (de 15 a 20), retire o objeto do recipiente, lave-o bem e seque com cuidado. O Refrigerante deve ser de sabor cola, pois ele possui componentes químicos que agem contra a corrosão da peça.

Considerações

  • Sempre que utilizada, a Prata deverá ser lavada e secada imediatamente. Quanto mais o objeto for utilizado e devidamente cuidado, menos manchas e oxidações ele terá.
  • Ao limpar as peças, dê preferência aos detergentes neutros que não comprometam sua integridade. Limpe o suficiente para deixar totalmente livre de resíduos. Evite o uso de lava louças, o melhor jeito é sempre à mão. E se for necessário usar luvas, evite as de borracha, utilize luvas de nitrila.
  • Ao secar os objetos, priorize a utilização de flanelas, tecidos de microfibra, algodão e panos macios que evitem arranhar suas peças. Seque-as sempre com muito cuidado e delicadeza.

Também existem muitos produtos específicos para polimento e limpeza de prata no mercado. O importante mesmo é cuidar das suas peças para mantê-las lindas e brilhantes para que possam ser utilizadas por muitos anos mais.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment