Início » Dinheiro » Como conseguir um emprego
Dinheiro

Como conseguir um emprego

A indicação faz toda diferença.(Foto: Divulgação)

Conseguir um emprego não é tão simples quanto parece. Mesmo sendo um bom candidato e tendo toda qualificação exigida pelo mercado, o fundamental é ser estratégico também na busca por novas oportunidades.

Elaborar um bom currículo é o primeiro passo. (Foto: Divulgação)
Elaborar um bom currículo é o primeiro passo. (Foto: Divulgação)

Dicas de como conseguir um emprego

Você está com dificuldades para encontrar um trabalho? Então confira a seguir algumas dicas para ter sucesso na sua busca:

Elabore um bom currículo

A elaboração do currículo é o primeiro passo para lutar por uma oportunidade de emprego. O documento é a apresentação do candidato, por isso deve ser claro, conciso e direto. O conteúdo deve ser formado por dados pessoais, informações para contato, objetivo profissional, qualificação, experiência profissional e atividades extracurriculares. Jamais um currículo deve ser mais do que duas páginas.

Não se limite aos cadastros online

Muitas pessoas que estão procurando emprego passam horas em frente ao computador enviando currículos nos sites e e-mail das empresas. Este canal pode até ser mais prático, mas é utilizado por milhares de candidatos. Nem sempre os recrutadores conseguem dar conta de ler todos os currículos cadastrados.

Se você mora no Rio de Janeiro, acesse o site vagas e empregos rj. Ou se você mora em São Paulo, acesse o site vagas de emprego sp. Neles você encontra diversas vagas em muitas áreas, e é de graça.

A indicação faz toda diferença.(Foto: Divulgação)
A indicação faz toda diferença.(Foto: Divulgação)

Peça que alguém te indique

Atualmente, grande parte das empresas dá preferência à contratação de pessoas indicadas por colaboradores. Este é um exemplo clássico do que conhecemos como Q.I (quem indica).

 Organize a caça ao emprego

Faça uma lista com os nomes de várias empresas que você gostaria de trabalhar e também tome nota daquelas que estão com grande quantidade de contratações. É importante saber quais serão as principais apostas na busca por emprego.

Existem três características que são fundamentais para conseguir uma boa oportunidade de trabalho. São elas: vagas em aberto, indicação e interesse pela empresa. Somente as companhias que atendem a essas características devem constar na lista.

Corra atrás

Envie seu currículo para cinco novas vagas a cada semana, procurando sempre adequar o documento a cada um dos cargos. Quanto maior o número de envios, maiores são as chances de ser chamado para uma entrevista. Lembre-se: não vale a pena mandar currículo para qualquer oportunidade. É essencial encontrar vagas para as quais você tem perfil e se identifica.

Invista da sua qualificação

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quando se trata de qualificação. Por isso, os trabalhadores desempregados devem investir em cursos profissionalizantes, técnicos ou no ensino superior. As novas habilidades no currículo podem fazer a diferença na disputa por uma vaga de emprego.

Comece a treinar para a sua entrevista de emprego. (Foto: Divulgação)
Comece a treinar para a sua entrevista de emprego. (Foto: Divulgação)

Comece a treinar para a entrevista

Vale a pena começar a treinar para a entrevista de emprego. Pense no que vai falar para o recrutador, evite usar gírias no seu discurso e também modere a quantidade de gestos.