Início » Cuidar da pele » Como acabar com a Celulite? Dicas e Mitos sobre tratamentos
Cuidar da pele Estética

Como acabar com a Celulite? Dicas e Mitos sobre tratamentos

A celulite é uma das grandes preocupações de quem faz parte do time das vaidosas. Os furinhos que se destacam a pele, especialmente no bumbum e nas coxas representam um  verdadeiro pesadelo para muitas de nós.

Mesmo que sejam normais e possam aparecer a qualquer momento independente do peso, a verdade é que estamos sempre em busca de dicas e tratamentos capazes de nos livrar desse problema e, claro, também existe uma variedade de produtos e procedimentos disponíveis no mercado. Mas em meio a tantas opções, você sabe efetivamente o que é celulite e o que pode ser feito para resolver o problema?

Pois bem, caso não saiba, essa é a sua oportunidade!

Super Slim X

O que é celulite?

A celulite é caracterizada por irregularidades na pele, semelhantes a ondulações. Elas são provocadas por problemas na anatomia do tecido subcutâneo, ou seja, abaixo da pele visível.

Abaixo da nossa pele existe uma placa de tecido adiposo (gordura) e abaixo dela o músculo, conectado a pele por fibras elásticas que atravessam o tecido da gordura. Quando essas fibras passam a apresentar baixa elasticidade e ainda existe o acúmulo de gordura no local, a pele acaba tomando esse aspecto irregular.

O problema acaba aparecendo com mais frequência nas áreas do corpo que acumulam gordura com facilidade, como é o caso de coxas, quadril, bumbum e barriga. A celulite também é mais comum em mulheres do que homens, sendo que a estimativa é de que até 90% de nós estejamos nessa situação em algum grau.

Os fatores de risco para o surgimento da celulite são idade, histórico familiar, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo, alimentação inadequada com alto consumo de sal, carboidrato e gordura e pouca ingestão de líquidos. Além disso, o estresse também é apontado como um dos fatores a aumentar a provabilidade de problemas. E apesar do excesso de peso ser um dos fatores de risco, é preciso dizer que a celulite é democrática: ela também pode estar presente na pele de pessoas magras.

Outra coisa que deve ser dita: não existe um tratamento completamente eficaz para dar fim a celulite. Ela pode ser minimizada, mas não eliminada. Portanto qualquer interessado em investir em procedimentos deve ter perspectivas realistas a esse respeito.

Quais os graus de celulite?

Sim, minha gente. A celulite pode se manifestar em diversos graus, e é através dessa sistematização que é tomada a decisão a respeito do tratamento mais adequado:

  • Grau 1: A celulite só é visível quando a pele é apertada ou  beliscada
  • Grau 2: É possível notar estando de pé e sem necessidade de fazer pressão na área afetada.
  • Grau 3: As marcas são mais profundas e até mesmo possíveis de ver sob a roupa, caso seja justa e principalmente tendo cor clara se ela for justa e clara. É a celulite que se assemelha a uma casca de laranja.
  • Grau 4: As lesões deixadas pela celulite são fundas e bastante pronunciadas.

Mitos e verdades sobre a celulite

Quer se livrar da dita cuja? Então é importante saber o que é verdade e o que é mito sobre o assunto.

Refrigerante e bebidas com gás causam celulite

Mito: Esses alimentos são bastante calóricos e aumentam as possibilidades de ganho de peso e acúmulo da gordura localizada – fatores de maior risco para celulite –  porém a presença do gás não causa e nem agrava a estética do quadro. Substitua a bebida pelo bem da sua saúde, pois o resultado será melhor a longo prazo.

Roupa apertada provoca celulite

Mito: O uso de roupas apertadas dificulta a circulação e pode provocar inchaço, mas não tem a ver com aparecimento ou agravamento de quadros de celulite.

Gelatina reduz celulite:

Mito: Embora muita gente consuma gelatina crendo que deixa a pele mais firme e reduz a celulite, não existe nenhuma comprovação a esse respeito. Ela pode ser menos calórica que sobremesas tradicionais e melhor para sua dieta, caso seja diet ou light, mas não, não faz nenhum efeito sobre os furinhos.

Boa alimentação pode ajudar contra celulite

Verdade: Uma dieta equilibrada, sem o consumo exagerado de gordura e carboidrato diminui as chances de celulite, já que são esses os nutrientes que costumam desencadear o ganho de peso. Reduzir a quantidade e a frequência de alimentos doces, fritos e gordurosos dá uma bela ajuda ao organismo para evitar o problema.

Tratamentos a base de cremes podem eliminar a celulite

Mito: Hoje existe uma grande variedade de tratamentos que prometem eliminar a celulite apenas com a ajuda de cremes. Porém, de maneira isolada, esses produtos pouco demonstram eficácia. Sua ação não consegue penetrar fundo na pele, portanto pode haver somente uma mudança de textura, mas não dinimuição dos furos. Pode também ter alguma eficiência caso seja usado como complemento em tratamentos contra celulite leve, mas não usados isoladamente como muitos produtos dizem fazer.

Lipoaspiração combate celulite

Mito: A lipoaspiração até remove a gordura, e muda o contorno corporal, mas não influi sobre a presença do problema em nossa pele, já que a flacidez decorrente do procedimento também acaba podendo aumentar o risco.

Drenagem linfática ajuda a combater a celulite

Verdade: A drenagem linfática é um tratamento recomendado para os mais diversos graus de celulite, eliminando os líquidos entre os tecidos, melhorando a circulação sanguínea e consequentemente a aparência da pele.

Carboxiterapia é eficiente contra celulite:

Verdade: A carboxiterapia também é um tratamento bastante utilizado contra a celulite. É um tratamento no qual é realizada a infeção de gás carbônico nas camadas subcutâneas da pele, ajudando a tratar gordura localizada, estrias e também os temidos furinhos.

Como lutar contra a celulite?

A melhor forma de evitar ou minimizar a celulite é ter uma alimentação saudável, evitando exageros no consumo de carboidratos, gorduras e açúcares, assim como evitar o tabagismo e alcoolismo. Outro detalhe importante é praticar exercícios físicos.

Caso deseje investir em um tratamento, procure um profissional especializado. Desse modo você terá melhores chances de investir em algo seguro e que possa gerar um resultado satisfatório.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment