Início » Cuidar da pele » Como acabar com as espinhas e cravos no rosto
Cuidar da pele

Como acabar com as espinhas e cravos no rosto

Aprenda os melhores métodos aqui e tenha uma pele perfeita e sem espinhas e cravos!

Um dos maiores incômodos tanto de adolescentes quanto de mulheres maduras são as espinhas e cravos que aparecem nas horas mais inoportunas, deixando o rosto manchado, vermelho, com erupções, dor e desconforto estético. Para ajudar você a se livrar de uma vez por todas desse problema separamos os melhores tratamentos naturais e medicinais pra você se ver livre dos cravos e espinha. Veja tudo isso a seguir!

O que são as espinhas e cravos?

As espinhas e os cravos são erupções cutâneas devido ao excesso de oleosidade da pele, poluição, sujeira e limpeza inadequada do local.

Os cravos são uma obstrução dos poros por excesso de oleosidade e sujeira, que formam uma secreção no poro que oxida a parte externa com o tempo e fica um ponto preto no rosto, que na maior parte dos casos se manifestam nas áreas mais oleosas do rosto, como nariz e queixo, por exemplo.

Super Slim X

As espinhas são também erupções cutâneas que se transformam em inflamações, por isso ficam avermelhadas, causam dor, incômodo e até pus.

O que causam as espinhas e os cravos?

As causas principais são a oleosidade excessiva na pele do rosto, que pode se dar por alterações hormonais que as mulheres sofrem todo mês, hereditariedade, stress, alimentação não saudável, falta de limpeza adequada do rosto, maquiagem em excesso e exposição solar.

Para todas as causas citadas acima há diversos tipos de tratamentos e soluções e que você verá tudo nos tópicos a seguir.

Como cuidar a pele para evitar e diminuir os cravos e espinhas?

Uma das ações mais importantes nesse caso é a limpeza diária da sua pele, isso é sem dúvida o principal pinto e deve ser feito com assiduidade, com o passar dos dias você já notará uma melhora visível na sua pele.

  • Lave o rosto de duas a três vezes por dia, com um sabonete apropriado para o tipo de pele do seu rosto;
  • Use um esfoliante duas vezes por semana;
  • Use um adstringente todos os dias após retirar a maquiagem, se a sua pele for oleosa;
  • Faça sessões de vaporização no rosto para abrir os poros;
  • Retire sempre a maquiagem antes de dormir com um demaquilante e lave o rosto com um sabonete apropriado logo após;
  • Use protetor solar para o seu tipo de pele todos os dias.

Receita de esfoliante caseiro

Há diversas receitas de esfoliantes caseiros e você pode tentar elas e ver qual a sua pele responde melhor ao tratamento.

  1. Açúcar e mel: Use uma colher de sopa de mel para uma colher de sopa de açúcar refinado (o açúcar granulado pode esfoliar muito e machucar o rosto), misture bem até que fome uma pastinha. Passe no rosto e deixe agir por 15 minutos, enxágue e seque bem. Faça a esfoliação duas vezes por semana em dias alternados e não consecutivos;
  2. Mel e aveia: Nesse caso pode ser aveia em flocos ou farinha de aveia. Misture uma colher de aveia com uma colher de mel, passe no rosto fazendo movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos e retire o excesso lavando em água corrente;
  3. Bicarbonato e água: Misture em um recipiente uma colher de sopa de bicarbonato com uma colher de sopa de água. Se você possui um creme adstringente, poderá adicionar uma colher de chá à mistura também. Passe no rosto em movimentos circulares por três minutos e deixe agir por mais dez minutos e enxágue com água;
  4. Café e água: Use uma colher de sopa de pó de café e uma colher de sopa de água, misture os dois ingredientes até formar uma pasta, passe no rosto esfoliando-o por dois minutos e depois deixe a mistura em contato com a pele por mais 5 minutos e depois lave com água.

Não é recomendado que você faça esfoliação do rosto todos os dias, o ideal é que seja feita no máximo duas vezes por semana, porque a esfoliação excessiva pode machucar a pele do rosto que é muito sensível e causar ainda mais incômodo.

A esfoliação é de extrema importância no tratamento, pois ela promove a limpeza profunda da pele, evitando o acumula de sujeira e maquiagem.

Máscaras caseiras para eliminar cravos e espinhas

Além da esfoliação semanal é importante que no tratamento você faça máscaras com produtos naturais durante a semana, as máscaras vão ajudar a equilibrar a oleosidade da pele, limpar a região e tonificar, evitando a oleosidade excessiva e o acúmulo de resíduos e sujeira.

Anota aí as receitas:

  • Máscara de mamão e creme de leite: você vai precisar de ½ mamão e uma colher de sopa de creme de leite. Amasse o mamão, apenas a poupa e misture com o creme de leite, passe por todo o rosto, evitando a região dos olhos e deixe agir por 15 minutos. Lave bem o rosto após o tratamento;
  • Máscara de gelatina: Misture uma colher de leite desnatado com uma colher de gelatina sem sabor, leve ao micro-ondas por 10 segundos para que a gelatina dissolva bem, deixe a mistura esfriar e passe no rosto. Deixe a máscara agir até que se seque completamente, ela vai parece uma cola no rosto, retire com as mãos. Lave o rosto e passe um adstringente;
  • Máscara de mel, canela e bicarbonato: Misture uma colher de sopa de mel com uma colher de chá de bicarbonato + uma pitada de canela + uma colher de chá de água, misture bem todos os ingredientes e passe em todo o rosto. Deixe agir por 10 minutos e depois lave com sabonete adstringente.

As máscaras ajudarão a equilibrar a oleosidade da sua pele do rosto e a mantê-la saudável e vistosa.

Eczema e dermatite

A Eczema e a dermatite são problemas diferentes da acne e dos cravos, são inflamações e erupções cutâneas. A Eczema é uma inflamação da pele que provoca vermelhidão e até bolhas, já a dermatite causa também erupções com o agravante da coceira.

Ao sentir esses sintomas você deve procurar imediatamente um médico especialista para que o seu caso seja diagnosticado e ele lhe receite um tratamento adequado para o caso, que são muito diferentes dos tratamentos dos cravos e espinhas. Não se automedique.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!