Início » Dicas para Mães » Cólicas em bebê, como lidar?
Dicas para Mães

Cólicas em bebê, como lidar?

Se existe algo realmente capaz de atormentar os pais de um bebê provavelmente estamos falando nas cólicas. Isso porque essas crises costumam aparecer sem aviso e causar muita dor e incômodo para o neném e para os pais, que precisam encontrar alternativas capazes de amenizar a dor e nem sempre isso acontece rapidamente.

Quer saber o que dá para ser feito nesses casos? Então veja algumas dicas que separamos para você:

É normal que o bebê sinta cólica?

Colica-no-bebê-001

Sim, é normal e até mesmo relativamente comum. Isso acontece porque o sistema digestivo de um bebê recém-nascido é imaturo assim como seu sistema nervoso central, que controla as contrações do órgão. Com contrações e movimentos descoordenados devido a essa imaturidade o problema acaba sendo tão frequente. E deve durar pelo menos até o quarto mês. Depois disso, as crises vão sendo mais raras.

Super Slim X

Até lá, tudo o que resta aos pais é ter paciência para lidar com a situação já que os pais mais calmos são aqueles que conseguem ter mais sucesso ao lidar com as cólicas.

Como identificar crises de cólica?

Colica-no-bebê-002

Normalmente em uma situação de crise de cólicas o bebê fica com o rosto vermelho, o corpinho contorcido e mãos que se fecham. Boa parte dos casos também costuma acontecer sempre no mesmo horário, que pode ser durante a tarde ou início da noite – embora nada impeça do neném acordar com cólicas durante a madrugada.

De qualquer modo, é mais seguro identificar a cólica pela eliminação dos motivos do choro. Não é fome, calor, frio ou fralda molhada? Grandes possibilidades de ser cólica

Dicas para lidar com as cólicas do bebê:

Veja agora algumas orientações que podem ajudar no momento em que as crises começarem.

Mantenha a calma

Colica-no-bebê-003

Parece bobagem, mas não é. Quanto mais calmo você estiver, mais simples será tomar as providências necessárias para amenizar a dor e ajudar o filhote a se acalmar. Sem contar que o neném se sentirá seguro e se acalmará com mais facilidade. Sabemos o quanto é difícil manter a calma diante do choro insistente, mas com o tempo as coisas vão ficando mais fáceis.

Faça massagem na barriguinha do bebê:

Colica-no-bebê-004

O método é bastante eficiente e pode começar a ser aplicado assim que você perceber o desconforto. Há dois métodos que podem surtir efeito:

Acaricie o abdómem do neném, fazendo movimentos circulares em sentido horário, deslizando suavemente as mãos na altura das costelas para baixo, próximo ao púbis. Você pode utilizar um óleo de massagem suave e específico para crianças para essa massagem, se preferir.

Outra dica que funciona é colocar o bebê deitado e usar as perninhas para simular o movimento de pedalada. Basta colocá-lo de barriga para cima e dobrar os joelhos dele suavemente até que as coxas pressionem o abdômem de leve. Depois estender as perninhas de volta a posição inicial e recomeçar.

Ofereça o peito

Colica-no-bebê-005

Se o bebê estiver mamando no peito essa pode ser uma boa alternativa. Normalmente o movimento de sucção acalma o bebê e pode ajudar a amenizar a dor, porém esta não é uma opção que pode ser feita em todos os momentos de cólica.

Se a criança tiver acabado de mamar, essa não será uma boa ideia pois o seio poderá ter pouco leite e o bebê acabar engolindo ar, piorando o desconforto. Além disso, o excesso de alimentação também pode provocar dor de barriga, piorando o problema.

Faça compressas mornas:

Colica-no-bebê-006

Usar uma bolsa com água morna pode ajudar muito no caso das cólicas. Isso porque o calor relaxa a musculatura e atua diminuindo as dores, do mesmo modo como é comum que as mulheres façam durante as cólicas menstruais. Porém, no caso do bebê é preciso ter atenção com a temperatura já que a pele do neném é muito delicada.

Enrole o bebê em um cueiro

Colica-no-bebê-007

O acessório tradicional ficou fora por muito tempo, porém vem sendo cada vez mais utilizado nos tempos atuais. E o cueiro pode ser utilizado também em casos de cólica porque o aconchego proporcionado por seu uso pode fazer com que ele se sinta mais protegido por estar apertadinho e remeter ao ambiente uterino.

Faça o bebê arrotar após a mamada

Colica-no-bebê-008

É normal que o neném engula um pouco de ar a cada vez que mama. O problema é que esse ar pode piorar a cólica por causa dos gases. Portanto colocá-lo para arrotar é uma necessidade que não pode ser ignorada. Para evitar que ele engula o ar, também há posições específicas para que o bebê pegue o seio, assim como mamadeiras projetadas especificamente para eliminar esse risco.

Tire a roupinha do bebê e o encoste no peito

Colica-no-bebê-009

O contato de pele com pele ajuda a acalmar o bebê. Portanto tire a roupinha do neném, deixando-o apenas de fralda, e o coloque no colo encostado ao peito. Você pode tanto estar deitada e colocá-lo sobre o peito ou dar uma volta pela casa, mantendo-o no colo desde que ele esteja aconchegado.

Não medique o bebê:

No desespero de querer amenizar a dor o mais rápido possível, muitas mães e pais pensam em chás e remédios. Porém a indicação é nunca utilizar esses truques a menos que tenham sido devidamente indicados por um pediatra. Isso porque o organismo do bebê ainda é muito imaturo e pode apresentar reações alérgicas ou adversas e colocar a saúde da criança em risco. É ele também que indicará a posologia adequada ao caso. Portanto em caso de dúvidas, consulte sempre o pediatra antes de pensar em qualquer tipo de medicamento.