Chá de Gengibre: emagrece e melhora sua saúde. Veja como.

O gengibre é um alimento rico em nutrientes, perfeito para dar aquela acelerada no metabolismo e aumentar sua imunidade, deixando seu corpo mais resistente a doenças. É geralmente utilizado na comida ou batido em sucos, mas não é usado com tanta frequência na culinária brasileira quanto poderia ser.

Além de ser um alimento delicioso e ótimo para ser usado também como tempero, o gengibre tem muitas qualidades e benefícios que não são encontrados facilmente juntos assim, concentrados, na maioria dos alimentos.

O chá de gengibre: vantagens

Com propriedades antioxidantes, o chá de gengibre é utilizado na cultura asiática há milhares de anos, pois além dessas vantagens que já citamos, ele também alivia o estresse, reduz dores musculares (tem propriedades antiinflamatórias), aumenta a sua energia e acalma o seu sistema digestivo. Ele também auxilia no processo de emagrecimento, te ajuda a evitar gripes, resfriados e outras doenças aproveitadoras, diminui a dor, aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea. É um remédio (e também preventivo) natural e super fácil de preparar!

Chá de gengibre e a manutenção da saúde

Está com dor? O chá de gengibre ajuda a diminuir isso fazendo com que seu corpo reaja mais rápido, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a inflamação local. Como o gengibre tem propriedades antioxidantes, é perfeito para manter sua saúde em dia, afastando eventuais doenças e melhorando a resposta do seu corpo em relação à bactérias aproveitadoras.

Também há estudos relacionando o gengibre com a melhora de funções neurológicas, combatendo doenças como o Alzheimer. Além disso ainda dizem que ele elimina células cancerosas nos ovários.

Chá de gengibre contra gripes e resfriados

Ao aumentar sua imunidade, o chá diminui consideravelmente as suas chances de pegar uma gripe ou um resfriado com a mudança brusca de temperatura, por exemplo, ou de ser alvo de algum vírus aproveitador, como o da gripe.

Para melhorar ainda mais seu chá contra resfriados, adicione uma rodela de limão e um pouco de mel ao seu chá. Além de combater melhor a doença ainda irá ficar delicioso!

Chá de gengibre emagrece?

Como o chá de gengibre acelera o seu metabolismo em até 20%, é perfeito como um aliado para o emagrecimento, pois faz com que seu corpo queime a gordura melhor e mais rápido, além de melhorar a digestão. Mas para isso não é aconselhável a adição de açúcar ao chá, pois o açúcar, além de atrapalhar o efeito de aceleração de metabolismo ainda é processado pelo seu organismo de uma forma ruim, mesmo que você esteja ingerindo um chá tão natural quanto o de gengibre. Portanto, ao adicionar açúcar ao seu chá, você não terá o efeito desejado.

É claro que somente tomar o chá de gengibre não irá fazer você emagrecer caso continue comendo porcarias e não pratique exercícios. O chá ajuda sim o processo de emagrecimento, mas cabe a você fazer outras escolhas para atingir seu objetivo. Pense no chá como um “turbo”, um acelerador para que você emagreça um pouco mais rápido, mas não como o “motor” do emagrecimento.

Como preparar o chá

Dizem os especialistas que o gengibre perde muitas das suas propriedades ao ser fervido, por isso evite fervê-lo. O ideal é que você corte-o em rodelas ou o rale para preparar o chá.

Ingredientes

  • 1 copo de água filtrada;
  • 1 colher de gengibre ralado ou 4 rodelas cortadas da raiz;
  • 1 rodela de limão (opcional).

Modo de preparo

  • Coloque a água dentro da panela;
  • Aguarde o aquecimento da água, mas não deixe ferver;
  • Desligue o fogo e acrescente o gengibre e o limão (opcional);
  • Tape a panela e deixe descansar por 10 minutos;
  • Sirva e beba!

Viu como consumir o chá de gengibre só te traz benefícios? Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que tenha conseguido te convencer das incríveis qualidades desse super alimento. Afinal o mais importante nessa vida é ter saúde! 🙂

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *