Início » Saúde » Candidíase: Sintomas, Causas, Efeitos e Tratamento
Saúde

Candidíase: Sintomas, Causas, Efeitos e Tratamento

A candida albicans (uma espécie de fungo) não somente afeta as mucosas intestinais, boca e vagina (ou pênis), mas existe também outros tipos de ataque ou crescimento desse fungo no organismo, por exemplo, a Endoftalmite que é uma doença fúngica intra-ocular causada também pela Candida albicans (acomete a parte interna dos olhos) que gera diversos sintomas como dor e irritação, fotofobia (medo da luz, ou seja, a pessoa gosta mais do escuro), embaraçamento visual, pontos flutuantes na visão. Caso o tratamento seja retardado, pode desencadear outros problemas mais sérios como lesões na retina, no que pode comprometer seriamente a visão do paciente e por isso deve ser procurada ajuda médica urgente.

A Candidíase é uma infecção fúngica causada geralmente pelo fungo Candida albicans que se encontra no organismo do homem normalmente, e a irritação na maioria das vezes pode afetar a pele humana geralmente em mucosas, tanto do homem quanto mulher (mas mais em mulher), atingindo mais as mucosas e peles finas como os órgãos genitais, garganta e boca. Quando atinge o sangue é denominada a Candidíase invasiva ou Candidemia e é mais perigosa (presença de Candida na corrente sanguínea).

Candida albicans é a espécie que mais atinge o ser humano, mas é apenas uma espécie das cerca de 200 leveduras, espécies do Gênero Candida spp. 70% dos casos de Candidíase é causado pela Candida albicans. No geral, a Candidíase surge da interação da Candida albicans com bactérias no meio microbiológico quente e úmido. O uso de antibiótico pode ocasionar o crescimento excessivo de Candida favorecendo a infecção.

Para a Candida se proliferar demasiadamente pelo corpo e gerar a Candidíase, depende do organismo do paciente. Vamos supor que um paciente doente do sistema imunológico tenha uma febre, e use uma roupa quente, determinada parte do corpo onde tenha mucosa vai esquentar, acumular fungos e pode ocasionar a Candidíase com mais facilidade, apesar de poder atingir toda a população e não somente os imunodeprimidos.

Tabus sobre a Candidíase

Existe um tabu sobre a Candidíase, muita falta de informação quando aparece no corpo de algumas pessoas, e elas acham que ela seja uma doença sexualmente transmissível. Apesar de na relação sexual entre o casal, se por exemplo, a mulher desenvolveu uma infecção e continuou tendo relação com o homem, o homem não vai apresentar os sintomas e ela vai se tratar e depois voltar a ter as relações sexuais com o marido. O marido pode passar novamente para ela mesmo sem apresentar os sintomas. Mesmo assim não é considerada uma doença sexualmente transmissível, mas sim transmissão de fungos. O que acontece é que quando há uma cultura de fungos no órgão sexual do homem que acumulou-se da mulher, depois de ela estiver se tratado, ele pode passar para ela.

Biologia da Candida

A Candida é um fungo diplóide (que se prolifera com um ciclo de vida 2n, sofre meiose se dividindo em vários n, dois n+n se fecundam e formam 2n e assim sucessivamente) e polimórfico (várias formas) que pode desencadear várias patologias em humanos. No nosso organismo, ele está presente habitando de forma que na biologia se dá o nome de comensalismo – relação entre dois organismos vivos em que um se aproveita do outro sem prejudicar, como acontece com as hienas que se alimentam das carcaças que os leões deixam, e do tubarão com o peixe-rêmora, que esse peixe se fixa no ventre do tubarão e quando ele se alimenta de algum indivíduo, o peixe vai se aproveitar das sobras. No caso, a Candida habita nas mucosas intestinais, boca, etc. do ser humano para se aproveitar dos restos do que nos alimentamos.

Candida e próteses

Há estudos da ação infecciosa da Candida albicans na boca de quem usa próteses. Por ela ser um ambiente propício a desenvolver uma cultura de microorganismos, pois é porosa, e está sempre em atrito com a parte mole na boca, que é um ambiente com muitas bactérias, também ocorre essas irritações. Por isso que é bom estar sempre lavando com água esses aparelhos bucais. A associação da prótese com a pele da boca faz com que fique um ambiente ali fechado com pouca umidade e mais quente facilitando a infecção.

Sapinho ou aftas são causadas pela Candida

São geralmente causadas pelo fungo Candida albicans e são aquelas formações em forma de caroço que aparece na boca, geralmente brancas. Se não cuidadas, podem piorar e atacar o sangue e gerar a infecção pela Candidemia. O caroço é duro e incomoda muito e o paciente desinformado costuma piorar mordendo a parte ou passando a parte dolorosa da língua nos dentes no que ela vai se irritando mais, ficando avermelhada ao redor. Para melhorar é importante a boca estar sempre limpa e você estar escovando sempre os dentes.

Mas não é só em forma de caroço, na boca. Pode haver também ferimentos deixando a área bem dolorida e desconfortante atingindo até a garganta gerando dificuldade de engolir os alimentos. Em crianças denomina-se sapinhos e em adultos as aftas.

Elas aparecem mais em crianças, idosos, pacientes imunodeprimidos em tratamento para AIDS, em pacientes que estão fazendo quimioterapia, pessoas com diabetes, pessoas que tomam antibióticos.

Candidíase vaginal são mais comuns em mulheres, mas também aparece em homens

Pode aparecer uma coceira na mucosa vaginal externa e interna, a área vaginal vai ficar mais avermelhada, a vagina pode expelir um corrimento semelhante a queijo coalhado, ou seja, um corrimento branco-amarelado. Vai coçar muito, dar dor ou ardor nas relações sexuais. Os homens também podem ter essa doença, fazendo com que a glande fique descamando e gerando uma coceira insuportável a ponto de mesmo doendo, o homem fique coçando. Fique atento às roupas íntimas que você veste porque as que são sintéticas, que deixam a área quente, favorece o aparecimento dessas infecções.

O remédio passado pelo médico pode ser, tanto para homem quanto para mulher, uma pomada vaginal semelhante a Vagisil. É necessário ir ao médico para perguntar para não fazer uso em casa de pomadas erradas e piorar o problema, caso não seja candidíase a doença. O Cetoconazol é um antifúngico muito usado em shampoos para caspa, pois as caspas também é uma descamação da pele do couro cabeludo causada por fungos, e existe remédios para candidíase com o cetaconazol. Há tamb´wem a possibilidade do médicopassar um remédio comprimido para ter ação interna contra o fungo. Outras pomadas usadas são a Nistatina, Clotrimazol e Cicloexilmetilamina.

Candidíase na gravidez

A candidíase na gravidez possui os mesmos sintomas, mas deve ser tratada com atenção, pois ela pode provocar o parto pré-maturo. Também, quando houver acontecido o parto, a candidíase pode ser passada para o bebê, vindo a formar placas na boca chamadas sapinhos. Consequentemente, o bebê vai mamar e passar para a mãe que vai ainda estar com o sistema imune debilitado, e mesmo que já tenha sido curada daquela, pode pegar no peito, vindo a prejudicar a amamentação.

Na gravidez, a tendência dos sintomas a aparecer são normalmente os mesmos de uma mulher não-grávida, mas pode haver algumas alterações: Na mulher grávida, acontece que a secreção vaginal originada da infecção sai mais densa e cremosa, pode ocorrer ardor na vagina e também no ânus (lembrar de, se for coçar, não cocar de baixo para cima para que resíduos do ânus não cheguem à vagina e infeccione ainda mais, piorando o quadro), dor e ardência nas relações sexuais, e dor na hora de urinar.

Como a candidíase se manifesta na pele

A Candida levedura cresce em hifas que são aquelas tiras do fungos que se proliferam, mas só dá pra ver em microscópio. Na boca ela tem aparência esbranquiçada amarelada como se a pele estivesse descamando quando está em estágio avançado. Pode ser também em forma de aftas que são como se fosse caroços. Essas manchas podem ser só na língua, só no palato mole e duro (céu da boca) ou na parte interna da bochecha. Quando atinge a pele, tende a ficar com manchas vermelhas com pontos vermelho ao redor e que coça muito. Geralmente aparece em locais de atrito como axilas e virilha, sempre em pele fina. A candidíase gastrointestinal vista em aparelho específico aparece manchas como bolinhas brancas ao redor da cavidade. No pênis fica como se a pele descamasse e ficasse na carne viva, algumas partes, como se a pele estivesse derretendo e isso incomoda muito. Na vagina aparece as manchas na mucosa da parte interna e externa da vagina.

Como tratar a candidíase em casa

Uma boa dica para diminuir a Candida na vagina é aplicar uma solução feita em casa com vinagre e água bem fraca. Segundo um médico, uma ducha de água com vinagre deveria ser feita para aplicar, pois isso teria o efeito de baixar o PH da vagina, pois o fungo se prolifera quando o PH da vagina sobe. Como a vagina ou outras mucosas são extremamente sensíveis, não se deve colocar o vinagre puro. Misturar um pouco de vinagre em água e aplicar na parte externa da vagina para não irritar que ela se encarrega do resto mudando naturalmente o PH interno.

Outras dicas para evitar ou tratar a candidíase:

  • Usar calcinhas ou cuecas de algodão (facilita a ventilação e diminui a temperatura, deixando o lugarmenoisn própricio a infecção)
  • Dormir sem a roupa de baixo (mais ventilação)
  • Não ficar de roupa molhada (facilita a infecção)
  • Lave as partes íntimas com chá de camomila
  • Evite roupas apertadas
  • Mantenha a higiene corporal, tomando banho sempre e usando roupas limpas (Sem seque bem depois de sair do banho)
  • Use produtos de higiene neutros, sem perfumes artificiais
  • Tome iogurte natural (ajuda a equilibrar a flora vaginal)

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

1 Comment

Click here to post a comment