Início » Cabelo » Cabelo comprido como ter e mantê-lo.
Cabelo

Cabelo comprido como ter e mantê-lo.

Aprenda a ter e manter cabelos compridos. (Foto: Divulgação)

Ter e manter o cabelo comprido não é uma tarefa tão simples quanto parece. As mulheres precisam tomar uma série de cuidados com a manutenção, desde a escolha do shampoo até a alimentação. A delicadeza dos fios exige dedicação, pois só assim é possível mantê-los longos, saudáveis, brilhantes e macios.

Aprenda a ter e manter cabelos compridos. (Foto: Divulgação)
Aprenda a ter e manter cabelos compridos. (Foto: Divulgação)

Dicas para ter e manter um cabelo comprido

Você quer ter um cabelo batendo na cintura? Então confira a seguir algumas dicas:

Escolha do Shampoo

Super Slim X

Primeiramente épreciso definir o seu tipo de cabelo para então fazer a escolha correta do shampoo. No caso de fios oleosos, não é recomendado utilizar shampoos hidratantes e de equilíbrio, pois eles são ideias para os secos.

Lave corretamente

Utilize sempre água fria ou morna, pois a água quente contribui para uma raiz oleosa e fios opacos. Espalhe uma quantidade pequena de shampoo nas mãos e só então leve até a cabeça, massageando com cuidado para não machucar o couro cabeludo. Não é necessário passar shampoo no comprimento dos fios, a espuma que escorre ao enxaguar já é suficiente para a limpeza dos mesmos. Para utilizar o condicionador, é necessário que o cabelo esteja completamente limpo, úmido e sem resíduos de shampoo. Aplique-o do comprimento para as pontas, evitando a raiz. Lembre-se que todo produto tem seu tempo de ação, então deixe agir por alguns minutos antes do enxague.

Tome cuidado ao lavar os fios. (Foto: Divulgação)
Tome cuidado ao lavar os fios. (Foto: Divulgação)

Corte as pontas

Para ter cabelo comprido, não basta deixar os fios crescerem. Também é necessário encarar a tesoura e cortar as pontinhas pelo menos uma vez a cada três meses.

Cuidados ao pentear

O calor do sol, o uso da chapinha, o hábito de prender o cabelo molhado e o exagero na realização de procedimentos químicos são os fatores que mais contribuem para que o cabelo embarace com facilidade. Para pentear os fios sem agredi-los, use pente de madeira com dentes largos, pois ele não segura os fios e ainda ajuda a neutraliza o frizz.

Cuidados na secagem

O secador é um grande aliado das mulheres, mas se usado de maneira errada pode danificar os fios. Neste caso, o uso de protetores térmicos é indispensável. Também é importante se preocupar com a distância do secador com relação à cabeça, que deve ser de no mínimo 20 centímetros. Os jatos não devem permanecer o tempo todo em um local da cabeça, pois assim os fios acabam queimando.

Sempre que possível, as mulheres devem deixar os cabelos secarem naturalmente, pois isso ajuda a prevenir pontas duplas.

Use produtos para fortalecer os fios

A quantidade de produtos disponíveis no mercado é enorme, indo desde cremes a cápsulas manipuladas para fortalecer ou até mesmo fazer crescer cabelo. Para saber qual o tratamento ideal para os seus fios, conte com a ajuda de um cabeleireiro e se necessário consulte um dermatologista, já que o uso inadequado desses produtos pode resultar em quebra ou até mesmo na queda dos fios.

Tenha uma alimentação saudável. (Foto: Divulgação)
Tenha uma alimentação saudável. (Foto: Divulgação)

Cuide da alimentação

O cuidado com o cabelo deve começar de dentro para fora, é impossível manter fios saudáveis se eles já nascem fracos. Tomar bastante água e ingerir alimentos saudáveis contribui com a saúde capilar. Frutas como abacaxi, melão e maçã tornam os fios mais fortes e previnem a queda. O pepino não pode faltar na mesa de quem deseja ter um cabelo comprido, pois ele ajuda no crescimento dos fios.

Máscara caseira

Quer fazer o seu cabelo crescer? Então aposte no preparo de uma máscara caseira. Para fazer a receita, misture: 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de extra virgem azeite, 1 colher de sopa de vodka (ou conhaque). Aplique nos fios, deixe a máscara agir por 20 minutos e depois enxague. Faça este tratamento de 15 em 15 dias.