Início » Saúde » Azia: O que é bom? Na gravidez? Chás, Remédios e Tratamentos Caseiros
Medicamentos e Remedios Saúde

Azia: O que é bom? Na gravidez? Chás, Remédios e Tratamentos Caseiros

Conheça aqui tudo sobre a azia, os melhores métodos e tratamentos para aliviar os sintomas.

Acidez estomacal e queimação são um dos sintomas mais frequentes nos brasileiros logo após as refeições, e esse número só tende a aumentar devido à má alimentação da sociedade atual. Muitas pessoas sofrem de dores e incômodos depois de comerem e não sabem o que pode ser e o que fazer, por esse motivo o artigo de hoje vai trazer todas as informações sobre a azia, causas e métodos de alívio. Veja a seguir!

O que é a azia?

A azia é uma dor em forma de queimação que se sente na região abdominal, estômago ou garganta, que incomoda muito o paciente principalmente após refeições.

A azia nada mais é que o suco gástrico saindo do estômago e voltando pro esôfago, como se fosse voltar pela boca, por isso há a queimação, porque é um ácido gástrico passando por ali.

No momento da mastigação do alimento o estômago já começa a se preparar para recebê-lo e iniciar a digestão, o esôfago produz o ácido gástrico e o encaminha junto com o alimento no estômago e uma válvula chamada esfíncter se fecha no órgão para que a digestão aconteça. Em muitas pessoas essa válvula não se fecha corretamente fazendo com que o ácido gástrico durante os movimentos de digestão comecem a voltar pelo esôfago provocando a azia.

Causas da azia

A maior causa da azia é a má alimentação, pois esses alimentos demandam mais trabalho do estômago e uma maior quantidade de ácido gástrico e dessa forma quanto mais ácido mais azia.

Comer muita fritura, alimentos gordurosos, chocolate, doce, café, refrigerante, carne vermelha, fast-food, queijos, molho de tomate, frutas ácidas, álcool e cigarro são os vilões para quem sofre de azia e refluxo. Esses alimentos exigem maior esforço do estômago que já está prejudicado, é na ingestão deles que acontecem as crises.

O que é bom pra azia?

Após ir ao médico e ser diagnosticado com azia ou refluxo, há ações que você deve seguir ou evitar para que o tratamento seja feito corretamente e a digestão volte ao normal.

Deve-se fazer uma mudança no estilo de vida e uma reeducação alimentar, isso com toda certeza é um dos pontos principais para o desaparecimento e melhora da azia.

Faça um cardápio que inclua frutas não ácidas, muitos legumes e verduras refogados, grelhados ou no vapor, faça refeições leves de 3 em 3 horas, mastigue bastante para auxiliar na digestão do estômago, prefira proteínas mais leves como frango, peixe, cogumelos e soja.

Evite o álcool, refrigerante, café, chocolate, açúcar e refeições gordurosas e de difícil digestão.

Tratamentos caseiros para azia

Alguns métodos simples e caseiros poderão salvar você das crises de azia que podem lhe incomodar por horas.

A maioria dos ingredientes você costuma ter em casa mesmo e o modo de fazer é muito simples. Nada melhor que remédios naturais para aliviar sintomas e não trazer nenhum efeito colateral.

Água de batata

Para alívio imediato da azia é ótima a água de batata, porque contém calmantes em sua composição que tratam a acidez do estômago. Pegue uma batata crua e passe no ralador, coloque a batata ralada em um pano e esprema o seu suco dentro de um copo e beba, o alívio é quase imediato.

O chá de alface

O chá de alface funciona como um antiácido natural que você tomar todos os dias para evitar as crises de queimação após as refeições.

Ingredientes

  • 80g de alface
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Em uma panela coloque os dois ingredientes e deixe fervendo por cerca de 5 minutos, após isso desligue o fogo e tampe a panela, deixe a mistura em infusão por mais 10 minutos. Coe o chá e beba de manhã em jejum e depois mais 3x ao dia entre as refeições.

Chá de camomila

Chá de camomila é comum e um excelente calmante para o estômago em dias de muita azia.

Chá de Artemísia

A Artemísia é conhecia por suas propriedades digestivas, calmantes para o estômago e diurética. Um ótimo chá para aliviar os sintomas da azia e gastrite.

Ingredientes:

  • 10 a 15 folhas de Artemísiae
  • 1 xícara (chá) de água fervente.

Modo de preparo:

Ao ferver a água desligue o fogo e adicione as folhas de Artemísia, tampe a panela e deixe em infusão por pelo menos 15 minutos. Tome o chá pelo menos 3 vezes ao dia.

Remédios para azia

Os mais comuns são os antiácidos vendidos em farmácias na versão efervescente, pois o seu alívio e efeito são imediatos, mas esse é apenas momentâneo.

Para um tratamento sério para se livrar da queimação e refluxo deve-se tomar a medicação corretamente e seguir uma dieta regular.

Os medicamentos mais comuns para azia e refluxo são:

  • Antidin
  • Cimetidina
  • Domperidona
  • Esomeprazol Magnesio
  • Motilium
  • Nexium
  • Omeprazol
  • Estomazil

Siga o tratamento receitado pelo médico corretamente e em poucas semanas você já sentirá sua digestão muito melhor!