Aciclovir creme e pomada, como utilizar e como comprar

O Aciclovir é um medicamento antiviral destinado para o tratamento de herpes labial ou genital. Ele atua nas infecções da pele causada pelo vírus da herpes simples. O produto pode ser encontrados em diferentes formatos, como creme, pomada oftálmica e comprimidos. Outro nome pelo qual o remédio é conhecido é Zovirax, sob o qual é mais fácil encontrar a versão em pomada, por exemplo.

Precisa de informações sobre o remédio? Então veja alguns dados que podem ser úteis.

Indicações para uso do Aciclovir creme e pomada

Em ambos os medicamentos a substância ativa é o aciclovir, que é um antiviral ativo contra o vírus Herpes simplex e ainda contra o virus Varicela-Zoster. A função do medicamento muda conforme a apresentação do produto.

O Aciclovir creme é indicado para o tratamento para as infecções de pele causadas pelo herpes, tanto em sua fase primária quanto nos episódios recorrentes. Já a pomada oftálmica é indicada para tratar a ceratite, ou seja, a inflamação da córnea causada pela herpes simples.

Advertências sobre o uso de Aciclovir

Cada versão de Aciclovir apresenta advertências e instruções distintas com relação ao seu uso. Veja agora quais são as principais:

Aciclovir Creme: O medicamento não deve ser utilizados em mucosas – ou seja, intravaginal, intrabucal ou nos olhos. O creme também não deve ser diluído com outros medicamentos ou utilzado como base para a mistura de outros produtos.

Aciclovir Pomada oftalmológica: É possível que o paciente tenha a sensação de picada transitória após a aplicação medicamento, porém essa sensação passa quase imediatamente. Além disso, a indicação é de que também evite o uso de lentes de contato durante o uso de Aciclovir pomada oftálmica.

Efeitos colaterais do Aciclovir

Como todo medicamento, o Aciclovir também pode gerar efeitos colaterais, sendo que estes efeitos variam de acordo com o produto utilizado:

Aciclovir creme: Pode provocar queimação ou ardência na pele temporariamente, pele seca, descamação, vermelhidão, coceira e inchaço.

Pomada oftálmica: O uso da pomada pode provocar irritação e inflamação no olho, manchas nas córneas, inflamação das pálpebras e reações alérgicas como inchaço de lábios, face ou pálpebras.

Como usar Aciclovir:

O Aciclovir apresenta diferentes formas de usar que variam de acordo com o formato do produto. Nesse caso estamos mencionando apenas as instruções distintas entre o creme e a pomada oftalmica.

Aciclovir creme: Na forma de creme o medicamento deve ser aplicado 5 vezes ao dia sob intervalos de aproximadamente 4 horas, porém sem aplicar durante o período noturno. O creme deve ser aplicado sobre as lesões existentes ou emergentes. O tratamento deve ser seguido por 5 dias, e caso não haja cicatrização ele pode ser prolongado por mais 5 dias. Caso a cicatrização não ocorra nesse período de 10 dias totais de aplicação do remédio o paciente deve consultar um médico.

Aciclovir pomada oftalmica: No caso da pomada oftalmica, o medicamento deve ser aplicado 5 vezes ao dia no olho afetado, seguindo intervalos de 4 horas. Mesmo após a cicatrização, a pomada ainda deve ser aplicada por no mínimo 3 dias. Um mês após aberta, a embalagem deverá ser descartada.

Uma recomendação importante: É preciso lavar bem as mãos antes e depois da aplicação do tanto do creme quanto da pomada, assim como evitar o toque ou fricção desnecessária da lesão ou mesmo o toque com toalha. Essa providência serve para evitar que o ferimento se agrave ou que a infecção seja transferida.

Contraindicações do Aciclovir:

As diferentes formas de apresentação de Aciclovir não devem ser utilizados por gestantes, por mulheres que estejam amamentando, por pessoas após transplante de medula, por pacientes com problemas no fígado ou rins ou ainda em pessoas com doenças do sistema imune, como é o caso da AIDS. Em todos esses casos, o medicamento deverá ser utilizado apenas mediante a devida prescrição e orientação médica, assim como o devido acompanhamento dos resultados.

Onde comprar o Aciclovir?

O medicamento, em seus diferentes formatos, pode ser adquirido em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto virtuais. Uma delas é a Drogaria Onofre, na qual ambos podem ser encontrados sob seus dois diferentes nomes. Já o seu preço pode variar de acordo com a apresentação do produto.

O Aciclovir creme pode ser encontrado com preços a partir de R$ 10,00 o tubo com 10g, que é o menor disponível, mas é possível obter ofertas na qual esse valor ainda pode ser reduzido. Já o Aciclovir pomada oftálmica em embalagem de 4,5 g tem preço médio de R$ 80,00, embora também possa ser adquirido em valores inferiores através de ofertas e promoções, e cujo valor ainda pode ser melhor caso você tenha um cartão fidelidade da farmácia em questão. Portanto vale a pena para obter os melhores preços e condições de compra.

Importante:

As informações disponíveis nesse post não substituem a leitura da bula do medicamento nem a indicação e supervisão médica, portanto evite o hábito da automedicação já que ele pode ser prejudicial a sua saúde. O modo de usar – receitado mediante bula e/ou indicação do médico – também deve ser seguido a risca, tanto na quantidade do medicamento a ser aplicado quanto nos devidos intervalos entre cada uma delas.

Do mesmo modo é preciso prestar atenção ao prazo de validade do produto, que deve ser seguido a risca, especialmente no caso do Aciclovir pomada oftalmica, que precisa ser descartada após um mês ao abrir a embalagem. Ainda sobre a pomada, é indicado que o paciente não faça uso de lente de contato durante o tratamento, porém essa recomendação pode ser melhor detalhada em consulta médica.

 

3 comments

  1. Sidney José Lima da Silva

    Sou de Maceió/AL, gostaria de saber se vocês têm ACICLOVIR POMADA OFTÁLMICA, qual o preço e quantos dias para eu receber o produto. Obrigado.

  2. idarcy Tenorio Da Silva

    tenho uma amiga que está com erpes genital e não quer ir ao médico com medo de sua mãe saber, e ela quer fazer o uso de acivlovr pomada o que vcs me diz sobre isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *