Início » Pilates » 10 Motivos para praticar Pilates
Pilates

10 Motivos para praticar Pilates

As razões para praticar pilates vão muito para além do bem-estar físico que desta actividade poderá ser retirado. Mais do que um excelente aliado à manutenção de um corpo saudável, o pilates é, também, uma entusiasmante actividade de lazer, da qual poderão ser retirados momentos únicos de diversão, que em muito contribuirão para manter ao rubro os seus níveis de boa disposição. Sendo já, hoje em dia, uma das práticas de bem estar mais populares em todo o mundo, o pilates comporta consigo uma enorme diversidade de motivos pelos quais deverá começar já a ponderar a possibilidade de dar uma oportunidade a este magnífico sistema de condicionamento físico.

10 bons motivos para praticar pilates:

1- Tonifica e fortalece os músculos, actuando assim na prevenção numa enorme diversidade de problemas musculares, e tornando-o, também, mais apto para a execução de uma enorme diversidade de tarefas de esforço.

2- Fortalece toda a estrutura óssea. Desta forma, o pilates ajudá-lo-á a diminuir as probabilidades de desenvolvimento de muitos dos mais populares problemas de ossos que tanto afectam pessoas de todas as idades. Através da prática de pilates, também se tornará muito menos susceptível a fracturas que mais comuns são entre pessoas com uma estrutura óssea fragilizada.

3- Desenvolvimento de um maior controlo respiratório. Sendo que a respiração representa um importante papel na execução dos mais variados exercícios de pilates, através desta prática aprenderá a controlar melhor o seu aparelho respiratório, o que será de grande ajuda na prevenção e diminuição dos seus níveis de stress.

4- Prevenção de problemas de coluna. Uma vez que, uma boa percentagem da população acima dos 40 anos acaba por desenvolver, a dada altura, um qualquer tipo de problema de coluna, a prática de pilates poderá actuar eficazmente na diminuição das probabilidades de tal vir a acontecer, através da execução regular de exercícios que contribuirão para uma eficaz correcção postural.

5- Promove a manutenção de uma boa circulação sanguínea, evitando assim diversos problemas cardio-vasculares. Através dos exercícios de flexibilidade que tanto caracterizam esta prática, será possível notar melhorias óbvias na sua circulação sanguínea, o que será particularmente benéfico para pessoas que sofram de problemas de carácter circulatório.

6- Desenvolvimento de excelentes níveis de flexibilidade e maior amplitude de movimento. Através da prática de pilates, terá a oportunidade de aumentar, de forma bem expressiva, os seus níveis de flexibilidade muscular, tendo em conta que boa parte dos exercícios deste sistema são baseados em posições de alongamento.

7- Melhora os níveis de consciência corporal, sendo que, ao praticar os exercícios deste sistema, ficará muito mais ciente dos seus limites e capacidades físicas.

8- Ajuda na reabilitação de acidentes e cirurgias, ao movimentar todos os músculos e ossos do seu corpo de forma regrada e segura, sem muitos riscos inerentes.

9- É uma actividade que poderá facilmente ser praticada com pessoas com limitações físicas. Dada a versatilidade de exercícios que compõem este sistema, o pilates adaptar-se-á eficazmente aos mais diversos tipos de pessoas, representando assim uma excelente solução para todos aqueles que, apesar de todas as suas limitações, pretendem manter-se o mais activos possível.

10- O pilates é um dos passatempos mais saudáveis e divertidos que poderá praticar. Através da sua prática, não só estará a divertir-se e a conviver, como também a trabalhar em prol da preservação de uma boa saúde mental e corporal.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment